Fábricas de Cultura realizam homenagem à Rita Lee com mais de 240 atividades em junho

Programação será espalhada pela capital, Grande São Paulo e litoral, em locais como Vila Curuçá, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Belém, São Bernardo do Campo, Vila Nova Cachoeirnha, Capão Redondo e Santos

No mês de junho a cantora Rita Lee, falecida no dia 08 de maio, recebe uma homenagem à altura de sua carreira pelas Fábricas de Cultura, equipamentos da Secretaria Estadual de Cultura.Serão mais de 240 atividades, todas gratuitas, espalhadas por São Paulo, Grande São Paulo e litoral.

Entre os destaques da programação estão a “Trilha de Curta Duração: Cante e Toque Rita Lee”, onde os participantes conhecerão a história da Rita Lee na música brasileira e seu percurso artístico, a partir da imersão em sua obra a trilha de curta duração proporá um desenvolvimento da percepção auditiva, técnicas em variados instrumentos tendo o acompanhamento do canto, e o estudo de solos.

Também será destaque as atrações musicais  “Rita Lee Cover”; o teatro musical “A Moça das Flores”; seminário cultural com “Sérgio Carlini” guitarrista da banda Tutti Frutti, banda na qual a cantora já foi integrante; exibição do documentário: “Um Broto Legal”, grafittis em telas inspiradas nas canções de maiores sucessos da Rita Lee.

Programação de 01 a 06 de junho

Programação completa aqui

01 de junho

Atividade Literária: Desculpe o auê

A equipe da Bibliotech, através de um bate- papo, apresentará a vida e obra dessa artista que tanto nos inspira. Tendo como base seu livro: “Rita Lee: uma autobiografia”, serão abordadas histórias, curiosidades e trajetória de sua vida pessoal, que foi intensa e única.

Data: 01 de Junho às 15h

Local: Bibliotech – Fábrica de Cultura de Cidade Tiradentes: Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Hab. Fazenda do Carmo, São Paulo – SP, 08421-530

Exibição do documentário: “Um Broto Legal”

No final dos anos 50, a jovem Célia Campello, tem apenas 16 anos e já faz sucesso cantando na rádio da cidade. A artista que, mais tarde, ficou conhecida como Celly Campello, é considerada uma das precursoras do rock and roll no Brasil, com seus hits: “Banho de Lua” e “Estúpido Cúpido”.

Data: 01 de Junho às 9h30 (Itinerante UME Ayrton Senna) -Av. Senador Pinheiro Machado, 617 – Campo Grande, Santos – SP, 11075-003

1 e 2 de Junho às 14h (Itinerante/Presencial: UME Santista) -Rua Sete de Setembro, 34 – Vila Nova, Santos – SP, 11013-350

Teatro musical “Moça das Flores”

Manoela é uma florista solitária, ao longo do espetáculo ela conhece pessoas que mudam o seu destino e Manoela também muda a vida de cada um que passa por ela. Um certo dia ela desaparece e a cidade fica à procura da “Moça Das Flores”.

Data: 01 de Junho às 14h

Local: Fábrica de Cultura de Sapopemba: R. Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Juta, São Paulo – SP, 03977-409

Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasapopemba)

Atividade LEEterária: A EscRITA de Rita

A equipe de Bibliotech da Fábrica de Cultura Vila Curuçá, convidará o público a conhecer o Livro: “Rita Lee: Uma autobiografia” onde a autora, escolheu as fotos, criou as legendas, decidiu a ordem das imagens, fez a capa, pensou na contracapa, nas orelhas, enfim em tudo que envolve o processo editorial. Abordaremos também outras obras presentes no nosso acervo como o “Storynhas”um divertido e inusitado encontro de Rita Lee e Laerte num livro cheio de humor e rock’n’roll; “Amiga ursa, Uma história triste, mas com final feliz” e “Dr. Alex e Vovó Ritinha: Uma aventura no espaço”.

