A mostra apresenta ao público diferentes aspectos do português moçambicano, como história, gramática, vocabulário e relações com outras línguas
O Centro MariAntonia da USP inaugura, no dia 1º de junho, às 19 horas, a exposição O Português de Moçambique no caleidoscópio, com mapas, gráficos, fotografias, cartoons, gravações em áudio e pôsteres. A mostra é uma parceria da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, com curadoria do designer Vincent Caudry e a coordenação das professoras Inês Machungo e Perpétua Gonçalves, da instituição moçambicana. A entrada é gratuita e a visitação é realizada de terça a domingo e feriados, das 10 às 18 horas.
Com o objetivo de divulgar informações acerca de diferentes aspectos da língua portuguesa em Moçambique (como história, gramática, vocabulário e relações com outras línguas), a exposição chega ao Brasil a convite das professoras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Olga Coelho e Esmeralda Negrão.
Nos dias 1º e 2 de junho, a partir das 16 horas, haverá um ciclo de palestras com diversos convidados com conferência de Conceição Evaristo (USP e Itaú Cultural), e mesas de debates com Carlos Alberto Faraco (UFPR), Margarida Petter (USP), Perpétua Gonçalves (UEM, Moçambique), Rodrigo Madrid (IFPI) e Evani Viotti (USP) coordenadas pelas professoras Olga Coelho e Esmeralda Negrão. Os temas abarcam estudos desenvolvidos no Brasil e na África, sobre o português e sobre línguas africanas.
A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Marli Quadros Leite, destaca que “a mostra e as conferências fortalecem a parceria entre as instituições e jogam luz sobre a variedade dos estudos acadêmicos do português e línguas africanas, bem como de sua riqueza cultural”.
A exposição se insere em um conjunto de iniciativas voltadas para o estudo e a difusão da História Linguística Transatlântica, desenvolvida pelo Centro de Documentação em Historiografia Linguística do Departamento de Linguística da FFLCH, pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, e pelo grupo de pesquisa do CNPq denominado Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos (LELT). Conta com o apoio do Centro de Estudos Africanos, Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da USP.
Inauguração
Quinta-feira, 1º de junho
16 horas
Conferência com a escritora Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência (USP e Itaú Cultural)
17 horas
Mesa-redonda: O português no caleidoscópio
Português, uma língua pluricêntrica? – Carlos Alberto Faraco, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Do Cafundó a Damásio: comunidades quilombolas no DL/USP e nos itinerários de Ana Stela – Margarida Petter, Universidade de São Paulo (USP)
Pesquisas sobre variedades de línguas ex-coloniais. Entregando o sapatinho à Cinderela – Perpétua Gonçalves, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
Coordenação: Olga Coelho (USP)
19h – Abertura oficial da exposição O Português de Moçambique no caleidoscópio
Marli Quadros Leite, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP
José Tavares Correa de Lira, Centro MariAntonia da USP
Perpétua Gonçalves, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
Sexta-feira, 2 de junho
16 horas
Mesa-redonda: O desenvolvimento do estudo de línguas africanas e da linguística africana no Brasil e na USP
O estudo de línguas africanas e da linguística africana no Brasil e na USP – Margarida Petter (USP).
Reflexões sobre transitividade a partir de dados de línguas bantu – Rodrigo Madrid (Instituto Federal do Piauí)
O contato entre línguas africanas e português na evolução do português brasileiro – Evani Viotti (USP)
Coordenação: Esmeralda Vailati Negrão (FFLCH e IEA/USP)