MIS homenageia Marília Pêra com mostra de filmes em celebração ao Dia Internacional da Mulher

“O Rei da Noite” (1975), “Pixote, a lei do mais fraco” (1980), “Jenipapo” (1995) e “Central do Brasil” (1998) são alguns dos longas na programação do evento;

Os ingressos são gratuitos, disponibilizados uma hora antes de cada sessão.

São Paulo, março de 2023 – O Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, homenageia a atriz brasileira Marília Pêra com uma mostra de cinema temática realizada no contexto das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A artista, que completaria 80 anos em 2023, é a primeira atriz brasileira a receber uma retrospectiva de sua carreira no MIS na programação especial do Dia Internacional da Mulher.

De 07 a 12 de março, o público poderá assistir a filmes com a participação da artista, no Auditório do MIS, em horários variados. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes de cada exibição. Mostra Marília Pêra reúne longas-metragens da década de 1960 até os anos 2000. Na lista, estão filmes de sucesso, como “Pixote, a lei do mais fraco” (1980), “Jenipapo” (1995) e “Central do Brasil” (1998).

Além do cinema, a atriz realizou trabalhos icônicos na teledramaturgia, principalmente na comédia. Entre as mais consagradas atuações, está a personagem Rafaela da novela “Brega & Chique” (1987), escrita por Cassiano Gabus Mendes.

No teatro, Marília também construiu uma carreira vitoriosa, em que atuou e dirigiu espetáculos. Por uma década, conduziu Marco Nanini e Ney Latorraca na peça “O Mistério de Irma Vap”, sucesso de público e crítica. A artista faleceu em 2015, aos 72 anos, em decorrência de um câncer.

Confira a programação de filmes da Mostra Marília Pêra no MIS:

 

O homem que comprou o mundo

07 de março, 17h

José Guerra é um cidadão do país Reserva 17 que é preso, depois de tentar descontar um cheque de cem mil “strikmas” que diz ter recebido de um hindu. (dir. Eduardo Coutinho, Brasil, 1968, 100 min, 14 anos)

Anjos da noite

07 de março, 19h

Um painel da noite de São Paulo apresenta seus transeuntes sempre em busca de aventuras e amores. (dir. Wilson Barros, Brasil, 1987, 98 min, 16 anos)

O rei da noite

08 de março, 15h

Na São Paulo dos anos de 1940, Tezinho sofre um baque na vida após descobrir que sua noiva precisa se mudar para tratar de uma doença cardíaca. Sem notícias e sem esperanças, ele começa a namorar duas irmãs que são filhas da melhor amiga de sua mãe. (dir. Hector Babenco, Brasil, 1975, 97 min, 14 anos)

Jenipapo

08 de março, 17h

Michael Coleman é um jornalista americano, mandado para o nordeste brasileiro para entrevistar o padre Louis Stephen, um famoso missionário católico. (dir. Monique Gardenberg, Brasil, 1995, 100 min, 14 anos)

Amélia

08 de março, 19h

Sarah, em crise existencial e profissional, lida com a morte da sua camareira, Amélia e passa a conviver com as irmãs de sua auxiliar. (dir. Ana Carolina, Brasil, 2000, 130 min, Livre)

O viajante

09 de março, 17h

Rafael é um viajante que participa de uma festa no interior de Minas Gerais e desperta a paixão em Don’Ana e em Sinhá, a menina bela e inocente da cidade. (dir. Paulo César Saraceni, Brasil, 1999, 100 min, 16 anos)

Central do Brasil

09 de março, 19h

Dora ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, mas não posta as cartas. Um dia o menino Josué, pede ajuda a Dora para encontrar o pai. (dir. Walter Salles, Brasil; França, 1998, 110 min, 12 anos)

Jogo de cena

10 de março, 17h

Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contam suas histórias de vida em um estúdio. (dir. Eduardo Coutinho, Brasil, 2007, 105 min, Livre)

Dias melhores virão

10 de março, 19h

Maryalva é uma dubladora que tem como sonho ser uma grande estrela de Hollywood. (dir. Cacá Diegues, Brasil, 1989, 120 min, 14 anos)

Vestido de noiva

11 de março, 14h

Após ser atropelada, Alaíde é levada ao hospital. Em meio às alucinações, ela revisita sua vida, de quando leu o diário cafetina Madama Clessi e das brigas com a irmã que desejava seu noivo. (dir. Joffre Rodrigues, Brasil, 2006, 112 min, 14 anos)

Polaróides Urbanas

11 de março, 16h

Rio de Janeiro, quatro mulheres tentam encontrar sentido em suas existências: Lisa, diva de teatro em crise, Paula, psicanalista que tem um relacionamento difícil com a filha e as gêmeas Magali, uma dona de casa entediada e Magda, rica e solitária. (dir. Miguel Falabella, Brasil, 2008, 82 min, 14 anos)

Pixote, a lei do mais fraco

11 de março, 18h

Abandonado pelos pais, Pixote precisa roubar para sobreviver nas ruas. Ele passa a viver como um pequeno traficante de drogas e cafetão aos 11 anos. (dir. Hector Babenco, Brasil, 1980, 128 min, 16 anos)

Tieta do Agreste

12 de março, 14h

Quando tinha 17 anos, Tieta viveu aventuras amorosas que escandalizaram a população e por isso seu pai Zé Esteves a expulsa da cidade. Anos depois ela retorna à cidade. (dir. Cacá Diegues, Brasil, 1996, 114 min, 18 anos)

Bar esperança, o último que fecha

12 de março, 17h

Em um bar em Ipanema prestes a fechar e dar lugar à construção de um edifício, um grupo de pessoas se reúne para falar sobre suas vidas. (dir. Hugo Carvana, Brasil, 1983, 127 min, 16 anos)

 

O Núcleo de Cinema do MIS tem como Patrono o Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o apoio do ProAC. A B3 e Lenovo são Mantenedoras Ouro do MIS, que tem o Apoio Institucional da Kapitalo Investimentos na categoria Master, Vivo e Grupo Travelex Confidence na categoria Ouro e Vedacit, TozziniFreire Advogados e Siemens na categoria Prata. O MIS tem apoio de mídia da TV Cultura, JCDecaux, Folha de S.Paulo, Nova Brasil FM e Alpha FM e apoio operacional do Pestana Hotel Group e Telium. A Mostra Marília Pêra tem como parceiros a HB Filmes e LCBarreto.

 

SEVIÇO

Mostra Marília Pêra – Dia Internacional da Mulher

Data: 07 a 12 de março de 2023

Horário: variados

Ingressos: Gratuito – retirada do ingresso com uma hora de antecedência na bilheteria

Local: MIS Jardim Europa (Auditório MIS)

Endereço:  Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo

Classificação: de acordo com cada filme

 

Sobre o MIS

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, foi inaugurado em 1970. Sua coleção possui mais de 200 mil itens, como fotografias, filmes, vídeos e cartazes. Hoje é um dos mais movimentados centros culturais da cidade de São Paulo. Além de grandes exposições nacionais e internacionais, oferece grande variedade de programas culturais, com eventos em todas as áreas e para todos os públicos: cinema, dança, música, vídeo e fotografia estão presentes na vida diária do Museu.

 

Sobre o Clube MIS

O Clube MIS é um programa de benefícios e descontos voltado aos amantes das artes, oferecendo acesso livre a todas as exposições do MIS-SP e MIS Experience, além cursos e mais uma crescente seleção de descontos e benefícios em museus, teatros, cinemas, universidades e demais organizações dos setores cultural, de educação e de serviços. Tem como missão educar, promover, unir e prover uma enorme comunidade que se interessa, admira, produz, compra, vende e participa de qualquer manifestação artística. Ser do Clube MIS é ver primeiro. Seja por estar na frente da fila ou entre os primeiros a explorar o que há de novo no mundo das artes. Acesse: www.clubemis.com.br

 

Informações para a imprensa

Agência Galo 

contato@agenciagalo.com

Thiago Rebouças thiago.reboucas@agenciagalo.com  | (11) 98562 3094

Tales Rocha tales.rocha@agenciagalo.com | (11) 98870 1089

 

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts