Com as férias de verão, janeiro será um mês com atividades intensas para as crianças e toda a família no Sesc Santo Amaro. A programação tem uma série de atrações gratuitas envolvendo circo, teatro, contação de histórias e literatura.
A Onça e o Bode (Dia 8/1) é uma das atrações teatrais. O espetáculo tem dramaturgia de William Costa Lima e direção e atuação de Célia Ramos e Leandro Ivo. É inspirado na fábula de Luis da Câmara Cascudo, e discute de forma lúdica e divertida a convivência entre diferentes.
Em circo, o Coletivo Mariás apresenta Cálice (Dia 14/1) com as artistas Aline Machado, Bárbara Francesquine e Cintya Rodrigues que unem as linguagens da dança e do circo para a criação de um espetáculo virtuoso. Já a Rué La Companhia encena Truques e Trambiques que conta a história de um atrapalhado ilusionista que deseja fazer um grande show de mágica (Dia 25/1)
Outra atração cênica é a peça As Aventuras De Gina Limão (Dia 22/1), com a Trupe Tempestade em Copo D’água. A trama faz uma viagem no cotidiano e no mundo imaginário da sonhadora Gina, uma criança de nove anos que é inquieta, curiosa e conta muitas histórias. A cia é um grupo de teatro de bonecos sediado em Ubatuba/SP que trabalha com uma linguagem popular, brincante e musical.
A unidade ainda oferece contações de histórias e atividades focadas em literatura como Rick e a Girafa e Hamlet – O Príncipe da Dinamarca, com a Companhia Som em Prosa (Dias 7 e 14/1); Historinhas e Historietas: Lendo com Origamis, com Irene Tanabe (De 8 a 22/1); Como mudar o Mundo e Mãos de Vento, Olhos de Dentro, com Rubia Konstantyni e DI PÉIS COLETIVO (Dias 21 e 28/1); Historinhas e Historietas: Sentir Infância, com Clarissa Camargo e Cristiana Fabrício (Dia 29/1).
Veja a programação completa abaixo:
Circo
espetáculo
Cálice com Coletivo Mariás
Dia 14/1, sábado, às 16h. Convivência. Grátis. Livre
Nesse projeto, “Cálice”, as artistas Aline Machado, Bárbara Francesquine e Cintya Rodrigues são convidadas a compor esse enxuto elenco, trazendo as linguagens da dança e do circo, elementos que se fundem em um espetáculo virtuoso.
Espetáculo
Truques e Trambiques, com Rué La Companhia
Dia 25/1, quarta, às 16h. Convivência. Livre. Grátis
O espetáculo conta a história de um atrapalhado ilusionista que deseja fazer um grande show de mágica. Para isso ele conta com a ajuda de dois palhaços e um músico que desejam compor o grande espetáculo, mas todos acabam criando uma enorme atrapalhada para que o show aconteça e o público que dirá se tudo não passou de um grande truque ou trambique.
Teatro
espetáculo
A Onça e o Bode
Dia 8/1, domingo, às 17h. Pça Coberta. Livre. Grátis
O espetáculo tem dramaturgia de William Costa Lima e direção e atuação de Célia Ramos e Leandro Ivo. É inspirado na fábula de Luis da Câmara Cascudo, e discute de forma lúdica e divertida a convivência entre diferentes. No enredo, a Onça e o Bode estão vagando sozinhos pela floresta, quando resolvem construir uma casa para si. Acontece que, sem perceber, eles acabam ajudando um ao outro a erguer a mesma casa, e a confusão está formada. Por falta de opção, acabam aprendendo a conviver com o outro por um tempo, pelo menos até conseguirem “desatar esse nó”
espetáculo
As Aventuras De Gina Limão com Trupe Tempestade em Copo D’água
Dia 22/1, domingo, às 17h. Pça Coberta. Livre. Grátis
As Aventuras de Gina Limão faz uma viagem no cotidiano e no mundo imaginário da sonhadora Gina, uma criança de nove anos que é inquieta, curiosa e conta muitas histórias. Ela mora com a mãe, o pai, o irmão mais novo e a bisavó em uma zona semirrural de uma cidade brasileira. Tem como aliada uma cobra de 300 anos e a janela mágica do seu quarto, que ajudam a desvendar o mistério da botija herdada por sua família materna. O texto é amarrado por composições autorais exclusivas e músicas populares pesquisadas, todas tocadas e cantadas ao vivo.
Crianças
contação de história
“Rick e a Girafa” e “Hamlet – O Príncipe da Dinamarca“, com a Companhia Som em Prosa
Dias 7 e 14/1, sábados, às 14h. PÇA COBERTA. Livre. Grátis
Rick e a Girafa (7/1) é inspirada no livro homônimo de Carlos Drummond de Andrade, apresenta o universo de imagens do poeta, com muitas músicas autorais e efeitos sonoros. Hamlet (14/1) tem inspirações em uma das obras clássicas de William Shakespeare, a história de um príncipe da Dinamarca, recheada por suspense e terror.
biblioteca
Historinhas e Historietas: Lendo com Origamis, com Irene Tanabe
De 8 a 22/1, domingos, às 14h30. Biblioteca. Livre. Grátis.
Baseado em livros infantojuvenis, a mediação de leitura utilizará a dobradura de origamis, que representam partes das histórias, personagens e objetos. Com muita poesia, brincadeira e relatos, esta mediação pretende sensibilizar adultos e crianças para a literatura. Dirigido principalmente para crianças a partir de 6 anos. Com Irene Tanabe, contadora de histórias com origamis, mediadora de leitura, palestrante e oficineira há 20 anos.
contação de história
“Como Mudar o Mundo” e “Mãos de Vento, Olhos de Dentro”, com Rubia Konstantyni e DI PÉIS COLETIVO.
Dias 21 e 28/1, sábados, às 14h. Pça Coberta. Livre. Grátis.
Em Como mudar o Mundo (21/1), vamos passear por dois lugares bem diferentes e conhecer A menina do feijão suculento, com seus gestos de esperança e de amor às pessoas do local onde vivia. O jeito que inventou para resolver um problema bem sério da região e a alegria do caminho descoberto: o fazer juntos! Depois vamos lá Na sombra do baobá, os moradores daquele lugar acreditavam na magia do baobá e que embaixo dele, todos estavam protegidos. O grande perigo do lugar era o dragão Nguma Monene, que adorava capturar crianças. Por isso, a orientação era: ouviu o dragão, corre prá debaixo do baobá! Só que, em alguns momentos, não deu certo, e parece que a aventura de escapar desse dele foi um desafio e tanto. Estas duas histórias nos trazem referências de África em nossas vidas e nos relembra que a nossa cultura é recheada de costumes oriundos dos povos que de lá vieram e nos formaram por aqui. Narrativa inspirada no livro homônimo de Stela Barbieri e Fernando Vilela.
Mãos de Vento, Olhos de Dentro (28/1) é uma narrativa a partir do livro homônimo de Lô Galasso e Aida Cassiano (em referência ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência). A atividade conta uma história de amizade bem verdadeira, daquelas que faz a gente se divertir, mas também faz chorar.” Tico e Lia que o digam! Se conheceram e se gostaram, brincaram juntos, muitas vezes, de uma brincadeira muito imaginativa: olhar formas de nuvens. Acontece que Lia não contou para Tico que via de um jeito diferente e ele entendeu que ela mentiu para ele. Ficou arrasado. Como resolver essa questão? Como aceitar as diferenças? Como compreender que existem muitas formas de enxergar o mundo? É possível acalmar o coração quando algo não sai como desejamos? Todas essas perguntas passam pelas aventuras destas duas crianças. Vamos escutar?
contação de história
Historinhas e Historietas: Sentir Infância, com Clarissa Camargo e Cristiana Fabrício
Dia 29/1, domingo, às 14h30. Biblioteca. Livre. Grátis
Sentir Infância é um projeto de mediação lúdica com propostas de acolhimento familiar, ambientação, oficinas e vivências de artes, exploração sensorial, mediação de leitura, jogos corporais e interdisciplinares. Voltado aos espaços para a primeira infância, centros culturais, escolas e eventos particulares. Nestes encontros, uma seleção de livros para cada grupo de idade, bebês, crianças e adultos, que entram em contato com a história escolhida através de uma interlocução leve e divertida.
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.