Criado para reconfigurar a relação entre os paulistanos e a maior metrópole da América Latina, o Festival de Luzes de São Paulo #FLSP está agendado para o mês de novembro, entre os dias 3 e 20. Idealizado por Alexis Anastasiou e realizado pela Visualfarm, produtora especializada em arte e tecnologia, o evento gratuito poderá ser conferido em importantes marcos da capital paulista.
O #FLSP começa na quinta-feira (3/11) com uma intervenção de videomapping em três empenas da Praça do Ciclista (avenida Paulista, 2.518). Este evento é realizado em conjunto com a Virada Sustentável e vai incluir os designs animados de 51 alunos do Senac. Os temas foram pesquisados com ONGs nacionais e internacionais ligadas à causa da sustentabilidade. As intervenções ocorrerão até 6/11, das 19 às 23h. No dia da inauguração, haverá ainda projeção de lasers de alta potência nos céus da cidade.
Definido por Alexis como “diálogo entre arte de rua e videomapping, uma combinação de arte e tecnologia que promove a ocupação do espaço público”, a segunda intervenção do Festival será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, também entre às 19 e às 23h, no Beco do Batman. Com apoio da ZIV Gallery e parceria com alguns dos grafiteiros locais, caso de Boleta e Enivo, artistas convidados farão projeções e laser dialogando com alguns murais do espaço, além de paredes e chão. O Beco do Batman fica na Vila Madalena, entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Harmonia.
O terceiro e último evento da 5ª edição do #FLSP ocorrerá na avenida Pedro Álvares Cabral, entre a Assembleia Legislativa de São Paulo e Obelisco, no Ibirapuera, nos dias 19 e 20 de novembro, das 19 às 22h.
Utilizando uma mistura de linguagens que inclui megaprojeções, laser de alta potência e 100 drones formando imagens em pleno ar, o espetáculo explora a milenar tradição humana de contar histórias. Segundo Alexis Anastasiou, “os seres humanos sempre usaram imagens para explicar alguns dos mistérios do nosso mundo. Antigamente, essas imagens eram riscadas na areia do chão ou pintadas em pedras. Atualmente, usamos projeções, laser e drones voando no ar com a mesma função. Esse espetáculo procura ligar essas tradições, misturando imagens rupestres, discos voadores ou influências de filmes de ficção científica para criar um forte clima de mistério e maravilhamento”.
A 5ª edição do Festival de Luzes de São Paulo está sendo viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo, com patrocínio do Atacadão.
Sobre o Festival de Luzes de São Paulo
Em sua quinta edição, o Festival procura inserir arte e intervenções em espaços marcantes da cidade de São Paulo, sempre ao ar livre e gratuitamente. Explorando as fronteiras entre arte, tecnologia e temas importantes para a sociedade, o festival busca criar experiências significativas e acessíveis.
Sobre Alexis Anastasiou
Alexis começou sua carreira como pioneiro VJ de festas na cena underground, no final da década de 90. Com a explosão da música eletrônica no começo dos anos 2000, a estética das projeções acabou sendo procurada para as festas e eventos corporativos e Alexis abriu o estúdio Visualfarm em 2003.
A Visualfarm reuniu uma equipe multidisciplinar que possibilitou o desenvolvimento de projeções mapeadas e dos Fulldomes no Brasil. Em 2010, Alexis inicia o projeto Vídeo Guerrilha, um festival de megaprojeções que ganhou prêmios e teve seis edições dentro e fora do País. Desde então, Alexis e a Visualfarm fizeram projeções em todos os principais marcos arquitetônicos no Brasil e em mais de 10 países, ganhando diversos prêmios internacionais de qualidade estética, técnica e de resultados de marketing.
Em 2017, Alexis lançou o livro Mappingfesto, o manifesto do mapping, que aponta para um futuro no qual as cidades serão modificadas com instalações permanentes de projeções em grande formato, possibilitando uma nova era digital no urbanismo e na arquitetura.
Em 2018, Alexis lançou a primeira edição do Festival de Luzes de São Paulo, realizado pela Visualfarm em grandes marcos da cidade. Em 2019, ocorreu a segunda edição do FLSP, com espetáculo composto de ballet de drones sincronizados no parque do Ibirapuera. Também nesse ano, Alexis recebeu o prêmio da Media Architecture Bienalle em Pequim, pelo projeto Chave do Centro.
Em 2022, Alexis comandou a primeira edição do Festival de Luzes em Florianópolis, realizado em agosto em três pontos da capital catarinense. Outro destaque desse ano foi o voo de 200 drones na reabertura do Museu do Ipiranga, que marcou a comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil.
Sobre a Visualfarm
Fundada em 2003, por Alexis Anastasiou, reconhecido como pioneiro VJ do Brasil, a Visualfarm é uma produtora especializada em conteúdos visuais e projeções. Criadora do Vídeo Guerrilha, desenvolve projetos visuais para as áreas de marketing e eventos, além de produzir espetáculos e intervenções autorais.
Pioneira na produção de megaprojeções, a Visualfarm trabalha com diversos formatos, dividindo-se em mapping indoor, com soluções visuais como ambientes imersivos, cenografia projetiva, vídeo-cenário ou pintura de luz; mapping outdoor, com mapping arquitetônico 3D, projeção monumental; e criação de imagens, com motion design 3D, vinhetas, knetic, grafite virtual e vídeos.
Sobre o Atacadão
Com 60 anos de história, o Atacadão é o maior atacadista brasileiro em número de lojas e está presente em quase 180 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com cerca de 62 mil colaboradores, possui mais de 260 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, canal de vendas online do próprio Atacadão que possui uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado (https://www.atacadao.com.br/).