Sesc Santo Amaro traz programação infantil com festas populares, teatro de objetos, estímulo à literatura e cultura popular em dezembro

Com atrações de teatro, contação de histórias, música, literatura, o Sesc Santo Amaro tem uma ampla variedade de atividades para crianças e família no mês de dezembro. Na música, o Brincando o Brasil (Dia 4/12) apresenta show com vários ritmos do Pernambuco e sua variedade cultural como o frevo, o maracatu, passando pelo cavalo marinho e ciranda. A apresentação é um espaço de pertencimento, alegria e identidade cultural.

Em teatro, o Taturana Grupo faz a intervenção Biblioteca Pirilampos (Dia 3/12) que trabalha com a linguagem do teatro narrativa, o teatro de objetos e em miniatura e o estímulo à literatura. Gui Stutz apresenta o monólogo musical infantil A Máquina Do Tempo (Dias 10 e 11/12) que conta a história de um menino que usa tudo o que tem no seu quarto para construir uma máquina que o permite viajar pelo tempo. Outra atração é a Cia 4 Ventos com Tecendo Histórias (Dia 18/12) que traz uma pesquisa sobre as culturas tradicionais africanas e afroameríndias.

Na área de contação de história, a Cia Arlekrim apresenta A Beleza Da Natureza Que Nos Rodeia; A Bicharada; Histórias Sufi Para Crianças (De 3 a 17/12). A cia foi fundada em 2013, pela atriz, contadora de histórias e arte-educadora Lilian Abdalla que, desde então, tem adaptado histórias da literatura infantojuvenil para o formato contação com temas desde autoconhecimento, diversidade cultural, até a relação do homem com a natureza.

A escritora e educadora Janine Rodrigues é a responsável por Historinhas e historietas: Piraporiando (De 4 a 18/12) que mostra uma coleção de histórias dirigida especialmente para crianças, que versam sobre diversidade, em especial, a cultura afro-brasileira e africana, o empoderamento de meninas, o combate a etarismo, entre outros assuntos.

Música

Brincando o Brasil 

Dia 4/12, domingo, às 16h. Pça Coberta. Grátis. Até 12 anos

O espetáculo mescla composições autorais do grupo com músicas de domínio público e propõe interação intergeracional, podendo ser desfrutado por toda a família, possibilitando um momento de troca entre artistas e público.

Ficha Técnica:

Flora Poppovic – Musicista e Compositora. Marina Siqueira – Musicista e Compositora. Flora Barcellos – Musicista e Compositora. Alisson Lima – Percussionista e Bailarino. Luis Zanetti – Baterista. Fernanda Guedes – Sanfoneira. Cauê Dok – Técnico de som. Suenne Sotero – Produtora do dia

Teatro

intervenção

Biblioteca Pirilampos

Dia 3/12, sábado, às 15h. Biblioteca. Grátis. Livre

Com Taturana Grupo, que desde sua criação pesquisa a linguagem do teatro narrativa, o teatro de objetos e em miniatura, com a intenção de ampliar as possibilidades. A intervenção tem como objetivo apresentar o que é uma biblioteca moderna e suas singularidades. Mostra que além de oferecer livros para leitura e empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, ela é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. No pequeno palco os personagens que são bonecos de 7 cm, criam um lugar fantástico e delicioso de estar. Quem assiste fica com vontade de vivenciar a experiência dos bonecos.

Ficha técnica:

Texto: José Roberto Toreiro . Atuação e criação cênica:  Arô Ribeiro. Figurino e direção de arte: Fernanda Schaberle. Mini cenário: René Misumi. Produção: Juliana Lopes. Realização: Taturana Grupo.

Teatro

espetáculo

A Máquina Do Tempo, com Gui Stutz

Dias 10 e 11/12, sábado, às 17h, domingo, às 16h. Pça Coberta. Grátis. Livre

Monólogo musical infantil que conta a história de um menino que usa tudo o que tem no seu quarto para construir uma máquina que o permite viajar pelo tempo. Sozinho em cena, Gui Stutz narra essa história de forma lúdica e entremeada por uma trilha sonora com canções originais que constrói ao vivo.

Em sua aventura pelo tempo, o menino encontra piratas, dinossauros, testemunha Santos Dumont voando no 14-Bis, trabalha num circo na década de 1920 como o “menino do futuro” e passa por muitas cidades e países até voltar ao tempo de agora. Seu desejo nessa viagem é observar as florestas, os mares e as cidades para entender como o passado se tornou o presente. A dramaturgia faz uso da música para refletir sobre o tempo junto com o público. E, a partir dessa reflexão, fomentar o pensamento sobre uma questão importante para todos nós: a construção de um futuro harmônico e sustentável para o planeta Terra.

Teatro

espetáculo

Tecendo Histórias, com Cia 4 Ventos

Dia 18/12, domingo, às 16h. Pça Coberta. Grátis. Até 12 anos

A Cia Quatro Ventos desenvolve projetos com pesquisa sobre as culturas tradicionais africanas e afroameríndias, com intuito de fortalecer identidades, combater o racismo e continuar militando para garantir os direitos primordiais da infância.

O grupo formou em dezembro de 2010, oriundo de um processo de formação teatral gratuito para jovens no bairro Cidade Tiradentes, zona leste da capital paulista. A sua formação teve como base o teatro comunitário jovem passando por muitas transformações em seu corpo coletivo e grande parte de sua trajetória foi dedicada à gestão e a produção cultural.

Contação de história

A Beleza da natureza que nos rodeia; A Bicharada; Histórias Sufi para crianças

com Cia Arlekrim

De 3 a 17/12, sábados, às 14h. Pça Coberta. Grátis. Até 12 anos

3/12 – A Beleza Da Natureza Que Nos Rodeia

Nesta sessão de contos a artista apresenta duas histórias autorais partindo de situações vividas pelas crianças na cidade grande. Na primeira história, “Mudinha”, que vivia em um plástico preto se encontra com o brilhante Felipe, que além de jogar bola com garrafas PET, resolve criar uma casa para a plantinha usando a própria garrafa PET. As crianças acompanham a jornada de Mudinha que passa por várias “casas” e situações até que Felipe encontra uma praça perto de sua casa onde mudinha poderá crescer livremente. Na segunda história, Belinha, a abelhinha sem ferrão está apaixonada pelo Girassol que vive do outro lado da rua. Mas um dia, tudo para: os carros desaparecem e as pessoas também, dando coragem para que a abelha atravesse a rua e se encontre com sua amada flor. Ambos os contos foram inspirados nos fatos recentes da pandemia e no movimento do Eco-bairro da Vila Mariana onde um grupo de vizinhos adotaram uma praça para cuidar dos resíduos e cuidar na natureza onde vivem.

10/12 – A Bicharada

A Cia Arlekrim traz duas histórias recheadas de bichos de todos os tipos, desde os reais até os imaginários! A apresentação diverte, entretém e apresenta temas como desapego, o poder da imaginação e a cadeia alimentar. Entre uma história e outra, as crianças advinham os bichos por meio de versinhos rimados.

17/12 – Histórias Sufi para crianças

A cultura Sufi, uma vertente mística do Islamismo, oferece um leque enorme de histórias, e muitas delas, de fácil adaptação para o público infanto-juvenil, sendo as mais conhecidas: A Árvore Generosa, A Nova Roupa Do Rei, As Babuchas De Abu Kasen, entre tantas outras.

Biblioteca

Historinhas e historietas: Piraporiandocom Janine Rodrigues

De 4 a 18/12, domingos, das 14h30. Biblioteca. Livre. Grátis

Uma coleção de histórias dirigida especialmente para crianças, que versam sobre diversidade, em especial, a cultura afro-brasileira e africana, o empoderamento de meninas, o combate ao etarismo (destacando as riquezas de conhecimento dos nossos avós, dos nossos mais velhos), a equidade e inclusão, a cultura brasileira e demais temas.

Sesc Santo Amaro

Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)

Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts