Horto Florestal promove semana recheada de eventos gratuitos

Programação especial acontecerá nos dias 20, 24 e 25 de setembro no Museu Florestal Octávio Vecchi

Fundado em 1927, o Museu Florestal Octávio Vecchi, instalado dentro do Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal, é um importante espaço para aprender sobre botânica florestal e variedade de árvores nativas do Brasil. Administrado pela Urbia desde abril deste ano, o espaço vai oferecer, entre os dias 20 e 25 de setembro, diversas atrações para os visitantes que desejam aprofundar o conhecimento sobre a fauna e flora do país. Com entrada e participação gratuita, entre as atrações estão: Primavera de Museus e o Ciclo de Aprendizado em Observação de Aves.
Primavera de Museus

Coordenada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus, a Primavera de Museus tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros por meio de uma programação diferenciada. No dia 20 de setembro, o Museu Florestal Octávio Vecchi realizará uma visita mediada com foco na obra Tríptico, quadro histórico de autoria de Helios Seelinger. O roteiro será realizado às 10h, 11h, 14h e 15h.
Além desta programação, nos dias 24 e 25 de setembro, a equipe da Urbia organizou uma ação cultural para que os participantes possam escrever um cartão postal do Museu Florestal para pessoas queridas. A retirada do cartão postal é gratuita e ocorrerá em frente ao Museu das 9h às 16h.
Ciclo de Aprendizado em Observação de Aves

Durante o fim de semana, nos dias 24 e 25 de setembro, será realizado o Ciclo de Aprendizado em Observação de Aves, evento ornitológico desenvolvido pelo Centro de Estudos Ornitológicos, em parceria com a Urbia. A ideia é que os visitantes possam conhecer tudo sobre o mundo das aves.
A programação do dia 24 conta com palestras gratuitas que ocorrerão no piso térreo do Museu Florestal Octávio Vecchi. Vale ressaltar que as vagas são limitadas, apenas 50 disponíveis, e a liberação é por ordem de chegada. Confira a agenda abaixo:
10h – A observação das aves: palestra apresentada por Luiz Fernando, ornitólogo autodidata e médico sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Osasco.
11h – Guia em formato e-book para iniciação na identificação de aves: palestra apresentada por Fábio Ferrão Videira, presidente do Centro de Estudos Ornitológicos, biólogo, pesquisador formado pela UNIESP e pós-graduado com especialização em MBA Gestão e Tecnologias Ambientais pela Escola Politécnica da USP.
14h – Atração de Aves: palestra apresentada por Luiz Fernando, ornitólogo autodidata e médico sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Osasco.
15h – Desenvolvendo habilidades e atitudes nas crianças por meio da observação de aves: palestra apresentada por Carlos Eduardo Godoy, biólogo e professor de Ciências da Natureza.
Já no domingo, 25 de setembro, haverá uma atividade de campo junto com os membros do Centro de Estudos Ornitológicos, para que os participantes possam realizar a observação de aves de diferentes espécies, como: Biguá; Garça; Sabiá-laranjeira; Pica-pau; Tico-tico; Frango D’água; João de Barro; entre outros. O ponto de encontro será o Museu Florestal Octávio Vecchi e terá duração de quatro horas, das 8h às 12h.

 

Acesso

Para chegar ao Horto Florestal, há várias linhas de ônibus que partem do Terminal Santana e Parada Inglesa — ambos locais próximos às estações Santana e Parada Inglesa da linha 1-Azul do metrô de São Paulo — que passam pelo local. Algumas das alternativas de ônibus que partem dos terminais mencionados acima são: 2740/41 Metrô Parada Inglesa — Horto Florestal (ponto final); 1018/10 Metrô Santana — Vila Rosa; e 1775/10 Metrô Santana — Vila Albertina. Caso o visitante opte por ir de carro, há estacionamento para veículos no parque com entrada pela Av. José Rocha Viana 62.

 

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e recentemente foi vencedora da licitação de concessão das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, onde a assunção do espaço deverá acontecer em breve.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts