“Venha encontrar a sua nova joia favorita!”
A promoção de joias autorais reúne 23 expositores no Juiery 2022, 9ª edição do evento e a primeira do período posterior aos picos da pandemia de COVID-19. O evento realizado no Hotel Massis, terá duração de três dias, 22 a 24 de setembro | 12h às 20h, sendo dois dias com entrada gratuita para o público geral, 23 e 24/09, e um dia dedicado exclusivamente aos profissionais do setor com vagas limitadas (22/09).
Ourives, ceramistas, artesãos da madeira e inúmeros outros artistas dos mais diversos materiais irão apresentar seus trabalhos autorais num movimento de resgate entre a arte e a joalheria. Em sua grande maioria, os expositores oferecem joias únicas, feitas à mão com toda uma aura de sentimentos e vibrações.
Além de trabalhos originais, o evento promoverá também um desfile com peças da exposição, uma Mostra de Aquarelas com artistas de destaque nacional e uma programação de palestras direcionadas tanto para profissionais joalheiros no dia 22, como para o público em geral no dia 23. Os temas são de grande relevância e interesse e o credenciamento para a imprensa já pode ser realizado pelo contato 19 991876682 (whatsapp).
Expositores
Serão 23 expositores que apresentarão suas mais recentes criações, lembrando que em sua grande maioria são joias únicas e sempre originais. Os materiais utilizados pelos artistas são os mais diversos, inclusive gemas e metais preciosos como diamantes, ouro e prata. O design exclusivo e as formas delicadas combinam perfeitamente com o espírito sensível e bom gosto do público. A exposição promete encher os olhos e aquecer os corações dos visitantes.
Palestras
Durante a 9ª Exposição de Joias Autorais | Juiery 2022, um ciclo de palestras gratuitas será realizado com temas para todos os públicos do evento.
No dia 22.09, data dedicada exclusivamente aos profissionais do setor, as palestras abordam temas direcionados a área:
11h – Silvia Machado | Ferramentas Facilitadoras
Bióloga pós-graduada em Biomedicina, tornou-se designer e autora de joias, ministrando cursos de desenho de joias, buscando constantemente aperfeiçoamento no Brasil e no
exterior.
14h – Thiago Moreira | Rede Social Não Vende Joias
Ourives desde 2000, em 2016 decidiu dar um passo maior e abriu sua própria escola e em 2019 iniciou o projeto Manual da Joalheria, na internet, e com isso conseguiu chega agora a pessoas do Brasil inteiro.
15h30 – Biane Motta | Sua Identidade Como Centro da Gestão do Seu Negócio
Designer de Produto formada no Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo onde também cursou Formação de Professores em Artes. Pós-Graduada em Direção de Criação em Moda pela Fundação Armando Álvares Penteado e MBA em Gestão Empresarial na FGV. Cursou Design de Joias no Instituto de Moda Burgo Milão na Itália, além de diversos cursos de técnicas de joalheria, gemologia e design.
17h – Engracia Costa e GT01 | Norma Técnica e Glossário
Engracia Costa é diretora de design da Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo – AJESP e líder do grupo de trabalho dedicado a elaboração da Norma Técnica de desenho de joias. Irá abordar a pauta técnica do tema para o setor na palestra.
18h – Eliana Andrello | Tendências da Joalheria
Arquiteta com pós-graduação em Planejamento Estratégico pela Universidade Estácio de Sá. Atuante no mercado joalheiro desde 1982, é integrante do Comitê Brasileiro de Joalheria, Gemas, Metais Preciosos e Bijuteria, CE-033, para atualização da ABNT NBR 15876:2010. Membro do GT-01, Núcleo de Pesquisa e Estudos em Design de Joias – AJESP/IBGM, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos.
20h – Nina Renucci | Mesa Redonda Sobre Temas Relacionados ao Dia a Dia da Produção Artesanal de Joias
Na joalheria desde 2007, se especializou em gemologia em 2011. Suas peças são feitas artesanalmente e quase todas são peças únicas. A inspiração é o próprio trabalho, nas possibilidades do material, nas dificuldades técnicas de fabricação e na criatividade das soluções.
Já no dia 23.09, os temas são mais abertos e variados com palestrantes de diversas áreas relacionadas a arte, moda e saúde.
15h – Kátia Helena de Souza | Descubra Qual é o Seu Estilo e Use-o a Seu Favor
Neste encontro você vai descobrir a sua forma de se comunicar, o seu estilo de se vestir e porque você escolhe os acessórios que escolhe. Katia Helena de Souza, tem mais de 15 anos na área de humanas. Apaixonada por desenvolvimento humano. Atualmente é palestrante e treinadora de mulheres empreendedoras. Pedagoga com MBA em Recursos Humanos, treinadora e palestrante formada pela Success Recourses.
16h – Fernanda Bettanin | Aromaterapia: O Que Ela Pode Fazer Por Você
Um resumo sobre o que os óleos essenciais podem fazer por você, tanto para saúde física quanto emocional, além das formas de uso e contraindicações. Dra. Fernanda Bettanin é Bacharel em Química Tecnológica (PUCC), mestre e doutora em Ciência e Tecnologia Química (UFABC) e pós-doutorada no ITA e na USP. Formou-se aromaterapeuta no Master em Aromaterapia Integral Sistêmica pela Viver de Aromas e é fundadora da Terra Matri Aromaterapia.
17h – Suely Tonarque | O Vestir no Envelhecimento
Como nos damos conta de que estamos envelhecendo? Nos damos conta porque o envelhecimento está registrado no nosso corpo. Desde o nascimento, até a nossa morte, porém elas são menos aceitas na velhice. É através da cultura (modo de pensar, sentir e agir) que vamos construindo o nosso processo de envelhecimento. Suely Tonarque é autora do livro “Vestir com os desafios do envelhecimento” – Portal Edições.
18h – Caroline Derschner | Artista De Si Mesmo: Em Busca Da Autenticidade
A história que contamos sobre nós mesmos está presente em cada gesto, cada traço, expressão pessoal, de estilo, criativa ou artística. Vamos conversar sobre estes temas na busca de nossa melhor e mais autêntica versão. Caroline Derschner é profissional da área de Comunicação e estuda artes e autoconhecimento.
Mostra de Aquarelas
A Mostra de Aquarelas conta com a organização dos artistas plásticos Ana Carbone e Waltemir de Melo, ambos os artistas levam também suas principais obras para a mostra. O evento contará com as obras dos aquarelistas Thelma Samara, Sylvia Battaglia, Ana Carbone, Waltemir de Melo, Tadeu Banfi, Fernanda Sabia, Elenice Farias e Cida Rasquel.
Ana Carbone
Arquiteta e urbanista, Professora de aquarela na escola Panamericana de Arte e Design-; co- proprietária e responsável pelo atelie Carbone e Battaglia. Ministra workshops de aquarelas em diversos eventos, como o Encontro Internacional de Aquarelistas em Paraty. Idealizadora dos projetos “Aquarelaterapia” e “AquaVox”
Presta consultoria para empresas especializadas em aquarela; é colaboradora do projeto “Cores do Recife”, idealizado pela Universidade Federal de Pernambuco, Auxiliando na análise de qualidade das tintas produzidas e sua interação com os diferentes tipos de papéis.
Colunista quinzenal do programa “Falando com Arte” na Rádio Nova Morada FM de São Paulo.
Waltemir de Melo
Recebeu mais de 28 premiações entre medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas. Artista preocupado em fomentar a educação artística como meio de expressão individual, tem se dedicado também à realização de eventos com artistas brasileiros renomados no campo da pintura à óleo e aquarela.
Desde 2016 organiza workshops com Paulo Frade, Carmelo Gentil, João Alves, Katarina Gushiken, Renato Palmuti, Eudes Correa, Marco Namura, Carlos Avelino, Gilberto Soares e Ari de Góes Jr, entre outros.
Waltemir de Melo é Conselheiro da Associação Paulista de Belas Artes – APBA.
