Contemplando todas as faixas de idades a programação diversificada para diferentes idades como tema as culturas afro-brasileiras
O Sesc Bom Retiro realiza entre 12 e 16 de outubro, na semana da criança programação diversa voltada para Crianças de 0 a 12 anos. A programação gratuita contempla diversas linguagens, música, literatura, teatro, esportes, tecnologias e artes e circo, reunindo representatividade, negritude, ancestralidade.
“A programação tematiza as culturas afro-brasileiras relacionando ancestralidade, negritude, representatividade e diversidade na infância”, explica a curadoria de programação que contempla diversas linguagens, teatro, música, literatura, circo, cinema e esportes e atividade física.
No dia 12/10, o Espaço de Brincar, recebe programação voltada para crianças da primeira infância, entre 0 e 6 anos: a Ocupação Afrolúdica, traz um conjunto de objetos e materiais que remetem ao repertório afro-brasileiro e africano, das 12h às 17h. A atividade acontece também aos sábados (das 12h às 18h30) e domingos (das 10h às 17h30), ao longo do mês.
As crianças da primeiríssima infância (de 0 a 3 anos) podem participar da oficina No Caminho dos Sonhos – Acalantos e brincadeiras sonoras vindas de África que busca de maneira lúdica e pautada na corporeidade propiciar vivências entre as famílias com acalantos e brincadeiras de várias regiões do continente africano. A atividade é realizada na Sala de oficinas. Inscrições no local. Das 10h30 às 12h.
No Teatro, a exibição do filme Homem-Aranha no Aranhaverso, traz a história de um jovem negro do Brooklyn, que se torna o Homem-Aranha, inspirado no legado do já falecido Peter Parker, às 12h.
Na Praça de Convivência, o Cortejo Cênico-Musical de Palhaças Pretas!, é uma festa de comicidade embalada por músicas brasileiras, às 13h. O cortejo musical com Ilu Obá de Min, traz repertório especial de músicas afro-brasileiras, acontece às 14h, e o espetáculo Os Coloridos, com Cia Os Crespos, traz personagens e apresentam diferentes identidades, baseadas em mitos e contos africanos, afro-brasileiros e indígenas, às 16h.
Em oficinas, Mancala – construção de tabuleiros e vivência do jogo, com educadores do Espaço de Tecnologias e Artes, convidam o público a aprender a jogar Mancala – um jogo milenar de raciocínio lógico que simula o ato de semear e é jogado em todo o continente africano, às 13h30.
E ainda Que Cor é a minha Cor?, com Luderê Afrolúdico, oferece às crianças a possibilidade de, através da mistura de cores e tintas, chegar à tonalidade da própria pele, às 15h.
FINAL DE SEMANA
Dia 15/10, sábado, a Ocupação Afrolúdica, segue no Espaço de Brincar, voltado às crianças da primeira infância, entre 0 e 6 anos, traz um conjunto de objetos e materiais que remetem ao repertório afro-brasileiro e africano, das 12h às 18h30. Das 12h às 18h30.
A mediação de leitura, Histórias Daqui – Histórias de lá, com Luderê Afro Lúdico, é realizada a partir do acervo da Biblioteca do Sesc Bom Retiro que contém um repertório de livros com a temática afro-brasileira e africana. Tais livros se preocupam em representar pessoas africanas e descendentes a partir de uma perspectiva afetiva e de valorização da negritude no discurso e na estética. São histórias que apresentam a África e a diáspora africana de maneira rica e diversa. Sábado, das 11h30 às 16h.
Às 12h, o filme Kirikou – Os Animais Selvagens (Direção: Michel Ocelot, Bénédicte Galup. EUA, 2005, 75 min.), parte do Cine Meninada, apresenta a história de Kirikou, que sentado no trono de sua caverna azul, o avô de Kirikou relembra histórias da infância do herói e conta como salvou sua pequena aldeia na África da fome, da sede, da doença e das investidas da malvada bruxa Karaba, usando sua astúcia e valentia.
Na Praça de Convivência a intervenção literária Palavras do guarda-chuva: Origens africanas, com Coletivo Catappum!, convidam o público para uma viagem nas palavras africanas que fazem parte do nosso cotidiano no Brasil e muitas vezes não sabemos a origem. Os palhaços, interpretados por Fagner Saraiva e Monique Salustiano, utilizam para esta intervenção a literatura, a arte teatral com elementos poéticos e sonoros, proporcionando ao público uma experiência representativa no campo da arte negra. A intervenção visa estimular as memórias e a descoberta do significado das palavras africanas utilizadas constantemente no Brasil. A música e a literatura são elementos para as aventuras poéticas na intervenção artística guiada pelos palhaços. Das 13h30 às 14h. Das 16h30 às 17h e das 18h às 18h.
