Programação musical
Nos dias 29/6, 17/8 e 7/12, sempre das 14h30 às 17h, serão realizados os workshops e apresentações musicais sob a coordenação do músico profissional Rafael Abissamra. Para participar, é necessário fazer a inscrição e contribuir, no dia do evento, com um quilo de alimento não perecível. Confira a programação:
- 29/6 – Resgaste Histórico: Trajeto histórico do samba na cidade de São Paulo
Palestra com o músico e pesquisador João Mário Machado, coordenador da “Casa do Samba Parnaibano”, articulador e defensor dos grupos tradicionais da cultura popular de Samba de Bumbo do Estado de São Paulo. O especialista falará sobre o trajeto histórico do samba na cidade, vindo dos grandes cafeeiros até as periferias do centro. Também discutirá a importância destes processos na formação dos bairros e espaços de memórias negras. Na sequência, haverá um workshop interativo sobre samba rural, com o objetivo de difundir a tradição e a história do samba preservadas em municípios do interior de São Paulo.
- 17/8 – Contemporaneidade: Música Instrumental Brasileira
Apresentações de música instrumental dos conjuntos LAB (Rafael Abissamra, Renato Leite e Victor Barreto) e Trio Aroeira (Gustavo Portes, Rafael Abissamra e Victor Barreto). Por meio de uma sonoridade cool e fluida, que unem a improvisação e a instrumentação do jazz com a música brasileira, ambos os grupos estabelecem um diálogo entre tradição, invenção e desconstrução. Em suas releituras, serão apresentadas obras de artistas como Chico Buarque, João Bosco, Gilberto Gil, Djavan, entre outros importantes nomes da música popular brasileira.
- 7/12 – Materiais: Cobre, Latão, Alumínio e Bronze nos instrumentos musicais
Nesse encontro, convidados abordarão aspectos técnicos da construção de instrumentos, equipamentos e acessórios musicais feitos a partir dos metais, como pratos de bateria, instrumentos de sopro e os cabos, que são essenciais para a amplificação e o funcionamento de instrumentos elétricos, como a guitarra, o teclado e o microfone. Chico Domene, artesão independente de pratos de bateria, é um dos nomes confirmados para o workshop.
As inscrições para os workshops devem ser feitas pelo link https://casadaboia.com.br/cultural/boia-musical/ e se encerram ao término das vagas (30 pessoas).
Exposição
De 25 de setembro a 3 de novembro, a Casa da Boia realizará a exposição “Gravura em Foco – um recorte da coleção do Gabinete de Estampas da Unicamp“. Com curadoria de Sérgio Niculitcheff, a mostra reunirá obras de 24 gravuristas, entre eles Alex Cerveny, Andre Berger, Claudio Mubarac, Lygia Eluf, Marcelo Grassmann, Marcelo Moscheta, Maria Bonomi, Mari Fiori, Mauricio Parra, Renina Katz e Rubens Matuk, entre outros.
A entrada é gratuita e o horário de visitação será de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Visitas guiadas
As visitas monitoradas à Casa da Boia ocorrem toda última quinta-feira do mês, sempre às 14h. Coordenadas pelos historiadores Renata Geraissati e Diógenes Sousa, os encontros são uma oportunidade de conhecer os diversos aspectos de Rizkallah Jorge Tahan, o fundador da Casa da Boia, e o casarão histórico com sua restauração, além compreender a estreita relação da empresa com o crescimento paulistano no início do Século XX.
Para participar, é necessário fazer o agendamento pelo site https://casadaboia.com.br/cultural/visitas-monitoradas/.
Programação cultural – Casa da Boia
Visitas guiadas – todas as últimas quintas-feiras do mês – às 14h
Workshops musicais – 29/6, 17/8 e 7/12 – às 14h30
Exposição – de 25/9 a 3/11 – das 10h às 17h (segunda a sexta-feira)
Local: Casa da Boia
Endereço: Rua Florêncio de Abreu, 123 – centro – São Paulo / SP
Informações: (11) 3312-6255