Theatro São Pedro apresenta A Canção Brasileira em 200 anos, sob direção musical do pianista Ricardo Ballestero

Com dois concertos, os programas contemplam períodos temporais de 1822 a 1922 e 1922 a 2022 e apresentam canções de Alberto Nepomuceno, Almeida Prado, Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Tatiana Catanzaro, entre outros compositores

Nos dias 03 e 04 de dezembro, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerido pela Santa Marcelina Cultura, apresenta os programas A Canção Brasileira em 200 anos: Vertentes A CANÇÃO BRASILEIRA EM 200 ANOS: ENTRE-LUGARES, que propõem criar um percurso entre dois importantes ciclos temporais, o primeiro, de 1822 a 1922, que perpassa desde a Independência do Brasil até a Semana de Arte Moderna, e o segundo, de 1922 até 2022, refletindo sobre os inquietações que o movimento modernista discutiu e as respectivas transformações que ecoaram nas artes até a atualidade.

Os dois programas exploram alguns dos caminhos que a canção brasileira percorreu nos séculos XIX e XX (e por onde ela anda nas primeiras décadas do nosso século). Esse vasto panorama mostra lugares, referências, sonoridades e poéticas que inspiraram a constituição do gênero. Revisitando o passado, (re)descobrimos as fontes que, aos desaguar nesse longo cancioneiro, se entrelaçam e se chocam, trazendo novas possibilidades de interpretação e criação musical.

             A direção musical é do pianista Ricardo Ballestero e contará com a participação de cantores convidados, o barítono Homero Velho no concerto: A Canção Brasileira em 200 anos: Vertentes que acontece no dia 03 de dezembro, sábado, às 16h e a soprano Manuela Freua no concerto A CANÇÃO BRASILEIRA EM 200 ANOS: ENTRE-LUGARES que acontece no dia 04 de dezembro, domingo, às 11h. Os ingressos custam de R$ 10 (inteira) a R$ 5 (meia). Compra online através do site https://theatrosaopedro.byinti.com/

TRANSMISSÃO AO VIVO

Para quem não puder estar presente no evento, mas ainda assim se interessar pelo programa, as conferências contarão também com transmissão ao vivo gratuita pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro: youtube.com/ TheatroSãoPedroTSP

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CONCERTO 1

VERTENTES (1822-1922)

Ricardo Ballestero, direção musical e piano

Homero Velho, barítono

PROGRAMA

CÂNDIDO IGNÁCIO DA SILVA (1800-1838)

Quando as Glórias que Gozei

Largo da Sé Velha

GABRIEL FERNANDES DA TRINDADE (1790[c.]-1854)

Graças aos Céus

ALBERTO NEPOMUCENO (1864-1920)

Ora Dize-me a Verdade

Amo-te muito

Oração ao Diabo

GLAUCO VELASQUEZ (1884-1914)

A Casa do Coração

Na Capela

HENRIQUE OSWALD (1852-1931)

Minha Estrela

Aos Sinos

Canção Boêmia

LUCIANO GALLET (1893-1931)

A Vida

Pai do Mato

Data: 3 de dezembro, sábado, às 16h

LOCAL: Theatro São Pedro

ENDEREÇO: Rua Barra Funda, 161 – Barra Funda, São Paulo/SP

INGRESSOS CONCERTOS: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) https://theatrosaopedro.byinti.com/

CONCERTO 2

ENTRE-LUGARES (1922-2022)

Ricardo Ballestero, direção musical e piano

Manuela Freua, soprano

PROGRAMA

HEITOR VILLA-LOBOS

Três Poemas Indígenas (1926)

CAMARGO GUARNIERI

Dén-Báu (1932)

Para que o céu não me tonteie (1941)

GILBERTO MENDES

Lamento (1956)

OSVALDO LACERDA

Uma nota, uma só mão (1967)

ALMEIDA PRADO

Sinimbu (1973)

JORGE ANTUNES

A Canção que Passa (1984)

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES

Rua Aurora (1993)

LIDUINO PITOMBEIRA

Sobre la Tierra Amarga (2005)

LAIANA OLIVEIRA

Vox Populli (2018)

TATIANA CATANZARO

Entre la sombra y el alma (2022)

DANILO ALVES

(Trans)Canções (2022)

Data: 4 de dezembro, domingo, às 11h

LOCAL: Theatro São Pedro

ENDEREÇO: Rua Barra Funda, 161 – Barra Funda, São Paulo/SP

INGRESSOS CONCERTOS: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) https://theatrosaopedro.byinti.com/

THEATRO SÃO PEDRO

Com mais de 100 anos, o Theatro São Pedro tem uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional. Inaugurado em uma época de florescimento cultural, o teatro se insere tanto na tradição dos teatros de ópera criados na virada do século XIX para o XX quanto na proliferação de casas de espetáculo por bairros de São Paulo. Ele é o único remanescente dessa época em que a cultura estava espalhada pelas ruas da cidade, promovendo concertos, galas, vesperais, óperas e operetas. Nesses 100 anos, o Theatro São Pedro passou por diversas fases e reinvenções. Já foi cinema, teatro, e, sem corpos estáveis, recebia companhias itinerantes que montavam óperas e operetas. Entre idas e vindas, o teatro foi palco de resistência política e cultural, e recebeu grandes nomes da nossa música, como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Caio Pagano e Gilberto Tinetti, além de ter abrigado concertos da Osesp. Após passar por uma restauração, foi reaberto em 1998 com a montagem de La Cenerentola, de Gioacchino Rossini. Gradativamente, a ópera passou a ocupar lugar de destaque na programação do São Pedro, e em 2010, com a criação da Orquestra do Theatro São Pedro, essa vocação foi reafirmada. Ao longo dos anos, suas temporadas líricas apostaram na diversidade, com títulos conhecidos do repertóriotradicional, obras pouco executadas, além de óperas de compositores brasileiros, tornando o Theatro São Pedro uma referência na cena lírica do país. Agora o Theatro São Pedro inicia uma nova fase, respeitando sua própria história e atento aos novos desafios da arte, da cultura e da sociedade.

 

SANTA MARCELINA CULTURA

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, Interior, Litoral e Fundação Casa e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

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