Poemas de Marc Chagall ganham destaque no CCBB SP nesta sexta-feira (24/03)

Os versos do artista russo serão comentados no ciclo de conversas Entreolhares, programação especial da mostra Marc Chagall: sonho de amor, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo;

Saulo di Tarso conduzirá o bate-papo apresentando seu trabalho de transcrição dos 30 poemas de Chagall, que resultaram no livro Poemas [Poèmes];

O evento tem entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados no site bb.com.br/cultura e na bilheteria.

São Paulo, março de 2023 – Os poemas de Marc Chagall serão abordados no Ciclo de Conversas “Entreolhares”, nesta sexta-feira (24/03), a partir das 18 horas. A atividade integra a programação especial da mostra Marc Chagall: sonho de amor, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Os ingressos podem ser retirados no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB SP. É gratuito.

O artista e curador Saulo di Tarso é o convidado desta sexta-feira com a palestra “Chagall e os Olhos da Esperança”, que abordará os poemas de Marc Chagall, 30 deles transcritos para a exposição. Os versos traduzidos para o português estão no livro Poemas [Poème]. A publicação ainda será lançada oficialmente, mas o autor apresentará uma prévia durante o evento.

As conexões entre a exposição, o pintor e artistas brasileiros também estarão em pauta na palestra.  Saulo di Tarso conta que ao mergulhar na obra de Chagall percebeu um fio condutor entre as criações do artista russo e a arte brasileira. “A primeira semelhança identificada foi a linguagem do cordel”, observa.

Outras revelações curisosas também farão parte do encontro com o público no CCBB, como a dedicatória de Chagall para um dos grandes nomes da arte nacional. Na gravura “O casamento” ele escreveu: “ao amigo desconhecido Mário de Andrade”.

Envolvido com a mostra Marc Chagall: sonho de amor desde a estreia no Brasil, em 2022, no CCBB Rio de Janeiro, Saulo di Tarso foi convidado para conceber os textos do catálogo e, em princípio, fazer a transcrição do poema Seul est mien ou Só é meu.

“Tive a chance de praticar o que acho mais interessante no viés da tradução da poesia, a questão da transcriação do sentido poético, utilizada pelos poetas concretos nos ensaios e traduções”, conta Saulo di Tarso, que traduziu os demais poemas de Chagall para a temporada da exposição em São Paulo.

 

Música

Depois de conferir a palestra o público poderá assistir a performance musical do Duo de Violoncelo e Acordeão, com os músicos Felipe Parisi e Rodolfo Schwenger. O repertório é inspirado nas obras de Marc Chagall e Air Fountain, do artista Daniel Wurtzel e que fica no térreo do CCBB SP.

 

A exposição

A exposição Marc Chagall: sonho de amor reúne 191 obras e está dividida em quatro módulos: Origens e tradições russasMundo SagradoUm poeta com asas de pintor, e O amor desafia a força da gravidade. Durante a visita é possível acessar trabalhos relacionados com aspectos biográficos, religiosos e sociais da vida do artista, que marcou o século XX pelo uso revolucionário das formas e das cores, criando um universo único em suas pinturas.

Entre as telas presentes no CCBB estão: Aldeia Russa (Russian village), de 1929,  Vendedor de gado (Le Marchand de Bestiaux), de 1922, O galo violeta (Le coq violet), de 1966-1972, Buquê de rosas (Bouquet de roses), de 1930 Osamantes com asno azul (Les amoureux à l’anê bleu), de ca. 1955 e Os noivos com trenó e galo vermelho, (Les mariés au traîneau et au coq rouge) de 1957.

A exposição tem patrocínio da BB Seguros e do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A organização e produção são da empresa Cy Museum, em parceria com a italiana Arthemisia.

 

SERVIÇO

Ciclo de Conversas Entreolhares

Palestra com Saulo di Tarso “Chagall e os Olhos da Esperança”

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Data: 24/03/2023

Horário: às 18h

 

Exposição: Marc Chagall: sonho de amor

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Data: até 22/05/2023

Funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras

Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP. Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts