Sesc Avenida Paulista oferece cursos e oficinas gratuitas de tecnologias e artes para todas as idades no mês de janeiro

Como opção de atividade para o público infanto-juvenil e adulto nessas férias, a programação tem as linhas como inspiração e acontece ao longo de todo o mês

Ao longo de todo o mês de janeiro, o Sesc Avenida Paulista oferece uma série de cursos e oficinas com as linhas e suas infinitas possibilidades, no projeto “Entrelinhas”. As atividades são, em sua maioria, gratuitas e acontecem no espaço de Tecnologias e Artes da unidade (4° andar). Como alternativa de programação para o público infanto juvenil nessas férias escolares, as atividades são voltadas também ao público adulto e misturam diferentes técnicas como caligrafia e desenho à eletrônica e programação.

AGENDA

Linhas caligráficas: experimentos em caligrafia e programação  De 8 a 29/1, domingos, das 10h30 às 13h e das 14h30 às 17h – Livre – Grátis, sem retirada de ingressos.

Com Mariana Leal e participações de Cristiano Lima e João F.P. Ferreira. A cada encontro, a artista e calígrafa Mariana Leal e um artista convidado propõem um experimento diferente que faça uma conexão entre a expressividade da caligrafia com tecnologias computacionais diversas, investigando as possibilidades artísticas expandidas que podem surgir deste diálogo.

Linhas invisíveis: construção de Instalação Interativa Luminosa – De 10/1 a 2/2, terças e quintas, das 14h30 às 16h30 – A partir de 14 anos – Inscrições online.

Com Camille Laurent. A atividade propõe um exercício coletivo de concepção, desenvolvimento e construção de uma instalação artística audiovisual interativa utilizando recursos de iluminação cênica, sensores e programação em Arduino.

Entrelinhas urbanas: arte e tecnocracia na cidade – De 10 a 31/1, terças, das 19h30 às 21h30 – A partir de 14 anos – Inscrições online.

Com Luiz Henrique Nascimento da Silva (LAH). O curso propõe uma introdução a recursos tecnológicos de georreferenciamento (localização por celular) e movimento na cidade como ferramentas para a criação artística.

Desalinhando – experiências eletrônicas e analógicas – De 11/1 a 1/2, quartas, das 15h às 16h e das 16h30 às 17h30 – De 7 a 12 anos – Grátis, sem retirada de ingressos.

Com educadores do Sesc. A partir do desenho de linhas em espaços bidimensionais e tridimensionais, as crianças experimentam elementos da eletrônica, programação e cenografia em brincadeiras que colocam o analógico e o tecnológico frente a frente.

Linha tênue: experimentos com desenho contemporâneo – De 11/1 a 15/2, quartas. Das 19h30 às 21h30 (exceto dia 25/1) – 14 anos – Grátis, retirada de ingressos 30 minutos antes.

Com Mauro Yamaguti. A atividade propõe vivências e reflexões sobre o desenho contemporâneo, por meio do diálogo com a percepção corporal, o ritmo interno e a observação do mundo. O artista apresenta algumas referências que auxiliaram a sua pesquisa, desafiando o uso de materiais convencionais e não convencionais para a produção do desenho e a pesquisa sobre a linha.

Linhas elétricas: projetos em eletrônica criativa – De 12/1 a 2/2, quintas, das 10h30 às 13h – 14 anos – Grátis, retirada de ingressos 30 minutos antes.

Com Coletivo Handmakers. A cada encontro, os participantes conhecem e produzem um projeto diferente que explora a eletrônica como prática criativa e artística a partir do uso de linhas e materiais condutivos (que conduzem eletricidade) e podem ser utilizados para criar circuitos não-convencionais com diferentes propósitos, como uma tatuagem que conduz eletricidade ou projetos que unem costura e eletrônica.

Ateliê aberto: desenho com linhas – De 13/1 a 3/2, sextas, das 10h30 às 12h30 – 10 anos – Grátis, sem retirada de ingressos.

Com Patrícia Campos. A atividade apresenta algumas possibilidades de materiais e técnicas que podem ser utilizadas para criar desenhos tendo como base as linhas de costura. Os participantes podem participar praticando os exercícios introdutórios propostos ou, caso já tenham experiência, experimentando os materiais disponibilizados.

Tessella: dobraduras luminosas – De 7 a 28/1, sábados, das 10h30 às 13h – 10 anos – Grátis, sem retirada de ingressos.

Com Coletivo Handmakers. A atividade utiliza a técnica de tesselação, uma técnica ancestral de dobradura geométrica que cria superfícies tridimensionais utilizando papel e tensores com fios costurados manualmente, para confeccionar um origami interativo que brilha a partir do movimento e das ligações entre as trilhas.

Ateliê aberto: light painting – De 12/1 a 2/2, quintas, das 19h30 às 21h30 – 16 anos – Grátis, sem retirada de ingressos.

Com Betina de Tella e Daniel Seda. A atividade irá apresentar algumas referências de artistas e ensinar algumas técnicas para criação de imagens com lightpainting, uma técnica de desenho que mistura fotografia, desenho e dispositivos luminosos.

Ateliê aberto: origami e kirigami – De 13/1 a 3/2, sextas, das 16h às 18h – 10 anos – Grátis, sem retirada de ingressos.

Com Betina de Tella e Daniel Seda. A atividade apresenta os princípios do origami e do kirigami, duas modalidades de arte com papel vindas do Japão. Durante o ateliê são apresentados tanto curiosidades sobre a história de cada uma destas artes, quanto algumas técnicas e materiais relacionadas a cada uma delas.

MINI BIOS

Mariana Leal é calígrafa e arte-programadora, e pesquisa as possibilidades de expressão artística da caligrafia em meios materiais e computacionais.

Camille Laurent é artista multimídia e lighting designer. Nascida na França mora e atua em São Paulo desde 2010. É formada em arquitetura pela École Nationale Supérieure d’Architecture Paris Val de Seine (França) e pela USP (Brasil).

Luiz Henrique ou LAH é Arquiteto, Urbanista, Artista e Ativista. Como artista entende a cidade como espaço de diálogos sobrepostos pela disputa territorial e social, expondo em cores e formas puras a complexidade.

Mauro Yamaguti é artista e educador de arte. Desenvolve pesquisa em diferentes linguagens como desenho, instalações e performance, tendo como principal interesse a relação entre linha, tempo, direção, força, movimento contínuo e espaço.

Handmakers é um grupo formado por profissionais de diversas áreas que tem como objetivo comum desenvolver projetos e atividades que divulguem a cultura maker.

Patrícia Campos integra a equipe de educadores do espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. Atua nas áreas de vestíveis, costura, fabricação digital e cultura maker.

Betina de Tella integra a equipe de educadores do espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. Cientista social e mestranda em comunicação, se interessa por fazer pontes entre as tecnologias e as humanidades.

Daniel Seda integra a equipe de educadores de Tecnologias e Artes do Sesc Avenida Paulista. É artista e pesquisador de origami e dos conceitos de software livre e código aberto.

SERVIÇO

Vivência | Linhas caligráficas: experimentos em caligrafia e programação

Com Mariana Leal. Participações de Cristiano Lima e João F.P. Ferreira.

Quando: De 8 a 29 de janeiro de 2023. Domingos, às 10h30 e às 14h30.

Classificação etária: Livre.

Onde: Tecnologias e Artes – 4° andar.

Duração: 150 minutos.

Capacidade: 30 vagas.

Gratuito, sujeito à lotação do espaço.

 

Curso | Linhas invisíveis: construção de Instalação Interativa Luminosa

Com Camille Laurent

Quando: De 10 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023. Terças e quintas, às 14h30.

Classificação etária: 14 anos.

Onde: Tecnologias e Artes – 4° andar.

Duração: 120 minutos.

Capacidade: 10 vagas.

Inscrições: Online, a partir de 4/1 para Credencial Plena Sesc SP e para o público em geral nos dias 7 e 8/1.

 

CursoEntrelinhas urbanas: arte e tecnocracia na cidade

Com Luiz Henrique Nascimento da Silva (LAH)

Quando: De 10 a 31 de janeiro de 2023. Terças, às 19h30.

Classificação etária: 14 anos.

Onde: Tecnologias e Artes – 4° andar.

Duração: 120 minutos.

Capacidade: 10 vagas.

Inscrições: Online, a partir de 4/1 para Credencial Plena Sesc SP e para o público em geral nos dias 7 e 8/1.

 

Vivência | Desalinhando – experiências eletrônicas e analógicas

Com educadores do Sesc

Quando: De 11 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023. Quartas, às 15h e às 16h30.

Classificação etária: De 7 a 12 anos.

Onde: Tecnologias e Artes – 4° andar.

Duração: 120 minutos.

Capacidade: 10 vagas.

Gratuito, sujeito à lotação do espaço.

 

Oficina | Linha tênue: experimentos com desenho contemporâneo

Com Mauro Yamaguti

Quando: De 11 de janeiro a 15 de fevereiro de 2023. Quartas, às 19h30 (exceto 25/1).

Classificação etária: 14 anos.

Onde: Tecnologias e Artes – 4° andar.

Duração: 120 minutos.

Capacidade: 10 vagas.

Ingressos: Retirada 30 minutos antes da atividade, no 4° andar. Gratuito, vagas limitadas.

 

Oficina | Linhas elétricas: projetos em eletrônica criativa

Com Coletivo Handmakers

Quando: De 12 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023. Quintas, às 10h30.

Classificação etária: 14 anos.

Onde: Tecnologias e Artes – 4° andar.

Duração: 150 minutos.

Capacidade: 10 vagas.

Ingressos: Retirada 30 minutos antes da atividade, no 4° andar. Gratuito.

 

Vivência| Ateliê aberto: desenho com linhas

Com Patrícia Campos

Quando: De 13 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023. Sextas, às 10h30.

Classificação etária: 10 anos.

Onde: Tecnologias e Artes – 4° andar.

Duração: 120 minutos.

Capacidade: 10 vagas.

Gratuito, sujeito à lotação do espaço.

 

Oficina | Tessella: dobraduras luminosas

Com Coletivo Handmakers

Quando: De 7 a 28 de janeiro de 2023. Sábados, às 10h30.

Classificação etária: 10 anos.

Onde: Tecnologias e Artes – 4° andar.

Duração: 150 minutos.

Capacidade: 10 vagas.

Retirada 30 minutos antes da atividade, no 4° andar. Gratuito.

 

 Vivência | Ateliê aberto: light painting

Com Betina de Tella e Daniel Seda

Quando: De 12 de janeiro a 2 de fevereiro de 2023. Quintas, às 19h30.

Classificação etária: 16 anos.

Onde: Tecnologias e Artes – 4° andar.

Duração: 120 minutos.

Capacidade: 10 vagas.

Gratuito, sujeito à lotação do espaço.

 

 Vivência | Ateliê aberto: origami e kirigami

Com Betina de Tella e Daniel Seda

Quando: De 13 de janeiro a 3 de fevereiro de 2023. Sextas, às 16h.

Classificação etária: 10 anos.

Onde: Tecnologias e Artes – 4° andar.

Duração: 120 minutos.

Capacidade: 10 vagas.

Gratuito, sujeito à lotação do espaço.

___

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, São Paulo

Fone: (11) 3170-0800

Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:

Terça a sexta, das 10h às 21h30.

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

 

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a sexta, das 10h às 21h30.

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30

 

Portal Sesc SP | Facebook | Instagram | Twitter | YouTube

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts