Com direção de Leslie Marko e dramaturgia coletiva, espetáculo propõe reflexão sobre o espaço do jovem na sociedade
O desenvolvimento da identidade e a busca do jovem para encontrar seu lugar no mundo são questões discutidas pelo espetáculo Mergulho, da Cia. Gesto de Teatro, que tem uma temporada gratuita de circulação a partir de fevereiro. Até o momento estão previstas apresentações na Fábrica de Cultura Brasilândia (no dia 14 de fevereiro, às 10h) e no SESI Itapetininga (no dia 8 de março, às 16h).
Com dramaturgia coletiva e direção de Leslie Marko, a montagem conta a história de três personagens em busca da sua identidade em uma cidade grande como São Paulo. Eles representam grupos étnicos/culturais e tornam-se metáforas para as minorias que convivem na cidade.
A peça mergulha em alguns dos momentos do cotidiano do jovem, tais como seus sonhos, medos, angústias, ambiente familiar, amores, preconceitos, solidões, vazios, saturações de tudo e dele mesmo e, principalmente, as suas esperanças. Já para os espectadores adultos, a dramaturgia oferece a oportunidade de refletir sobre seus vínculos e posturas em relação ao jovem, assim como resgatar o jovem que eles foram.
Mergulho acredita no Teatro como um valioso caminho artístico e educacional de encontro significativo, a serviço de inquietações, questionamento, transformações pessoais e sociais. “Buscamos habitar em um mundo mais justo e melhor. Pensamos que ele só pode ser construído com a poesia e a sensibilidade, a inteligência e a vontade dos que acreditamos e abraçamos esta ideia, não sozinhos, mas no coletivo”, reflete Leslie Marko.
“É essencial, por meio do teatro, tocarmos sensível e reflexivamente jovens e adultos, educadores e estudantes. Através desta interação contribuímos com o exercício do diálogo e a construção de uma sociedade melhor”, acrescenta a diretora.
O elenco traz Gabriela Oliveira, Guillermo Alves e Leonardo Trovão. A temporada de circulação de Mergulho é possível graças ao projeto contemplado pelo edital ProAc de Circulação de Espetáculos 02/2022.
Sinopse
Mergulho retrata aspectos representativos do universo do jovem na nossa sociedade: conflitos, amores, solidões, angústias, sonhos e esperanças. Estes aspectos entrecruzam-se com questões relacionadas à diversidade. Três personagens que representam grupos étnicos/culturais, tornam-se metáforas de minorias que convivem numa cidade como São Paulo. São expostas formas de discriminação na História Social, na identidade familiar e cultural dos personagens e seus reflexos no cotidiano: judeus no Holocausto, escravidão dos negros no Brasil e a discriminação contra migrantes nordestinos ou imigrantes orientais/coreanos.
Ficha técnica
Dramaturgia: Criação coletiva.
Direção: Leslie Marko.
Elenco: Gabriela Oliveira, Guillermo Alves e Leonardo Trovão.
Produção executiva: Rogério Nagai.
Cenografia e adereços: Urga Maira Cardoso.
Trilha sonora: Leslie Marko.
Operação de luz: Paula da Selva.
Operação de som: Luiza Akimoto.
Designer gráfico: Pethra Ubarana.
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Serviço
Mergulho, da Cia. Gesto de Teatro
Classificação: Livre
Duração: 75 minutos
Fábrica de Cultura Brasilândia
Av. General Penha Brasil, 2508, Brasilândia – São Paulo, SP
Quando: 14 de fevereiro, às 10h
Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão
SESI Itapetininga
Av. Padre Antônio Brunetti, 1360,Vila Rio Branco – Itapetininga, SP
Quando: 8 de março, às 16h*
*Depois da sessão acontece um bate-papo entre o elenco e a plateia
Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão