Evento terá início em 11/03 no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo;
Atividade é parte da programação da mostra Marc Chagall: sonho de amor; outros dois encontros estão previstos para abril e maio
São Paulo, março de 2023 – Chagall e o amor segundo a filosofia é o tema da primeira edição do ciclo de debates Entreolhares. O encontro, a ser realizado em 11/03, às 18h, faz parte de uma série de ações especiais previstas para a temporada da exposição Marc Chagall: sonho de amor, que ocorre no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). O evento é gratuito e os ingressos devem ser retirados no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB.
A cada edição do ciclo de debates haverá a participação de um convidado. Na estreia, Alexia Bretas, doutora em filosofia e professora na Universidade Federal do ABC, fará uma palestra que oferecerá aos participantes uma visão filosófica sobre um dos temas recorrentes nas obras de Marc Chagall, o amor.
Após a palestra, o público poderá visitar a exposição e também conferir a uma apresentação do Duo Pujol formado pelos músicos Fábio Ferreira (Flauta) e Lucas Vieira (Violão), vencedores do primeiro lugar no XVIII concurso nacional de violão “Musicalis”, com premiação na mostra “Nascente” promovida pela USP, no turno música de câmara .
“Este Ciclo de debates têm o propósito de convidar o público a uma imersão ainda mais profunda em seu universo poético e vibrante, proporcionando uma reflexão sobre o amor em diversas perpectivas, tudo acompanhado por intervenções artísticas mais intimistas, com solistas ou duos de música, e declamações de poesia ”, aponta Cynthia Taboada, organizadora da mostra.
Os próximos encontros do ciclo Entreolhares estão previstos para 15 de abril e 13 de maio, sempre às 18h. Já a exposição Marc Chagall: sonho de amor permanece em cartaz até 22 de maio no CCBB SP, com entrada gratuita.
A mostra, dividida em quatro seções, tem início em Origens e tradições russas. Neste módulo estão presentes as obras Aldeia Russa (Russian village), de 1929, e Vendedor de gado (Le Marchand de Bestiaux), de 1922, cedida pelo MASP, e o livro Maternité, com gravuras de Chagall da coleção Mario de Andrade, ambos raramente expostos.
O segundo bloco da exposição, intitulado Mundo Sagrado, se subdivide em “Bíblia” e “A história do Êxodo”. Nele são destaques Davi e Golias (David et Goliath), de 1981, além de águas-fortes que representam alguns dos capítulos mais importantes do Velho Testamento, como Travessia do Mar Vermelho (Passage de la Mer Rouge), Morte de Moisés (Mort de Moïse) e 24 litografias vivamente coloridas com os passos da História do Êxodo.
Um poeta com asas de pintor, o terceiro módulo, reúne trabalhos ligados ao regresso de Chagall do exílio nos Estados Unidos. O mundo do circo, a vida parisiense e o amor a Paris são os protagonistas das obras dessa seção, como O galo violeta (Le coq violet), de 1966-1972, Músico e dançarina (Musicien et danseuse) de 1975 e a série “Derrière le Miroir” retratando lugares icônicos de Paris.
O quarto e último módulo da mostra é intitulado O amor desafia a força da gravidade. O sentimento de amor, a sensação de estar apaixonado, o enlace dos enamorados são os temas das pinturas. Ali está uma seção de buquê de flores pintados por Chagall ao longo da carreira, como Buquê de rosas (Bouquet de roses), de 1930 e Buquê de flores sobre fundo vermelho (Bouquet de fleurs sur fond rouge), de ca. 1970, Duas cabeças (Deux têtes) de 1966, Osamantes com asno azul (Les amoureux à l’anê bleu), de ca. 1955 e Os noivos com trenó e galo vermelho, (Les mariés au traîneau et au coq rouge) de 1957.
A exposição tem patrocínio da BB Seguros e do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A organização e produção são da empresa Cy Museum, em parceria com a italiana Arthemisia.
SERVIÇO
Ciclo de Debates Entreollhares
Palestra: Chagall e o amor segundo a filosofia, pela doutora em filosofia Alexia Bretas.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Data: 11/03/2023
Horário: às 18h
Ingressos gratuitos: No site bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB
Exposição: Marc Chagall: sonho de amor
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Data: até 22/05/2023
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras
Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP. Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
Assessoria de imprensa da exposição: Agência Galo
Imagens, press releases e outros materiais de apoio: www.agenciagalo.com/chagall