Mauro Diniz no Boteco Dona Tati

No primeiro domingo de abril (2), o Boteco Dona Tati, na Barra Funda, recebe recebe Mauro Diniz, com o Samba Panelão do Jarrão – de São Mateus, ZL, a partir das 15h, com entrada gratuita.

Mauro Diniz é natural do Rio de Janeiro do bairro Oswaldo Cruz, um dos mais tradicionais bairros do samba carioca e é filho de Monarco, que foi cantor, compositor, baluarte e presidente de honra da Escola de Samba Portela.

Seguiu os passos do pai, aos oito anos de idade, já escrevia paródias das letras do consagrado Monarco. Em 2022, foi convidado para ingressar na Velha Guarda da Portela.

Serviço: 

Samba Panelão do Jarrão com Mauro Diniz

Quando: 2 de abril

Horário: 15h

Grátis 

Boteco Dona Tati

Endereço: Rua Conselheiro Brotero, 506 – Barra Funda

Horário de funcionamento: De quarta-feira à sexta-feira das 17h à meia-noite; Sábados, das 13h a meia noite e aos Domingos das 13h às 23h;

Aceita todos os cartões de crédito, débito, dinheiro ou pix.

Wi-fi: gratuito

Possui mesa ao ar livre

Facebook: botecodonatati

Instagram: botecodonatati

+ Boteco Dona Tati

Dona Tati Alves Martins, mulher preta descendente de indígena, nascida na cidade de Estrela D’oeste, SP. O primeiro bar da Dona Tati foi no metrô Vergueiro em uma galeria, um bar 24 horas, era uma sociedade com o irmão.

Chegou aos Campos Elíseos, em 2001, começou na Alameda Eduardo Prado, com uma rotisseria, vendia massas congeladas, molhos e carnes, mas logo depois inicia o bar, onde passa a servir refeições e sua clássica feijoada. Por diversas vezes grupos do bairro da Barra Funda promoveram rodas de samba no bar, até o bloco carnavalesco filhos de Jorge, começar a servir a Feijoada de São Jorge (feijoada comunitária e gratuita), uma vez por mês, movimento que aconteceu em 2012/13.

Um acontecimento familiar muda a história do bar, a perda do filho mais velho precocemente aos 36 anos e a decisão de Dona Tati de fechar o espaço. O filho mais novo, Thiago, apoiou a mãe neste momento e assumiu a casa com ela depois desse episódio em 2016, ele criou um novo cardápio, também, como produtor cultural passa a fazer uma curadoria musical para casa, dando foco para ascendência da família: tornando-se assim uma das principais casas de samba da cidade.

Em 2018, a casa já não comporta mais o grande público que tomava as calçadas e vão para um espaço maior no bairro ao lado – Barra Funda, nos dois próximos anos com sucesso absoluto, tornando-se um refúgio do bom samba. Já no endereço novo o cardápio é mais uma vez ampliado com o propósito de comidas brasileiras que evidenciam a ancestralidade e história de Dona Tati.

Com a pandemia, a casa fecha em março de 2020, para o público e sobrevive vendendo comida e bebida, durante esse período aconteceu até um incêndio na cozinha. Dona Tati entrega o espaço e aluga um novo lugar, mais espaçoso na Rua Conselheiro Brotero, pois conseguiram o Pronamp (linha de crédito do Governo Federal para pequenos empreendedores) e Aldir Blanc (Política Nacional de Fomento à Cultura), venderam um carro para pagar dívidas com a reforma e reabriram as portas ao público em geral em maio de 2022.

O Boteco Dona Tati apoia o Samba Casting – descontraído e informativo Podcast de samba e pagode.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts

João Ventura em Contraponto

Pianista, cantor e compositor brasileiro que encantou Madonna, apresenta espetáculo no Teatro B32, fará a fusão da música erudita com a popular O pianista, cantor