O Teatro da USP (TUSP) recebe a Companhia do Latão com seus mais recentes espetáculos e uma oficina gratuita: Dramaturgia da atuação. Entre 2 e 12 de fevereiro, o grupo apresenta O mundo está cheio de nós (2019), e entre 23 de fevereiro e 5 de março é a vez de Lugar Nenhum (2018). Já a oficina, com inscrições online até o dia 5, será oferecida entre 13 e 16 de fevereiro. Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos antecipadamente pela plataforma Sympla.
O mundo está cheio de nós é uma encenação popular, com música tocada ao vivo, cuja cenografia configura um pequeno teatro-circo, com elementos que expõem a própria representação. A dramaturgia, escrita em processo colaborativo, é assinada por Sérgio de Carvalho, que também dirige a encenação.
A peça acompanha a jornada de Valéria Dim, prostituta do bairro da Liberdade em São Paulo, suas andanças entre os bairros ricos e pobres da cidade, seus encontros e desencontros afetivos e seu inconformismo com os padrões do mercado de gente. O roteiro se inspira livremente no filme Noites de Cabíria, de Federico Fellini (escrito em parceria com Pier Paolo Pasolini) e em imagens de poemas de Brecht.
Lugar Nenhum, escrito por Sérgio de Carvalho com colaboração do elenco, é um espetáculo inspirado em textos do escritor russo Anton Tchekhov. Estreou no Rio de Janeiro em 2018, quando o grupo comemorava 21 anos de existência, foi publicada em livro em 2019 pela editora Temporal e, no ano seguinte, pela revista Conjunto (Cuba), após tradução para o espanhol. Em 2022, o espetáculo foi apresentado no Festival São Palco, em Portugal.
A trama se passa numa casa de praia próxima a Paraty, construída sobre as ruínas de uma fazenda colonial, onde uma família de artistas intelectualizados se encontra para a comemoração do aniversário de seu filho. Um cineasta decadente, uma atriz de sucesso que encena uma peça de Ibsen, um músico que foi preso durante a ditadura e um jornalista liberal são personagens desse conjunto social confinado durante um fim de semana na praia.
Debates ideológicos sobre arte e política no Brasil se misturam aos pequenos estragos e violências cotidianas. A peça também traz reflexões sobre o próprio teatro, em que os procedimentos de construção cênica são revelados ao público a partir dos comentários de uma das personagens.
A temporada da Companhia do Latão no TUSP em 2023 marca a retomada das atividades paulistanas do grupo após três anos, ano em que completará 27 anos de trajetória.
Oficina Dramaturgia de atuação
A oficina intensiva, ministrada pela equipe da Companhia do Latão, coordenada pela atriz Helena Albergaria, realiza um trabalho prático com base em improvisações e análise de cenas. Exercícios de imaginação relacional e jogos teatrais para alimentar a criação dramatúrgica na atuação se combinam a experimentos voltados ao desenvolvimento de uma atitude realista.
O público-alvo são atrizes e atores, profissionais e amadores, e demais artistas da cena que tenham interesse e disponibilidade para o trabalho prático de atuação. A atividade é gratuita e será realizada de 13 a 16 de fevereiro de 2023, das 10 às 13 horas, na Sala Multiuso do Centro MariAntonia da USP. As inscrições podem ser realizadas até 5 de fevereiro, por meio de formulário de inscrição, e a lista de selecionados será divulgada em 7 de fevereiro.
Ficha técnica: O mundo está cheio de nós / Direção e dramaturgia: Sérgio de Carvalho / Elenco: Helena Albergaria, Ney Piacentini, Érika Rocha, Beatriz Bittencourt, João Filho, Gabriel Stippe, Ademir de Almeida, Leonardo Ventura e Carlos Santos / Música: Cau Karam, Nina Hotimsky e Lucas de Sá.
Ficha técnica: Lugar nenhum / Direção e dramaturgia: Sérgio de Carvalho / Elenco: Helena Albergaria, Ney Piacentini, Érika Rocha, Beatriz Bittencourt, Carlos Santos e Rubens Alexandre / Música e atuação: Cau Karam e Nina Hotimsky.