Abayomi são as bonecas pretas construídas a partir das sobras de retalhos, costura feita apenas com nós, é considerada hoje um amuleto de resistência e poder feminino
Nos dias 04 e 05 de fevereiro, sábado e domingo, às 15h, o Sesc Santana oferece a oficina Bonecas Abayomi Iemanjá, com Abayomi Onã. Abayomi são as bonecas pretas construídas a partir das sobras de retalhos, costura feita apenas conosco. Ela ganha popularidade na década de 80 por Lena Martins, pioneira responsável pela criação e batizado.
Lena criou a Cooperativa Abayomi responsável por liderar este movimento no Rio de Janeiro. As bonecas não possuem demarcação de olho, nariz e nem boca para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.
Símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi , palavra de origem africana, o Yorubá , uma das maiores etnias do continente africano, cuja população habita parte da Nigéria, Costa do Marfim e Togo. É muito importante que estas memórias sejam resgatadas. Abayomi é considerada hoje um amuleto de resistência e poder feminino que deve ser guardado e passadas de gerações para gerações.
SERVIÇO
04 e 05/02. Sábado e domingo, às 15h.
Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo.
Local: Quiosque. Grátis. Livre.
Duração: 180 minutos.
Acesso para pessoas com deficiência – estacionamento.
Estacionamento – R$ 12,00 a primeira hora e R$ 3,00 a hora adicional – desconto para credenciados.
Para informações sobre outras programações acesse o portal www.sescsp.org.br