Exposição sobre mulheres protagonistas na produção do conhecimento entra na última semana em cartaz em SP

ATÉ DOMINGO, 11, MOSTRA ‘NÓS – ARTE E CIÊNCIA POR MULHERES’ PODE SER VISITADA NO PAÇO DAS ARTES

 

Esta é a última semana para conferir a exposição Nós — Arte e Ciência por Mulheres, que estará aberta ao público até o próximo domingo, 11 de junho, no Paço da Artes, em Higienópolis, Zona Oeste de São Paulo. A mostra, focada na trajetória e no protagonismo das mulheres como produtoras de conhecimento, apresenta um panorama que valoriza a presença da mulher nos campos da tecnologia, artes, ciências humanas, medicina e muitos outros, ao mesmo tempo que dá luz à histórica invisibilização de suas atuações na sociedade. A ilustração do tema é feita por meio da apresentação de personagens, iconografia histórica e científica e, como um projeto de arte, através do trabalho de artistas contemporâneas.

Para a sócia-diretora do Estúdio M’Baraká, Isabel Seixas, as diversas histórias retratadas no espaço certamente serviram como inspiração para centenas de visitantes: “Com o fim da temporada se aproximando, entendemos que sua relevância está em divulgar as muitas mulheres apresentadas: cientistas de múltiplas áreas do saber, artistas, produtoras e difusoras de conhecimento, e por meio delas gerar sentimentos de representatividade em tantas outras mulheres que visitaram o local. Com as ações educativas, o projeto atingiu centenas de estudantes que certamente se inspiraram nos exemplos apresentados e revisaram seus próprios percursos e possibilidades. Nos despedimos do Paço das Artes certos de que ‘Nós – Arte e Ciência por Mulheres’ ainda deve ter uma longa trajetória por outras cidades do Brasil”, declarou Isabel, uma das curadoras do coletivo curatorial do Estúdio M’Baraká, responsável pela mostra.

A exposição faz um recorte e apresenta cerca de 60 cientistas de diferentes épocas que nem sempre foram reconhecidas por suas conquistas, como a socióloga e psicanalista Virgínia Bicudo; a alquimista e profetisa grega Maria; as químicas Marie e Irene Curie; a arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon; a filósofa, escritora Sueli Carneiro; a enfermeira Anna Nery; a bióloga Bertha Lutz; a doutora em astronomia Vivian Miranda e a paleontóloga Carlotta Joaquina Maury. Entre as 19 artistas contemporâneas que contam com obras expostas no espaço, estão Antonia Dias Leite; Arissana Pataxó, Berna Reale, Bruna Alcântara, Efe Godoy, Marcela Cantuaria, Mestra Japira, Paty Wolff, Priscila Rooxo e Yacunã Tuxá.

“A pesquisa histórica minuciosa, a inclusão de jovens artistas contemporâneas e a elegante expografia fortaleceram o conteúdo da exposição, atraindo grande público interessado no universo feminino”, destacou Renato De Cara, Gerente do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo

A mostra é uma exposição coletiva construída pelo coletivo curatorial do Estúdio M’Baraká, formada por Isabel Seixas, Letícia Stallone, Gisele Vargas e Diogo Rezende, e com consultoria da pesquisadora Magali Romero Sá, especializada em História da Ciência. Contemplando cenários históricos que vão desde a sabedoria ancestral até a crescente presença feminina nas instituições científicas nos dias de hoje, a narrativa da exposição propõe tanto uma denúncia quanto uma ode à presença de mulheres nas mais diversas áreas do conhecimento. Como denúncia, a mostra considera as múltiplas camadas de opressão que atravessam e organizam uma sociedade ainda marcada pelas exclusões, mas também apresenta e valoriza, através de uma narrativa complexa e entrelaçada, que a mulher sempre foi protagonista de sua própria história.

A exposição Nós  Arte e Ciência por Mulheres é uma realização do Estúdio M’Baraká, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com idealização da M’Baraká, patrocínio master da AstraZeneca, apoio do Paço das Artes, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, além de apoio de acervo do Museu do Índio, Museu Nacional Museu de Ciências da Terra / CPRM, Instituto Butantan, Sítio Roberto Burle Marx e Fiocruz.

O Paço das Artes tem apoio institucional da Kapitalo Investimentos na categoria Master; Vivo e Grupo Travelex Confidence na categoria Ouro; e TozziniFreire Advogados na categoria Prata. O apoio de mídia é da JCDecaux, Nova Brasil FM e Alpha FM, e o apoio operacional é do Pestana Hotel Group.

Serviço: 

Nós – Arte e Ciência por Mulheres

Até 11 de junho de 2023

Local: Paço das Artes

Endereço: Rua Albuquerque Lins, 1345 – Consolação, São Paulo – SP

Telefone: (11) 4810-0392

Funcionamento: terças a sábados, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h.

Ingresso gratuito.

Sobre o estúdio M’Baraká (UM-BA-RA-KÁ)

Criado há 17 anos por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká desenvolve projetos múltiplos com profissionais de diversos segmentos e se destaca por sua metodologia, que envolve criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo são únicos, focados na criação de experiências relevantes, que geram conhecimento e valor para seus públicos como as exposições de sucesso “Mostra Nise da Silveira – A revolução pelo Afeto”, “Mostra Darwin”, “Quando o Mar virou Rio” e “Tropicália, entre outros.

 

Sobre o Paço das Artes

O Paço das Artes — instituição que pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo — foi criado em 25 de março de 1970. Em 2020, conquistou sua primeira e definitiva sede, em Higienópolis, depois de existir de maneira nômade e ter passado pelo Edifício da Secretaria da Cultura, Esporte e Turismo na Avenida Paulista (1970); Sala na Pinacoteca do Estado, na Luz (1973); Museu da Imagem e do Som na Avenida Europa (1975); Cidade Universitária da USP (1994) e, novamente, no Museu da Imagem e do Som (2016). O Paço das Artes teve sua trajetória marcada por dar voz e espaço à arte contemporânea e desde 1970, a instituição vem fomentando a produção, reflexão e memória da arte em atuações também com foco nas produções não legitimadas pelo circuito oficial.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts

João Ventura em Contraponto

Pianista, cantor e compositor brasileiro que encantou Madonna, apresenta espetáculo no Teatro B32, fará a fusão da música erudita com a popular O pianista, cantor