Os versos do artista russo serão comentados no ciclo de conversas Entreolhares, programação especial da mostra Marc Chagall: sonho de amor, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo;
Saulo di Tarso conduzirá o bate-papo apresentando seu trabalho de transcrição dos 30 poemas de Chagall, que resultaram no livro Poemas [Poèmes];
O evento tem entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados no site bb.com.br/cultura e na bilheteria.
São Paulo, março de 2023 – Os poemas de Marc Chagall serão abordados no Ciclo de Conversas “Entreolhares”, nesta sexta-feira (24/03), a partir das 18 horas. A atividade integra a programação especial da mostra Marc Chagall: sonho de amor, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Os ingressos podem ser retirados no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB SP. É gratuito.
O artista e curador Saulo di Tarso é o convidado desta sexta-feira com a palestra “Chagall e os Olhos da Esperança”, que abordará os poemas de Marc Chagall, 30 deles transcritos para a exposição. Os versos traduzidos para o português estão no livro Poemas [Poème]. A publicação ainda será lançada oficialmente, mas o autor apresentará uma prévia durante o evento.
As conexões entre a exposição, o pintor e artistas brasileiros também estarão em pauta na palestra. Saulo di Tarso conta que ao mergulhar na obra de Chagall percebeu um fio condutor entre as criações do artista russo e a arte brasileira. “A primeira semelhança identificada foi a linguagem do cordel”, observa.
Outras revelações curisosas também farão parte do encontro com o público no CCBB, como a dedicatória de Chagall para um dos grandes nomes da arte nacional. Na gravura “O casamento” ele escreveu: “ao amigo desconhecido Mário de Andrade”.
Envolvido com a mostra Marc Chagall: sonho de amor desde a estreia no Brasil, em 2022, no CCBB Rio de Janeiro, Saulo di Tarso foi convidado para conceber os textos do catálogo e, em princípio, fazer a transcrição do poema Seul est mien ou Só é meu.
“Tive a chance de praticar o que acho mais interessante no viés da tradução da poesia, a questão da transcriação do sentido poético, utilizada pelos poetas concretos nos ensaios e traduções”, conta Saulo di Tarso, que traduziu os demais poemas de Chagall para a temporada da exposição em São Paulo.
Música
Depois de conferir a palestra o público poderá assistir a performance musical do Duo de Violoncelo e Acordeão, com os músicos Felipe Parisi e Rodolfo Schwenger. O repertório é inspirado nas obras de Marc Chagall e Air Fountain, do artista Daniel Wurtzel e que fica no térreo do CCBB SP.
A exposição
A exposição Marc Chagall: sonho de amor reúne 191 obras e está dividida em quatro módulos: Origens e tradições russas, Mundo Sagrado, Um poeta com asas de pintor, e O amor desafia a força da gravidade. Durante a visita é possível acessar trabalhos relacionados com aspectos biográficos, religiosos e sociais da vida do artista, que marcou o século XX pelo uso revolucionário das formas e das cores, criando um universo único em suas pinturas.
Entre as telas presentes no CCBB estão: Aldeia Russa (Russian village), de 1929, Vendedor de gado (Le Marchand de Bestiaux), de 1922, O galo violeta (Le coq violet), de 1966-1972, Buquê de rosas (Bouquet de roses), de 1930 Osamantes com asno azul (Les amoureux à l’anê bleu), de ca. 1955 e Os noivos com trenó e galo vermelho, (Les mariés au traîneau et au coq rouge) de 1957.
A exposição tem patrocínio da BB Seguros e do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A organização e produção são da empresa Cy Museum, em parceria com a italiana Arthemisia.
SERVIÇO
Ciclo de Conversas Entreolhares
Palestra com Saulo di Tarso “Chagall e os Olhos da Esperança”
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Data: 24/03/2023
Horário: às 18h
Exposição: Marc Chagall: sonho de amor
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Data: até 22/05/2023
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras
Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP. Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.