Peças de teatro, exposição e intervenções artísticas com palhaços e malabaristas fazem parte da programação; O Mundo do Circo SP foi lançado em dezembro do ano passado e mais de 70 mil pessoas já passaram pelo local
O Mundo do Circo SP anunciou, nesta terça-feira (28), as atrações selecionadas para abril. A programação é livre e gratuita e reúne peça de teatro, espetáculos de malabarismo, shows de palhaços e música, além das intervenções artísticas e uma exposição que já é sucesso de público. Desde que foi lançado, em dezembro do ano passado, O Mundo do Circo SP, uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, já recebeu mais de 70 mil pessoas no Parque da Juventude, zona norte da capital paulista, onde fica localizado.
“Temos tido um retorno incrível da população, que já tem no Mundo do Circo SP um lugar para passear com a família, levar as crianças e os idosos”, diz Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, gestora do programa. “Tínhamos uma expectativa importante, mas já muito superada, o que só prova que São Paulo segue como um lugar de acolhimento, de representatividade, e que todas as formas de cultura têm sempre espaço garantido”.
As palhaçadas das “Estripulias de Picadeiro” da Cia. Do Tok Tok e a peça “O Macaco e a Lua”, que mistura vários esquetes circenses para contar a história clássica africana, são as atrações deste primeiro final de semana, dias 1º e 2 de abril respectivamente, a partir das 17h.
“A Mulher Bala”, “Magia do Circo”, “Divinamente”, “Espetáculo de Música e Malabares”, “Você já viu isso” e os acrobatas do “Encontro de mão a mão” também integram a programação que serão apresentadas aos finais de semana de abril.
De acordo com Antonio Sartini, gestor do Mundo do Circo SP, as intervenções artísticas já fazem parte do Mundo do Circo SP e terão continuidade em abril, a partir do sábado (8). “O elemento surpresa é uma característica da linguagem circense e a intenção é justamente criar essa atmosfera que lembre o circo de todas as formas para que o público possa aproveitar o máximo a experiência”, diz Sartini. “Aguardem que tem muita coisa boa”, provoca.
A exposição “Mundo do Circo” na Lona Exposição, um sucesso desde a inauguração, continua aberta e gratuita. A mostra tem curadoria do palhaço Hugo Possolo e do cenógrafo Zé Carratu. São dezenas de maquetes que dialogam com o imaginário popular sobre o circo e que, ao contrário da maioria das exposições, podem e devem ser manipuladas pelos visitantes.
A programação completa está disponível no site do Mundo do Circo SP – www.mundodocircosp.com.br
.
Programação de abril – O Mundo do Circo SP
Lona de Exposição
Terça a domingo das 11h às 18h – Exposição Mundo do Circo
Picadeiro a Céu Aberto
Finais de semana, de 8 a 30/4 – Intervenções artísticas das 12h às 18h
23/4, 15h – Você já viu Isto
Lona Multiuso
29/4, das 14h às 17h, Encontro de Mão a Mão
Grande Lona
1/4, 17h, Estripulias Di Picadeiro com Cia Tik Tok
2/4, 17h, O Macaco e a Lua
8/4, 17h, A Mulher Bala
9/4, 17h, Estripulias Di Picadeiro com Cia Tik Tok
15/4, 17h, Magia do Circo com Cooperativa
16/4, 17h, Divinamente com A Casa da Gelatina
22/4, 17h, Espetáculo de Música e Malabares
29/4, 17h, Espetáculo de Música e Malabares
30/4, 17h, Divinamente com A Casa da Gelatina
Sobre o Mundo do Circo SP
O Mundo do Circo SP foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense. O local conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo-, além do Picadeiro Aberto.
A Grande Lona vai apresentar circos itinerantes com espetáculos, mostras de números circenses, shows e outras atividades. A Lona Multiuso abrigará grupos, companhias, duplas e artistas individuais diversos, tanto para o desenvolvimento técnico de espetáculos como para apresentações. Um terceiro espaço, a Lona Exposição, abrigará exposição lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando suas várias modalidades artísticas, enriquecendo a experiência sensorial proporcionada pelo espaço temático. O Picadeiro Aberto, por sua vez, ficará dedicado a espetáculos e números de rua.
Para além da realização de temporadas de circos itinerantes, o espaço vai sediar mostras, encontros, práticas, oficinas e ensaios, residências e iniciativas de capacitação.
O local contará com o Programa de Sustentabilidade do Circo, que tem por objetivo se tornar um modelo para o setor circense, com oportunidades para apresentação, qualificação técnica, estética, prática, capacitação e reciclagem.
A Vila dos Artistas receberá as caravanas circenses itinerantes nas temporadas da grande lona. Em uma segunda fase, há a previsão ainda da instalação de loja para venda de objetos relacionados ao universo circense e uma praça de alimentação.
O Mundo Circo SP conta com investimento de R$ 14,4 milhões do governo de São Paulo e vai ocupar um espaço de mais de 10 mil m2 do Parque da Juventude.
Com a ação, o Parque da Juventude, gerido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e que completa 20 anos em 2023, passa a integrar um conjunto importante de ações estaduais, que inclui a Biblioteca de São Paulo com mais de 35 mil títulos e a Escola Técnica Estadual (ETEC).
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.