Tradicional evento festivo comemora os 55 anos do Coral com o retorno das exibições presenciais
O Coral Universidade de São Paulo promove a 13ª edição do Festival Coralusp na última semana do mês. As apresentações diárias serão realizadas de 25 de setembro até 1º de outubro no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, com entrada gratuita.
“O canto coral foi uma das atividades mais afetadas na pandemia de covid-19 porque pressupõe uma vivência em conjunto, com as pessoas cantando junto. Agora é o momento de se reorganizar e voltarmos a fazer música perto”, comemora o diretor artístico Eduardo Fernandes.
Ele destaca também a expectativa entre regentes e participantes nas apresentações ao vivo: “É um momento desafiador, porque os coros ficaram sem ensaiar. É quase que uma reconstrução, um começar de novo. Por outro lado é uma celebração da vida, do encontro, da amizade, do companheirismo e da solidariedade. O Festival celebra isso, com todas essas vozes se encontrando. E isso instiga todos nós, cantores e regentes”.
Para tanto, os atuais 15 grupos do Coralusp e convidados especiais vão se revezar nos concertos. “É uma celebração do encontro com diferentes maneiras de se fazer coral. Vamos ter coros independentes, juvenis, universitários e adultos. O Festival será bastante democrático nesse sentido, porque atende diferentes tipos de grupos de uma forma bastante livre”, ressalta o regente.
Confira a programação
A abertura do 13º Festival Coralusp será no domingo, dia 25, às 11 horas, com o Coro Juvenil Meraki, composto por jovens estudantes do Colégio Fênix e do Espaço Cultural de Artes de São Caetano do Sul, além do Coro Juvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo e do Grupo Vocal da Escola de Música do Parque do Ibirapuera.
No mesmo dia, às 17 horas, as apresentações serão dos grupos Coralusp Yayá e Lapa e do grupo vocal independente Trato no Tom.
De segunda a sexta-feira as apresentações começam sempre às 20h30:
No dia 26 (segunda-feira) o Anfiteatro Camargo Guarnieri recebe o Coral Gogós, Coral Cantando no Quintal e Coro da Vila (antigo Coral Fundap).
No dia 27 (terça-feira) será a vez do Coralusp Feminino, Coro Masculino de Alumínio e Coro Juvenil do Instituto Baccarelli, que fica na comunidade de Heliópolis, na zona sul da capital.
O dia 28 (quarta-feira) será dedicado aos grupos Coralusp 12 Em Ponto, XI de Agosto e Todo Canto.
A programação continua no dia 29 (quinta-feira) com Coralusp Zimana e Sul Fiato e o coletivo independente Coro Mosaico.
No penúltimo dia, 30 (sexta-feira), é a vez do Coralusp Sestina e do VocalDante, grupo juvenil do Colégio Dante Alighieri.
O encerramento do Festival, no sábado, 1º de outubro, terá duas apresentações. Às 18h com os grupos Coralusp Jupará, Azul e Andante. E às 19h30, no Centro Cultural Municipal Olido, com os grupos Feminino e Sul Fiato.
Serviço
13º Festival Coralusp
Quando | 25 de setembro a 1º de outubro de 2022
Horários | domingo às 11 e 17 horas, segunda a sexta às 20h30 e sábado às 18 horas e 19h30
Quanto | grátis
Onde | Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Butantã, São Paulo-SP). Apresentação final no Centro Cultural Municipal Olido (avenida São João, 473, Centro, São Paulo-SP).
Mais informações | www.coralusp.prceu.usp.br