CASA DA BOIA COMEMORA 125 ANOS COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Estabelecimento tradicional localizado no Centro de São Paulo recebe workshops e apresentações musicais, além de exposição de gravuras. Também serão promovidas visitas guiadas ao casarão histórico

 

Preservar o passado, a partir do resgaste e valorização da história, e promover o acesso à cultura. Pautada nesses pilares, a Casa da Boia, um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais de São Paulo, que acaba de completar 125 anos, programou uma série de atividades, ao longo desse ano, que incluem workshops, apresentações musicais, visitas guiadas e exposição.

“A programação cultural está conectada e relacionada à nossa essência, que é comercial, histórica, cultural e patrimonial”, destaca Mario Rizkallah, diretor da Casa da Boia, fundada pelo seu avô, o imigrante sírio Rizkallah Jorge Tahan.

A Casa da Boia está localizada no centro da cidade de São Paulo, em um casarão tombado pelo Patrimônio Histórico e que por muitos anos também foi a residência da família fundadora: Zakie Naccachian e Rizkallah Jorge Tahan. Por lá, ainda é possível encontrar peças e mobiliários que resgatam a história do estabelecimento e do casal.

Programação musical

Nos dias 29/6, 17/8 e 7/12, sempre das 14h30 às 17h, serão realizados os workshops e apresentações musicais sob a coordenação do músico profissional Rafael Abissamra. Para participar, é necessário fazer a inscrição e contribuir, no dia do evento, com um quilo de alimento não perecível. Confira a programação:

  • 29/6 – Resgaste Histórico: Trajeto histórico do samba na cidade de São Paulo

Palestra com o músico e pesquisador João Mário Machado, coordenador da “Casa do Samba Parnaibano”, articulador e defensor dos grupos tradicionais da cultura popular de Samba de Bumbo do Estado de São Paulo. O especialista falará sobre o trajeto histórico do samba na cidade, vindo dos grandes cafeeiros até as periferias do centro. Também discutirá a importância destes processos na formação dos bairros e espaços de memórias negras. Na sequência, haverá um workshop interativo sobre samba rural, com o objetivo de difundir a tradição e a história do samba preservadas em municípios do interior de São Paulo.

  • 17/8 – Contemporaneidade: Música Instrumental Brasileira

Apresentações de música instrumental dos conjuntos LAB (Rafael Abissamra, Renato Leite e Victor Barreto) e Trio Aroeira (Gustavo Portes, Rafael Abissamra e Victor Barreto). Por meio de uma sonoridade cool e fluida, que unem a improvisação e a instrumentação do jazz com a música brasileira, ambos os grupos estabelecem um diálogo entre tradição, invenção e desconstrução. Em suas releituras, serão apresentadas obras de artistas como Chico Buarque, João Bosco, Gilberto Gil, Djavan, entre outros importantes nomes da música popular brasileira.

  • 7/12 – Materiais: Cobre, Latão, Alumínio e Bronze nos instrumentos musicais

Nesse encontro, convidados abordarão aspectos técnicos da construção de instrumentos, equipamentos e acessórios musicais feitos a partir dos metais, como pratos de bateria, instrumentos de sopro e os cabos, que são essenciais para a amplificação e o funcionamento de instrumentos elétricos, como a guitarra, o teclado e o microfone. Chico Domene, artesão independente de pratos de bateria, é um dos nomes confirmados para o workshop.

As inscrições para os workshops devem ser feitas pelo link https://casadaboia.com.br/cultural/boia-musical/ e se encerram ao término das vagas (30 pessoas).

Exposição

De 25 de setembro a 3 de novembro, a Casa da Boia realizará a exposição “Gravura em Foco – um recorte da coleção do Gabinete de Estampas da Unicamp“. Com curadoria de Sérgio Niculitcheff, a mostra reunirá obras de 24 gravuristas, entre eles Alex Cerveny, Andre Berger, Claudio Mubarac, Lygia Eluf, Marcelo Grassmann, Marcelo Moscheta, Maria Bonomi, Mari Fiori, Mauricio Parra, Renina Katz e Rubens Matuk, entre outros.

A entrada é gratuita e o horário de visitação será de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Visitas guiadas

As visitas monitoradas à Casa da Boia ocorrem toda última quinta-feira do mês, sempre às 14h. Coordenadas pelos historiadores Renata Geraissati e Diógenes Sousa, os encontros são uma oportunidade de conhecer os diversos aspectos de Rizkallah Jorge Tahan, o fundador da Casa da Boia, e o casarão histórico com sua restauração, além compreender a estreita relação da empresa com o crescimento paulistano no início do Século XX.

Para participar, é necessário fazer o agendamento pelo site https://casadaboia.com.br/cultural/visitas-monitoradas/.

Programação cultural – Casa da Boia

Visitas guiadas – todas as últimas quintas-feiras do mês – às 14h

Workshops musicais – 29/6, 17/8 e 7/12 – às 14h30

Exposição – de 25/9 a 3/11 – das 10h às 17h (segunda a sexta-feira)

Local: Casa da Boia

Endereço: Rua Florêncio de Abreu, 123 – centro – São Paulo / SP

Informações: (11) 3312-6255

Sobre a Casa da Boia

A Casa da Boia foi fundada em 1898 e até os dias atuais permanece em funcionamento em um casarão histórico, localizado no Centro de São Paulo. Inicialmente denominada Rizkallah Jorge e Cia – nome de seu fundador, um imigrante Sírio, da cidade de Alepo – foi, provavelmente, a primeira fundição de cobre de São Paulo.

Começou suas atividades com a fabricação de artefatos de decoração. No início do século XX, passou a produzir intensivamente materiais sanitários, uma demanda de saúde pública, em razão das inúmeras epidemias que ocorriam na cidade, entre elas a de febre amarela. Dessa forma, além dos sifões, canos e caixas de descarga, a comercialização de boias de caixas d’água foi decisiva para consolidar o nome da empresa em todo o Brasil. Ao longo de seus 125 anos, transformou-se de indústria para distribuidor, tendo na venda por atacado a base de seu modelo de negócios.

A Casa da Boia sempre procurou preservar o seu legado e promover a cultura, valorizando a criatividade. Produtos expostos na própria loja demonstram como é possível criar peças metálicas únicas, com design diferenciado. O resgate histórico do casarão onde está instalada a empresa é um marco desse processo. Tombado pelo Patrimônio Histórico, o imóvel vem passando por um trabalho que tem revelado detalhes antigos em suas paredes e em sua arquitetura. E, em 2018, durante as comemorações dos 120 anos, foi inaugurada a Casa da Boia Cultural.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts