Segunda edição do projeto realizado pela Numen Produtora, ministra aulas de grafite e desenvolvimento de mobiliário urbano para jovens a partir de 11 anos
A arte urbana transforma espaços públicos em ambientes de socialização e exercício da cidadania – além de representar uma oportunidade de trabalho. E a segunda edição do projeto Cidades Inteligentes, realizado pela Numen Produtora, está aí para mostrar que essa é uma realidade possível. Para isso, a iniciativa realiza um bate-papo, oficinas e um evento de encerramento em São Paulo, em uma escola do bairro Jardim Nordeste, em março.
A primeira dessas atividades é um bate-papo de lançamento do projeto sobre o grafite como uma oportunidade de trabalho e geração de renda. A atividade acontece no dia 16 de março, às 10h30, na EMEF PREF. José Carlos de Figueiredo Ferraz. Além da conversa, o encontro tem a proposta de convidar os jovens presentes para participar das oficinas.
Já as Oficinas de Grafite e Desenvolvimento de Mobiliário Urbano acontecem entre os dias 20 e 31 de março, em diferentes turmas de até 20 alunos. Todas as atividades são divididas em dois ciclos de aulas. No primeiro, com duração de 40 horas, divididas em cinco encontros, os alunos têm aulas teóricas e práticas de pintura. E, na segunda etapa, os participantes colocam a mão na massa para transformar o espaço público. Todos os materiais usados nas aulas serão disponibilizados pelo próprio projeto.
Para encerrar o projeto em grande estilo, ainda está previsto um evento aberto a toda a comunidade no espaço transformado pelos alunos do projeto. O encontro, que acontece no dia 1º de abril, das 11h às 15h, na própria escola, tem música ao vivo e microfone aberto para quem quiser dar seu depoimento.
O projeto ‘Cidades Inteligentes – 2a edição’ é uma ação cultural idealizada pela Numen Produtora. A execução em São Paulo conta com o patrocínio da Meta e apoio da EMEF Pref. José Carlos de Figueiredo Ferraz, mantido pela Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.
Sobre a Numen Produtora
A Numen Produtora foi criada em 2016, na cidade de Campinas/SP. Trata-se de uma produtora cultural especializada em projetos de artes visuais elaborados para impactar a vida de pessoas e comunidades por todo o Brasil. Seus projetos são viabilizados pelo ProAC/ICMS (Programa De Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e pela Lei de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”) e são adaptados para demandas sociais próprias à realidade brasileira.
Todos os projetos culturais da Numen Produtora estão alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento social da ONU). As principais temáticas abordadas nos projetos são sustentabilidade, capacitação profissional, ocupação do espaço público e empoderamento feminino, utilizando a cultura como ferramenta para desenvolver ambientes transformadores.
Serviço
Cidades Inteligentes 2
Palestra de lançamento do projeto
Quando: 16 de março, às 10h30
Onde: EMEF PREF. José Carlos de Figueiredo Ferraz – Rua Alexander Bain, 89 – Jardim Nordeste, São Paulo
Oficinas de Grafite e Desenvolvimento de Mobiliário Urbano
EMEF PREF. José Carlos de Figueiredo Ferraz – Rua Alexander Bain, 89 – Jardim Nordeste, São Paulo
1º Ciclo: 20 a 24 de março, das 7h30 às 11h30 (com 30 minutos de pausa)
2º Ciclo: 27 a 31 de março, das 7h30 às 11h30 (com 30 minutos de pausa)
Público: 360 alunos da escola na faixa etária de 11 a 14 anos
Evento de encerramento do projeto (aberto ao público)
EMEF PREF. José Carlos de Figueiredo Ferraz – Rua Alexander Bain, 89 – Jardim Nordeste, São Paulo
Quando: 1º de abril, das 11h às 15h