Data: 01 de Junho às 11h

Local: Bibliotech – Fábrica de Cultura de Vila Curuçá: R. Pedra Dourada, 65 – Jardim Robru, São Paulo – SP, 08441-030

02 de junho

Show musical “Rita Lee Cover”

“RITA LEE 75 ANOS DE ROCK” é um super show com a banda ao vivo e com sete integrantes, onde executam os maiores clássicos de Rita Lee & Roberto de Carvalho passando por uma retrospectiva musical e teatral da carreira da cantora. Durante o show serão apresentadas as réplicas de vários figurinos das épocas que marcaram os grandes sucessos de Rita e que também estiveram recentemente na exposição “Samsung Rock Exhibition Rita Lee” no MIS, em São Paulo capital, além de grande interação com o público e com os arranjos fiéis aos originais e de shows ao vivo também. Essa banda cover é ASSISTIDA e RECONHECIDA OFICIALMENTE por Rita Lee e Roberto de Carvalho e também o único grupo musical do Brasil que apresenta nos shows e espetáculos as réplicas dos figurinos originais cedidos pela própria rainha do rock. Estes figurinos e réplicas usados por Rita nas suas turnês pelo Brasil e mundo acompanham a execução dos maiores hits da cantora.

Data: 02 de Junho das 14h às 16h

Local: Fábrica de Cultura do Parque Belém: Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho, São Paulo – SP, 03015-000

Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturabelem)

Roda de Conversa: “TropicaLEE-a”

“Os Mutantes” foi uma banda irreverente formada durante o Movimento Tropicalista, em 1966, considerada pioneira na mescla do rock and roll psicodélico com elementos musicais e temáticos brasileiros. Rita Lee, Arnaldo Baptista, e Sérgio Dias, exerciam sua própria criatividade na utilização de feedback, distorção e truques de estúdio de todos os tipos, assim como era feito pelo quarteto de Liverpool, tendência naquela época. A equipe de Bibliotech da Fábrica de Cultura Vila Curuçá convida o público a conhecer como, a partir desse grupo, passou a existir uma espécie de mistura da música estrangeira com a brasileira e a adição de novas ideias, com doses de experimentalismo, que revolucionou a música nacional, inspirada no livro: “Os Mutantes, a Hora e a Vez”de Leila Lisboa.

Data: 02 de Junho às 15h

Local: Bibliotech – Fábrica de Cultura de Vila Curuçá: R. Pedra Dourada, 65 – Jardim Robru, São Paulo – SP, 08441-030

Teatro musical “Moça das Flores”

Manoela é uma florista solitária, ao longo do espetáculo ela conhece pessoas que mudam o seu destino e Manoela também muda a vida de cada um que passa por ela. Um certo dia ela desaparece e a cidade fica à procura da “Moça Das Flores”.

Data: 02 de Junho às 14h

Local: Fábrica de Cultura de Vila Curuçá: R. Pedra Dourada, 65 – Jardim Robru, São Paulo – SP, 08441-030

Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturacuruca)

03 de junho

Grafites em Tela “Homenagem a Rita Lee”

Em homenagem a Rita Lee, a equipe de difusão, reuniram 15 grafiteiras que tiveram como inspiração alguns dos maiores sucessos musicais da carreira da cantora. As grafiteiras, responsáveis por transpor as técnicas do graffiti, suas experiências e seu repertório cultural do muro para essas telas, foram: A Folego, Zerlô, Ana Kia, Nuvem, Bruxa, Nany Dias, ray, Fixxa, Jae Alves, Negana, Faty, Tia Bob, Anjinha, Rizka e Laís da Lama. Por questão de localidade das grafiteiras, a atividade não será executada em todas as unidades.

Data: De 03 a 06 de Junho das 09h às 17h

Local: Fábrica de Cultura do Parque Belém: Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho, São Paulo – SP, 03015-000

Divulgação/transmissão: Instagram @fabricadeculturabelem

Atividade de Internet: Daisy Lee e Rita Jones

Rita Lee inspirou mulheres do mundo inteiro a serem livres e autênticas, mas o que ninguém adivinharia é que ela também seria a inspiração para uma roqueira ficcional que saiu de um livro best-seller e ganhou série e álbum próprio. “Daisy Jones and The Six”, de Taylor Jenkins Reid é uma obra sensação em 2023 e a equipe de Bibliotech contará a história que muitas vezes se entrelaça com a de nossa querida ovelha negra.

Data: 03 de Junho às 11h

Local: Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo: Av. Armando Ítalo Setti, 70 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo – SP, 09760-280

Divulgação/transmissão: TV Fábricas de Cultura – Canal do YouTube

Tributo a Rita Lee “João e Giselle”

Apresentação musical dos artistas da comunidade e região em homenagem a Rita Lee. Data: 03 de Junho às 12h

Local: Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo: Av. Armando Ítalo Setti, 70 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo – SP, 09760-280

Divulgação/transmissão: Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasbc4.0)

Atividade de Jogo: Cante com a LEEtra

Você aí “Anda meio Desligado?”, “Orra Meu!” O nome de Rita Lee está imortalizado em LEEtras de músicas de grandes compositores do Brasil. Sim, é um “Caso Sério”! Rita Lee foi feliz na música brasileira ao compor o próprio repertório e também ao ser celebrada em músicas de outros compositores. Então, “Chega Mais”, e “Baila comigo” com sua “Cor de rosa choque” e celebre “Esse tal de Roque Enrow”, venha completar a LEEtra de música nesse jogo de karaokê, porque “Agora só falta você!”.

Data: 03 de Junho às 15h e 08 de Junho às 11h 

Local: Bibliotech – Fábrica de Cultura de Vila Curuçá: R. Pedra Dourada, 65 – Jardim Robru, São Paulo – SP, 08441-030

04 de junho

Tributo a Rita Lee – Rock de Quebrada: Banda Rádio Pirata

A Rádio Pirata, antes conhecida como Pula Fogueira, é uma banda periférica de rock, situada na Zona Leste de São Paulo. À princípio, fora criada para um evento na ETEC Sapopemba, entretanto, as oportunidades pós evento, se tornaram em uma grande demanda. O grupo é composto por; um guitarrista; um baterista; um tecladista e um vocalista. O enxuto repertório à Rita Lee tem origem à paixão do grupo por Rock Nacional. Por consideração ao legado, fora adicionado algumas de suas composições em nosso conjunto de músicas.

Data: 04 de Junho às 13h

Local:Fábrica de Cultura de Sapopemba: R. Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Juta, São Paulo – SP, 03977-409

Divulgação/transmissão:Transmissão on-line (Instagram principal @fabricasdecultura/ Instagram local @fabricadeculturasapopemba)

05 de junho

Trilha de Curta Duração: Cante e Toque Rita Lee 

Nesta Trilha de Curta Duração, os participantes conhecerão a história da Rita Lee na música brasileira e seu percurso artístico, e a partir da imersão em sua obra a trilha de curta duração proporá um desenvolvimento da percepção auditiva, técnicas em variados instrumentos tendo o acompanhamento do canto, e o estudo de solos.

Data e horário: 05 de Junho a 07 de Junho das14h às 17h – Trilha de Curta Duração

Local: Fábrica de Cultura de Cidade Tiradentes: Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Hab. Fazenda do Carmo, São Paulo – SP, 08421-530

06 de junho

Contação de História: Dr. Alex

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05/06), a Bibliotech fará uma contação de história inspirada no livro: “Dr. Alex”, da cantora, compositora, multi-instrumentista, apresentadora e escritora brasileira Rita Lee, que nos deixou em maio de 2023. O livro conta a saga de um cientista alemão defensor dos animais que se transforma em um ratinho para se livrar de um grupo de malvados que não respeita bichos e nem o meio ambiente. A autora – que desde sempre lutou pela causa animal e ambiental – lançou a série entre 1986 e 1992. Completam a coleção: “Dr. Alex e os Reis de Angra”, “Dr. Alex na Amazônia” e “Dr. Alex e o Phantom”.

Data: 06 de Junho às 15h e 14 de Junho às 11h

Local: Bibliotech – Fábrica de Cultura de Cidade Tiradentes: Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Hab. Fazenda do Carmo, São Paulo – SP, 08421-530

Grafites em Tela “Homenagem a Rita Lee”

Grafiteiras transformando em telas as composições de maiores sucessos de Rita Lee.

Em homenagem a Rita Lee, a equipe de difusão, reuniram 15 grafiteiras que tiveram como inspiração alguns dos maiores sucessos musicais da carreira da cantora. As grafiteiras, responsáveis por transpor as técnicas do graffiti, suas experiências e seu repertório cultural do muro para essas telas, foram: A Folego, Zerlô, Ana Kia, Nuvem, Bruxa, Nany Dias, ray, Fixxa, Jae Alves, Negana, Faty, Tia Bob, Anjinha, Rizka e Laís da Lama. Por questão de localidade das grafiteiras, a atividade não será executada em todas as unidades.

