SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA LEVA TRÊS OBRAS AO PALCO DO TEATRO MUNICIPAL MIGUEL MONICO, EM GARÇA

Nos dias 28 e 29 de abril – Dia Internacional da Dança -, às 20h, a SPCD realiza apresentações e atividades educativas gratuitas 

São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa – leva ao palco do Teatro Municipal Miguel Monico, em Garça, três obras de seu repertório, dentre elas uma pré-estreia e também uma atividade educativa.  As apresentações acontecem nos dias 28 e 29 de abril, às 20h. Além dos espetáculos, inserem-se dentro das comemorações do Dia Internacional da Dança, celebrado no dia 29, uma Oficina de Balé Clássico, agendada para às 11h30. A atividade será aberta ao público e integra o eixo Educativo da companhia. Toda a programação será gratuita.

Para iniciar a noite, a SPCD apresenta Odisseia (2018), de Jöelle Bouvier. A obra propõe uma viagem, um reencontro consigo mesmo. Movida pela questão dos migrantes da atualidade, a coreógrafa constrói uma estrutura dramática e poética que aborda temas como mudança, transição, partida e a esperança de uma vida melhor. “Neste momento, somos todos sensíveis a esta questão, que é forte no mundo.”, comenta Joëlle. Bouvier explica que procurou misturar fragmentos das Bachianas Brasileiras com a composição de Bach, Paixão Segundo São Mateus. Ao final, temos na voz de Maria Bethânia a música Melodia Sentimental e o poema Pátria Minha. A obra tem coprodução com Chaillot – Théâtre National de la Danse, na França.

Em seguida, Partita (2022), de Stephen Shopshire, inspirada na pintura do artista renascentista Pieter Bruegel (1525-1569) “Landscape with the Fall of Icarus” (1555), em diálogo com o poema homônimo escrito, em 1939, por William Carlos Williams (1883-1963). Com um figurino minimalista, o bailarino explora o espaço cênico e reescreve cada letra dos versos do poeta, em diálogo com os gestos dos outros intérpretes. Uma bailarina, ao canto da cena, soletra o texto completo no ar, que ganha ainda mais potência a cada frase dançada. Sob três movimentos contemporâneos da “Partita, Perihelion”, de Margaret Schedel e Mikylah Myers McTeer, instrumentos como flauta e violino ganham nuances eletrônicas. A peça instiga o espectador a perceber as interpretações e sensações do que se vê no próprio corpo. Uma obra “abstrata e desafiadora, com pessoas normais fazendo coisas extraordinárias”, revela o coreógrafo. A obra é uma coprodução com o The Dutch Performing Arts Program of the Performing ArtsFund NL (Holanda).

Para fechar a noite, acontece a pré-estreia de Le Chant Du Rossignol (2023), remontada por Giovanni di Palma e baseada em O Rouxinol, conto de Hans Christian Andersen. Marcada por movimentos rápidos que somem no espaço escuro do palco, a obra é assinada por Marco Goecke que se inspira na dualidade do natural versus o artificial, contando com a figura de um pássaro real justaposta com sua versão mecânica.

As apresentações são gratuitas e os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do espetáculo na bilheteria do Teatro.

Atividade Educativa

No dia 29, acontece a Oficina de Balé Clássico, das 11h30 às 12h45. A atividade acontece na Escola Municipal de Cultura Artística Amélio Naná Zancopé, e será ministrada pelo professor-ensaiador da companhia, Bruno Veloso. As vagas são limitas e para participar é necessário inscrever-se no link https://forms.gle/PVtPU8EUXe6PHwTY6.

“Estamos muito felizes em comemorarmos o Dia Internacional da Dança, em Garça, fazendo o que a gente mais gosta. Colocando a dança nos palcos, nas ações educativas e, sobretudo, nos conectando com as mais diversas plateias”, fala Inês Bogéa, diretora artística e educacional, da São Paulo Companhia de Dança.

 

Serviço:

 

SPCD em Garça

Data: 28 e 29 de abril (sexta e sábado)

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Miguel Monico, 522 – Av. Dr. Rafael Paes de Barros – Williams, Garça

Ingressos: Retirada na bilheteria do teatro com 1 hora de antecedência.

 

Oficina de Dança – Balé Clássico

Data: 29 de abril – das 11h30 às 12h45

Local: Escola Municipal de Cultura Artística- Amélio Naná Zancopé – R. Vinte e Sete de Dezembro, 10 – Williams, Garça – SP, 17400-000

Inscrição: Vagas limitadas inscrição via link https://forms.gle/PVtPU8EUXe6PHwTY6. No assunto, deve constar o título Oficina de Balé Clássico, e no corpo do e-mail o participante deve escrever seu nome completo, idade – a partir de 14 anos -, telefone, CPF e qual sua escola de dança, caso faça parte de alguma – requisito não obrigatório.

 

Odisseia (2018)

Produção Associação Pró-Dança e coprodução Chaillot – Théâtre National de la Danse

Coreografia: Jöelle Bouvier

Música: trechos de Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa Lobos; trechos de Paixão Segundo São Mateus, de Johann Sebastian Bach; Melodia Sentimental, de Villa Lobos (letra de Dora Vasconcellos); poema Pátria Minha, de Vinícius de Moraes; e texto de Irène Jacob

Iluminação: Renauld Lagier

Figurino: Fábio Namatame

Assistente de coreografia: Emilio Urbina e Rafael Pardillo

Duração: 37 minutos

Fotos: https://bit.ly/3OEMNK7

 

Partita (2022)

A obra é uma coprodução com o The Dutch Performing Arts Program of the Performing ArtsFund NL (Holanda).

Coreografia, Figurino e Iluminação: Stephen Shropshire

Música: Partita, Perihelion I, II e III (Allamande; Sarabande e Gigue) de Margaret Anne Schedel, interpretada por: Schedel e Mikylah Myers

Duração: 15 minutos

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1PZnYRpkKSr8czzHDaM4E5s5AsY2HRrfq?usp=sharing

 

Le Chant Du Rossignol (2023) – PRÉ-ESTREIA

Coreografia e Figurino: Marco Goecke

Remontagem: Giovanni di Palma

Música: Le Chant du Rossignol, de Igor Stravinsky

Iluminação: Udo Haberland

 

 

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Direção Artística e Executiva | Inês Bogéa

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital criado em 2020, realizou mais de 50 espetáculos virtuais e streamings de apresentações que somam mais de 1 milhão de visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EXECUTIVA | INÊS BOGÉA é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.

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