O Museu do Ipiranga em Festa continua no mês de outubro com apresentações na Praça Cívica e no Jardim do Museu no Parque da Independência
O Sesc Ipiranga segue com o Museu do Ipiranga em Festa no mês de outubro, onde espetáculos e cortejos são oferecidos em diálogo com o museu, contando com ações, dentro das dependências do Parque da Independência.
Nos dias 15 e 16, sábado e domingo às 18h na Praça Cívica do Parque da Independência, acontece o espetáculo Prot{agô}nistas, O Movimento Negro no Picadeiro, um espetáculo de linguagem plural que reúne artistas da música, da dança e do picadeiro em sintonia fina para além da celebração. Estabelecida por uma dramaturgia que convida a plateia a contemplar a estética negra em discurso permeado de potência e técnica apurada.
Vinte e Nove artistas ocupam a praça-palco revezando-se em números de humor, dança, música, acrobacias e malabarismos, mantendo o protagonismo a cada interpretação, vão pedindo “agô” — palavra iorubá destacada entre chaves no título, é um pedido de passagem — uma abertura de caminhos na composição de uma narrativa preta.
Já nos dias 22 e 23/10, sábado e domingo às 14h no Jardim do Museu, acontece Sambada de Reis espetáculo em formato de cortejo referenciado na Dança Tradicional do Cavalo Marinho Pernambucano. Ao som de instrumentos como a rabeca, cavaco, bombos de corda, bages e mineiro, um cortejo guiado por mulheres oferece um grande baile ao público.
No decorrer dessa festa a Mestra do Brinquedo compra de Seu Ambrósio – um vendedor ambulante de brincadeiras – uma série de figuras máscaras para integrar a sua festa. Eis que surgem bonecos gigantes e figuras mascaradas para contar suas curiosas histórias. A festa se completa com a participação do público que não fica indiferente à passagem do colorido cortejo e se une à brincadeira para festejar, formando uma roda para cantar e dançar os cocos de despedidas.
Serviço
Praça Cívica do Parque da Independência | Prot{agô}nistas
O Movimento Negro no Picadeiro
Dias 15 e 16/10, sábado e domingo, às 18h.
Classificação: Livre.
Duração: 90 minutos.
Gratuito. Não é necessário a retirada de ingressos.
Jardim do Museu | Sambada de Reis
Grupo Manjarra
Dias 22 e 23/10, sábado e domingo, às 14h.
Classificação: Livre.
Duração: 80 minutos.
Gratuito. Não é necessário a retirada de ingressos.