Ficha Técnica
Evento: 9ª Exposição de Joias Autorais “Juiery 2022”
Organização: Adriana Justi (currículo abaixo)
Objetivo: Promover o setor de joias autorais
Data: 22, 23 e 24 de Setembro de 2022
Local: Hotel Massis | Rua Luís Coelho, 80 – Consolação | São Paulo – SP
Horário: 12h às 20h
Atividades: Exposição, venda, desfile, palestras e mostra de aquarela
Credenciamento: 19 991876682 (necessário apenas para o dia 22, data dedicada aos profissionais do setor)
Site: www.juiery.com.br
Contato: Adriana Justi | 19 991876682
Adriana Justi
Expositora, Joalheira e Organizadora do Juiery 2022
Trabalha em seu atelier em Campinas – SP.
Atua na área da joalheria autoral desde 2006, e há mais de 30 anos como desenhista em diversas áreas, como publicidade, ilustração editorial e design de mobiliário.
Autodidata por natureza, amplia incessantemente seu repertório técnico com pesquisa, e busca aprendizado com experiência prática e na literatura especializada, de autores nacionais, europeus e norte-americanos.
Atendendo uma clientela especial, tem hoje peças de sua autoria no Brasil e no exterior, em países como Portugal, Espanha, França, Turquia, Bélgica Chile, Argentina e Estados Unidos.
Além do trabalho de execução de joias, elaborou o seu curso “Desenho de Joias” e dá aulas particulares de ourivesaria em seu atelier. Também ministrou seu curso em iniciativas voltadas para a terceira idade, como CELMI – Jundiaí, (2012 e 2013) e FATI Policamp – Campinas (2013).
Em 2012 participou da exposição coletiva de artes plásticas “Echos de L’Universel” em Paris – França, com curadoria de Heloíza Azevedo, onde recebeu “Menção Honrosa” por uma das peças apresentadas.
Em 2013 criou e produziu joias para os figurinos dos personagens do filme de curta metragem “Atlântida – Eu Também Vim de Lá” da cineasta Fátima Seehagen, premiado como melhor filme no festival Curta Cabo Frio.
Em 2013 recebeu o Troféu “Staff de Ouro”, premiação da Revista Staff na categoria ‘Educação e Cultura’.
Em 2014 participou de duas exposições coletivas de artes plásticas:
“Alegória” – fevereiro/2014
“Dionisías Urbanas” – maio de 2014, ambas com curadoria de Ligia Testa, quando expôs duas séries de joias de mesa em prata e gemas.
Em 2018, algumas de suas peças foram vestidas pelos personagens do filme de longa metragem “Sophia, em fase de montagem.
Em março de 2019 teve seu trabalho exposto em “Rompiendo Fronteras Joyería Contemporánea Latinoamericana “, que aconteceu em Bogotá – Colômbia.
Em 2021 elaborou peças exclusivas e props para personagens do filme de longa metragem “Tração”, de André Luis Camargo, que será lançado em breve.
É idealizadora e organizadora da iniciativa Juiery, que tem o propósito de dar visibilidade e valor à joalheria artesanal, autoral e artística; projeto que teve sua primeira edição como evento presencial em dezembro de 2014 e contou com a participação de autores de joias e artistas joalheiros de vários estados do Brasil, e palestrantes das áreas de cultura, empreendedorismo e joalheria, que caminha para a sua nona edição a ser realizada nos dias 23 e 24 de setembro de 2022.
A iniciativa Juiery tem também desdobramentos como a participação na publicação “Coleções Minerais do Brasil”, de Carlos Cornejo e Andrea Bartorelli, e mais recentemente, no Juiery Marketplace, um site dedicado à venda de joalheria autoral, artesanal e artística, que abriga atualmente 13 marcas de joalheria, e com mais quatro marcas em preparação.
Participou do Grupo de Trabalho, GT-04 da CEE-237 de Desenho Tecnico/ABNT que elaborou a norma técnica NBR-17.041, Requisitos para a Representação Grafica de Joias, e é membro do GT-01, do Nucleo de Pesquisa e Estudos em Design de Joias da AJESP/IBGM, que trabalha atualmente na elaboração do glossário técnico de joalheria.