O ano de 2022 se encerra com uma triste perda para todos os brasileiros. A morte de Edson Arantes do Nascimento, o eterno Rei do Futebol, deixará saudades e uma legião de súditos que ganharam o amor pelo esporte graças à sua genialidade em campo. Pelé representa a identidade nacional e faz parte da história brasileira, e não à toa muitas instituições culturais abordam a carreira e os feitos do jogador.
Um exemplo é o Museu do Futebol, no bairro do Pacaembu, que traz em sua exposição permanente uma interessante abordagem da história do esporte e também do Brasil. Em diversas salas temáticas, Pelé se faz presente em materiais audiovisuais que contam detalhes sobre as suas façanhas e mostram como era a atuação do jogador em campo. Vale conferir a Sala das Copas do Mundo para ver de perto a icônica camisa que Pelé usou na final contra a Itália na Copa de 1970.
Outro lugar que vale a visita para conhecer mais sobre a história de Pelé é o museu que leva o nome do jogador, localizado em Santos, litoral de São Paulo. Lá, visitantes conferem uma linha do tempo caprichada, que traz desde o nascimento do craque na cidade mineira de Três-Corações até as suas conquistas mundiais. Com mais de 2 mil peças em exposição, incluindo itens pessoais, como chuteiras e camisas, o Museu do Pelé é uma ótima dica de passeio, inclusive para quem aprecia prédios históricos. A instituição está abrigada no famoso Casarão do Valongo, uma imponente construção de 1867 próxima ao porto da cidade.
Museu do Futebol
- Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu
- Site: https://museudofutebol.org.br/
- Ingressos: https://museudofutebol.org.br/horarios-e-ingressos/
Museu Pelé
- Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre, 1 – Valongo, Centro Histórico
- Telefone: 13 3233 9670 / 13 3295 8900
- Site: https://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/museupele