O Espaço de Tecnologias e Artes recebe a oficina Mancala – construção de tabuleiros e vivência do jogo, jogo milenar de raciocínio lógico que simula o ato de semear e é jogado em todo o continente africano. Nesta atividade, os participantes construirão o tabuleiro e aprenderão a jogar mancala sob mediação dos educadores da educadora e educadores do Sesc Bom Retiro. Das 13h30 às 16h.
Na Oficina de Xequerê, Silvana Aparecida dos Santos compartilha uma das formas de contribuir o instrumento africano: a escolha da cabaça, organização dos fios e as miçangas de diferentes formatos e cores. Às 15h às 16h30, na Sala de oficinas. Inscrições no local.
O Samba de Dandara apresenta o show Tem Crianças no Samba, com um repertório com base na experiência das crianças, na Praça de convivência, às 17h.
No dia 16/10, domingo: o Espaço de Brincar, voltado às crianças da primeira infância, entre 0 e 6 anos: a Ocupação Afrolúdica, traz um conjunto de objetos e materiais que remetem ao repertório afro-brasileiro e africano, das 10h às 17h30.
Na praça de convivência, a Yoga Cantada para crianças, com Cristiane Zerbini e Daniel Braga Lima, das 11h às 12h, traz os preceitos básicos dessa arte milenar do Hatha Yoga às crianças e famílias de uma forma lúdica, por meio de canções, histórias misturando simultaneamente exercícios respiratórios, de concentração e posturas corporais: : “O Yoga promove o relaxamento, ajuda a criança a ter consciência corporal e se desenvolver melhor emocionalmente, auxiliando na coordenação motora, equilíbrio e postural. Estimulando o foco e a concentração”, conta Zerbini.
A Biblioteca, recebe a vivência literária África no meu quintal: histórias e brincadeiras africanas, com Cia Os Crespos, antigamente os homens e as mulheres eram tristes porque não haviam histórias, até que Ananseagrada o Deus Nyamie ganha todas as histórias, espalhando-as pelo mundo. Este conto de Gana se mistura a vários outros, da Nigéria, do Egito, de Angola, da República Democrática do Congo e da Tanzânia, que juntas compõe um colorido painel cultural. De cada um desses países vem uma nova história, curiosidade ou brincadeira para experimentar diferentes formas de compreender o mundo. Os participantes irão assistir a brincadeiras e jogos africanos – jogos de contato, jogos de cantar, brincadeiras com o corpo e com diversos materiais – numa expedição lúdica por alguns dos mais de 50 países do continente africano. A vivência apresenta também, contos, músicas e conhecimentos gerais da cultura e visão de mundo de diferentes povos e regiões. Das 14h às 15h.
A oficina A Descoberta dos Adinkras, Silvana Aparecida dos Santos, apresenta os símbolos gráficos que guardam provérbios e ideias ancestrais da cultura akã, do povo Ashanti, que vive na região de Gana, na África. Das 15h às 16h30 no Foyer do teatro. Inscrições no local.
No Ginásio, o Brincapoeirar, com OBA – Organização Brasil Africania, realiza a imersão e iniciação esportiva da capoeira de forma lúdica, contribuindo na formação da identidade cultural por meio de atividades educativas. Das 15h às 17h.
O Teatro, recebe a estreia da curta temporada do espetáculo Nuang, Caminhos da Liberdade, com Obalufônica, estreia curtíssima temporada no domingo, dia 16/10, às 16h. O espetáculo apresenta a história da menina Nuang que nasce no Reino de Uthando, conectada aos valores do seu povo. Às 16h, ingressos gratuitos para crianças até 12 anos.
A intervenção Palavras do guarda-chuva: Origens africanas, com Coletivo Catappum!, convidam o público para uma viagem nas palavras africanas que fazem parte do nosso cotidiano no Brasil e muitas vezes não sabemos a origem. Os palhaços utilizam para esta intervenção a literatura, a arte teatral com elementos poéticos e sonoros, proporcionando ao público uma experiência representativa no campo da arte negra. A atração criada pelo Coletivo Catappum, visa estimular as memórias e a descoberta do significado das palavras africanas utilizadas constantemente no Brasil. A música e a literatura são elementos para as aventuras poéticas na intervenção artística guiada pelos palhaços. Das 12h às 12h30, das 15h30 às 16h e das 17h às 17h30.
Serviço
Ocupação Afrolúdica
Dia 12/10, quarta, das 12h às 17h.
Local: Espaço de brincar. Até 6 anos.
No Caminho dos Sonhos – Acalantos e brincadeiras sonoras vindas de África
Dia 12/10, quarta, 10h30 às 12h.
Local: Sala de oficinas. Inscrições no local, com retirada de senha 30 minutos antes, vagas limitadas.
Homem-Aranha no Aranhaverso
Dia 12/10, sábado, às 12h.
Local: Teatro.
Cortejo Cênico-Musical de Palhaças Pretas!
Com Cibele Mateus, Priscila Senegalho, Pipa Luque, Jussara Santos e banda
Dia 12/10, quarta, das 13h às 14h.
Local: Praça de convivência. Livre.
Ilu Obá de Min
Dia 12/10, quarta, às 14h
Local: Praça de convivência. Livre.
Os Coloridos, com Cia Os Crespos
Dia 12/10, quarta, às 16h
Local: Praça de convivência. Livre.
Que Cor é a minha Cor?, com Luderê Afrolúdico
Dia 12/10, quarta, às 15h
Local: Sala de Oficinas 1. Inscrições no local.
Ocupação Afrolúdica
Dia 15/10, sábado, das 12h às 18h30
Local: Espaço de brincar. Até 6 anos.
Histórias Daqui – Histórias de lá, com Luderê Afro Lúdico
Dia 15/10, sábado, das 11h30 às 16h
Local: Biblioteca. Livre.
Kirikou – Os Animais Selvagens (Direção: Michel Ocelot, Bénédicte Galup. EUA, 2005, 75 min.)
Dia 15/10, sábado, 12h
Local: Teatro. Livre.
Palavras do guarda-chuva: Origens africanas, com Coletivo Catappum!
Dia 15/10, sábado, das 13h30 às 14h. Das 16h30 às 17h e das 18h às 18h
Local: Praça de convivência. Livre.
Mancala – construção de tabuleiros e vivência do jogo
Dia 15/10, sábado, das 13h30 às 16h
Local: Espaço de Tecnologias e Artes. Livre.
Oficina de Xequerê, Silvana Aparecida dos Santos
Dia 15/10, sábado, das 15h às 16h30.
Local: Sala de Oficinas 1. Inscrições no local.
Samba de Dandara – show Tem Crianças no Samba
Dia 15/10, sábado, às 17h
Local: Praça de convivência. Livre.
Ocupação Afrolúdica
Dia 16/10, domingo, 10h às 17h30.
Local: Espaço de brincar. Até 6 anos.
Yoga Cantada para crianças, com Cristiane Zerbini e Daniel Braga Lima
Dia 16/10, domingo, às 11h
Local: Praça de convivência. Livre.
Palavras do guarda-chuva: Origens africanas com Coletivo Catappum!
Das 12h às 12h30, das 15h30 às 16h e das 17h às 17h30
Local: Praça de convivência. Livre.
África no meu quintal: histórias e brincadeiras africanas, com Cia Os Crespos
Dia 16/10, domingo, das14h às 15h.
Local: Biblioteca. Livre.
A Descoberta dos Adinkras, Silvana Aparecida dos Santos
Dia 16/10, domingo, das 15h às 16h30.
Local: Foyer. Livre. Inscrições no local
Brincapoeirar, com OBA – Organização Brasil Africania
Dia 16/10, domingo, das 15h às 17h
Local: Ginásio. Livre.
Nuang, Caminhos da Liberdade, com Obalufônica
Dia 16/10, domingo, às 16h
R$ 7,50 (Credencial Plena), R$ 12,50 (Meia) e R$ 25 (Inteira)
Grátis para crianças até 12 anos.
Livre.
MÁSCARA
O uso da máscara é recomendado durante toda a permanência na Unidade.
ESTACIONAMENTO DO SESC BOM RETIRO
O estacionamento do Sesc oferece espaço para pessoas com necessidades especiais, carros de baixa emissão, carros elétricos e bicicletas. A capacidade do estacionamento é limitada. Os valores são cobrados igualmente para carros e motos. Entrada: Alameda Cleveland, 529.
Valores: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2 por hora adicional (Credencial Plena). R$ 12 a primeira hora e R$ 3 por hora adicional (Outros). Valores para o público de espetáculos à noite R$ 7,50 (Credencial Plena). R$ 15 (Outros).
Horários: Terça a sexta: 7h30 às 20h. Sábado: 10h às 20h. Domingo: 10h às 18h. IMPORTANTE: Em dias de espetáculos o estacionamento funciona até o término da apresentação.
TRANSPORTE
O Sesc Bom Retiro oferece transporte gratuito partindo da estação da Luz. O embarque e desembarque ocorre na saída CPTM/José Paulino/Praça da Luz. Horários: Ida > Quarta (12/10), circular a partir das 13h30. Quinta (Dia 27/10), Sextas e Sábados, das 17h30 às 19h50. Domingos, 9/10, das 15h30 às 17h50. Dias 16, 23 e 30/10, das 13h30 às 15h50. Volta > Quarta, até 18h. Sábado e Domingo, ao término do espetáculo no teatro de volta à estação Luz.
Siga o @SescBomRetiro nas redes sociais | Facebook, Instagram, Twitter e Youtube | /sescbomretiro