Data: 06 de Junho das 09 às 13h

Local: Fábrica de Cultura Tiradentes Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281 – Conj. Hab. Fazenda do Carmo, São Paulo – SP, 08421-530

Divulgação/transmissão: Instagram local @fabricadeculturact

Grafites em Tela “Homenagem a Rita Lee”

Em homenagem a Rita Lee, a equipe de difusão, reuniram 15 grafiteiras que tiveram como inspiração alguns dos maiores sucessos musicais da carreira da cantora. As grafiteiras, responsáveis por transpor as técnicas do graffiti, suas experiências e seu repertório cultural do muro para essas telas, foram: A Folego, Zerlô, Ana Kia, Nuvem, Bruxa, Nany Dias, ray, Fixxa, Jae Alves, Negana, Faty, Tia Bob, Anjinha, Rizka e Laís da Lama. Por questão de localidade das grafiteiras, a atividade não será executada em todas as unidades.

Data: De 06 a 10 de Junho das 09h às 17h

Local: Fábrica de Cultura do Itaim Paulista: R. Estudantes da China, 500 – Itaim Paulista, São Paulo – SP, 08131-220

Divulgação/transmissão: Instagram local @fabricadeculturaitaim

Contação de História – Amiga Ursa

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) a equipe da Bibliotech contará uma história de maneira leve e divertida, que levanta temas como biologia e a importância da preservação do meio ambiente. Você sabe de onde vêm os animais do zoológico e do circo? Essa é a história de Marsha, uma ursinha que veio da Sibéria e foi separada de sua família para trabalhar no circo. Venha conhecer a emocionante história escrita por Rita Lee, em que ela é a Vovó Ritinha, umas das personagens da obra e grande protetora dos animais.

Data: 06 de Junho às 15h

Local: Fábrica de Cultura de Sapopemba: R. Augustin Luberti, 300 – Fazenda da Juta, São Paulo – SP, 03977-409

Divulgação/transmissão: TV Fábricas de Cultura – Canal do YouTube

Encontro de Leitores – Rita Lee: uma autobiografia

Neste encontro o público será convidado a mergulhar na vida e na obra de Rita Lee Jones, a rainha do rock brasileiro, que influenciou gerações através de sua música. Tendo como base o livro: “Rita Lee: uma autobiografia”, obra escrita pela cantora com base em suas memórias, a atividade esmiuçará o universo que foi Rita Lee, propondo uma escuta atenta e interpretativa de canções selecionadas.

Data: 06 de Junho às 10h

Local: Fábrica de Cultura de Santos: Pr. dos Andradas – Centro, Santos – SP, 11010-100

Rita Lee – Exposição de arte colagem

Produção de placas com arte colagem no espaço maker, a partir de imagens de Rita Lee e trechos de letras de música para serem fixadas próximas a Bibliotech.

Data: A partir do dia 06 de Junho das 09h às 17h

Local: Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo: Av. Armando Ítalo Setti, 70 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo – SP, 09760-280

Encontro de Leitores: Ovelha Negra

“Tire isso da cabeça e ponha o resto no lugar…”. Dentre muitos atributos, roqueira, revolucionária, mutante, o que tudo mais representava a eterna rainha do rock nacional foi “Ovelha Negra”, isso porque Rita Lee sempre foi uma mulher à frente de seu tempo, defendeu o uso da guitarra elétrica, eletrizou-se em seu jardim elétrico e era vista com estranheza pela sociedade. Já falava sobre ecologia quando não era moda, tornou-se vegetariana, foi ativista e realizou shows pela causa animal com espaços para adoção de cães e gatos fazendo parte do World Animal Day. Mais recentemente lançou a série de livros infantis: “Dr. Alex” e” Irmã Ursa”; abordando a consciência ecológica por entender que só as crianças podem mudar o mundo. A equipe da Bibliotech convida o público a vivenciar as ideias da “Ovelha Negra”, e a fazer parte desse rebanho que pode salvar o planeta protegendo nossa fauna e flora.

Data: 06 de Junho às 10h30

Local: Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo: Av. Armando Ítalo Setti, 70 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo – SP, 09760-280

Divulgação/transmissão: Instagram @fabricadeculturasbc4.0 (Transmissão ao vivo)

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts