Museu da Pessoa promove ciclo de debate “Memórias da Pandemia” na USP e Sesc SP

Programação gratuita marca o lançamento de novas coleções do Museu dedicadas às histórias da pandemia

No dia 17 de abril, o Museu da Pessoa promove dois ciclos de debates do projeto “Memórias da Pandemia”. O primeiro acontece das 14h às 17h, no Instituto de Estudos Avançados da USP (Auditório Alfredo Bosi). Já o segundo será no CPF (Centro de Pesquisa e Formação), do Sesc, entre 19h e 21h30. Ambos contarão com mesas de debates e lançamentos.

No auditório Alfredo Bosi, o evento tem início com a mesa “Perspectivas do presente para sonhar o futuro: experiência e imaginário no contexto pandêmico”, dia 17 de abril, segunda-feira, entre 14h e 15h15. Participam Karen Worcman, fundadora e diretora do Museu da Pessoa, Thiago Lima Nicodemo, Coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo e responsável pelo Centro de Humanidades Digitais, da Unicamp, com mediação de Paulo Endo, da IEA/USP.

Entre 15h30 e 17h, acontece a apresentação do projeto Inventários de Sonhos e do “Conte sua história” sobre a pandemia. Integram a mesa Felipe Rocha e Odilon Gonçalves, do Museu da Pessoa, e Denise Mamede, do Inventário de Sonhos.

À noite, o evento acontece no CPF Sesc (Centro de Pesquisa e Formação). Entre 19h15 e 20h15, a mesa “Memórias da pandemia: traumas, esquecimento e direito à memória”, contará com Danilo Cesar, do Memorial das Vítimas do Coronavírus no Brasil, Lucas Lara, do Museu da Pessoa e Paulo Endo, do IEA-USP.

Das 20h30 às 21h30 acontece o lançamento da experiência digital de coleções do Museu da Pessoa. A partir desse dia, será possível para os usuários criarem suas coleções no site do Museu com imagens e histórias do acervo e compartilhá-las nas com amigos e redes sociais.

A apresentação dos lançamentos de coleções será de Lucas Lara e Odilon Gonçalves, do Museu da Pessoa e de Caroline Mortágua, do Inventário de Sonhos. O Evento no CPF Sesc também marca a exibição dos curtas-metragens Memórias da Pandemia.

Museu da Pessoa e Covid

Ao longo dos últimos anos, o Museu da Pessoa, assim como diversas organizações culturais brasileiras, vem se dedicando ao registro e disseminação de memórias relacionadas ao período da pandemia da COVID-19.

Em 2022, por meio de uma emenda parlamentar da deputada federal Sâmia Bomfim, realizou, junto ao Memorial das Vítimas do Coronavírus no Brasil e a Rede Apoio Covid-19, uma formação online com pessoas de todo o Brasil. Os participantes entraram em contato com A Tecnologia Social da Memória e, além de enviarem suas memórias, realizaram entrevistas de história de vida com pessoas cujas vidas foram impactadas de forma profunda pela pandemia.

Há também mais de mil relatos de sonhos pandêmicos, coletados pelo Museu das Memórias (In)possíveis por meio do projeto Inventário de Sonhos. Agora, o Museu da Pessoa, em parceria com o IEA-USP e o SESC CPF apresentam uma agenda de debates para marcar o lançamento de todo o material, assim como da nova ferramenta de coleções do Museu da Pessoa.

A organização do evento é das instituições Museu da Pessoa, Museu das Memórias (In)possíveis/APPOA, Memorial das Vítimas do Coronavírus no Brasil, Rede Apoio Covid-19, IEA-USP, com apoio da Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, SESC CPF, FAPESP.

Serviço

Ciclo de debates “Memórias da pandemia” e lançamentos do Museu da Pessoa

No IEA-USP e CPF Sesc

Dia 17 de abril

Tarde- Das 14h às 17h

Local: Auditório Alfredo Bosi – IEA/USP

Capacidade: 120 pessoas

Entrada gratuita

14h – 15h15

Mesa de debate: Perspectivas do presente para sonhar o futuro: experiência e imaginário no contexto pandêmico

Integrantes da mesa:

Karen Worcman (Museu da Pessoa)

Thiago Lima Nicodemo (Centro de Humanidades Digitais – Unicamp / Arquivo Público do Estado de São Paulo)

Mediação: Paulo Endo (IEA/USP)

15h30 – 17h:

Apresentação – projetos Inventário de Sonhos e Conte sua história sobre a pandemia.

– Lançamento da coleção Inventário de Sonhos

– Lançamento do caderno especial Inventário de Sonhos

Integrantes da mesa:

Felipe Rocha e Odilon Gonçalves (Museu da Pessoa)

Denise Mamede (Inventário de Sonhos)

Noite – Das 19h às 21h30

Local: CPF SESC

Capacidade: 50 pessoas

Entrada gratuita

19h15 – 20h15

Mesa de debate: Memórias da pandemia: Traumas, esquecimento e direito à memória. 

Integrantes da mesa:

Danilo Cesar (Memorial das Vítimas do Coronavírus no Brasil)

Lucas Lara (Museu da Pessoa)

Paulo Endo (IEA-USP)

Mediação: SESC CPF

20h30 – 21h30

Lançamentos

– Lançamento da ferramenta de coleções do Museu da Pessoa – projeto Memórias da pandemia

– Lançamento da coleção Inventário de Sonhos

– Exibição de quatro curtas-metragens Memórias da Pandemia

Apresentação: Lucas Lara e Odilon Gonçalves (Museu da Pessoa) e Caroline Mortágua (Inventário de Sonhos)

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts

João Ventura em Contraponto

Pianista, cantor e compositor brasileiro que encantou Madonna, apresenta espetáculo no Teatro B32, fará a fusão da música erudita com a popular O pianista, cantor