Jéssica Areias e Cauê Silva lançam o álbum “CANTOS DE ORIGEM” no CCSP, dia 30 de junho

CANTOS DE ORIGEM é o nome do projeto discográfico de autoria de Cauê Silva e Jéssica Areias. É uma oferenda, uma reverência ao movimento de resistência ancestral, da união das culturas Afro/Bantu/indígenas oriundas do encontro entre as sonoridades das regiões Congo/Angola e Brasil, com o desejo de mostrar a força dos seus antepassados, através da música de terreiro, da capoeira, do folclore e das línguas tradicionais Bantu, trazendo suas representatividades de sabedoria, força, resistência, resiliência, beleza, afeto, saudade, orgulho e continuidade. Uma forma singela da união próspera das suas culturas.

Com repertório autoral, parcerias e algumas releituras de cantigas populares e folclóricas da Cultura Afro/Bantu/Indígnea, o disco conta com  a participação especial de Gabi Guedes, Iuri Passos, Iya Zefinha de Yemoja, do Grupo indígena Yamititkwa Sato da Etnia Fulniô, de Ermi Panzo, Leonardo Matumona, Érica Navarro, Renatinho do Violino, e de um coro formado pelas cantoras: Nara Couto, Bia Goes, Lilian Rocha e Jéssica Américo, além de mais de 30 músicos gravando e fazendo os arranjos coletivamente.

Cantos de Origem por Roberto Caribe Mendes (músico, compositor e pesquisador de Santo Amaro da Purificação

 

Andei por andar andei. Andei por meu Santo Amaro, pela Bahia, por boa parte do Brasil e de alguns países do mundo. Caminhei léguas e léguas, à caça, à cata de cantos e melodias que acariciassem os meus ouvidos. Brincassem com a minha alma, meu espírito.

Diga-se, a bem da verdade, que nessas andanças, ouvi e ainda ouço tantas canções. Muitas delas, com efeito, acarinharam-me os ouvidos e brincaram com minh`alma.

Dia desses, contudo, um canto alcançou-me os ouvidos e causou imediato enlevo, arrebatamento.

Trata-se de um canto de fé em louvor à nascente, à matriz. Algo que vai bem além, que transcende o canto e alcança o encantamento, o sortilégio…

Um canto cujo tempo é o rio.  Boia levada pela correnteza; e essa mesma correnteza é quem define. É, em verdade, tradução de comportamento. Nele a soma de dois é um.

Eu, tal qual Ulisses — maravilhosamente seduzido pelo Canto das Sereias — só posso é gostar, admirar, bater ruidosas palmas. Não tenho dúvidas de que esse canto vai se espalhar e seduzir boa parcela da nossa gente.

 Informações do show: 30/6

Sobre os artistas:

 

Cauê Silva – Percussionista autodidata e capoeirista Brasileiro, oriundo do candomblé. Cauê é licenciado em Educação Física pela FEFISA. Integrante dos grupos: “Höröyá” e do bloco “Os Capoeira”, em que ministra o curso de percussão junto com Mestre Dalua, Felipe Roseno e Contra-mestre Leandrinho. Acompanhou as cantoras: Mariene de Castro, Mariana Aydar, Luê, Uly Costa, Beatriz Rodarte, Nara Couto, Lívia Mattos, Laetícia, Elza Soares, Lia Paris, Xênia França, Márcia Castro, Verónica Ferriani e Giana Viscardi com quem viajou para Europa em duas turnês e para África. Acompanha as/os Cantorxs: Jéssica Areias, Luedji Luna, Virgínia Rodrigues, Tiganá Santana, Roberto Mendes, entre outros, além de integrar a banda do projeto “Bitita – As composições de Carolina Maria de Jesus”.

Jéssica Areias – Cantora, compositora e preparadora vocal Angolana. Dona de uma personalidade musical bastante eclética, reúne na sua bagagem um misto de influências, que vão das suas raízes africanas ao fado e do jazz à MPB. Jéssica é licenciada em educação musical (Fpa) e pós-graduada em regência coral(Fpa) e Pedagogia vocal(Fasm).

Há 13 anos no Brasil, Jéssica Areias tem dois álbuns autorais lançados  Olisesa (2014) e Matura (2021).

No ano passado, fez o show de lançamento presencial do álbum Matura, na Casa de Cultura Os Capoeira e integrou o projeto Brasil – Angola ao lado de Tiganá Santana, duas noites de show no Sesc 24 de Maio. Em 2023, apresentou o disco Matura no Festival Oferendas em Salvador, no Sesc Pelourinho, Pompeia, e Santo André.

Músicas do álbum

1. Àgò

(Cauê Silva e Jéssica Areias)

Toque é reza

Canto é dança

Reza é canto

Toque é dança

Dança é reza

Toque canta

Corpo conta

Reza encontra

Corpo encanta, se levanta a bailar

Das saias rodadas, contas coloridas, cabeças floridas, maneira de expressar

Reza certa, corpo entrega, santo pega, manifesta, vira festa

Corpo ecoa, no couro a mão soa, brado entoa, corpo arrepiar

Minha ancestralidade, no reino de liberdade, vive história pra contar

Minha mãe, mar de muita gente, braço e barco forte

Segue em frente, nunca temeu a morte, sina é continuar

Minha mãe me ensinou a rezar

Reza é banho, no corpo encanto

Yorùbá, Jeje, Bantu

O meu asè é minha energia vital.

Ficha técnica

Voz, cabaça, agogô, qraqeb: Cauê Silva

Naipe de atabaques: Cauê Silva, Iuri Passos, Leandro Vieira, Roggi Pixaim

Trombone: Edy Trombone

2. Quebra demanda

(Cauê Silva e Jéssica Areias)

Êlalaê laiê ê lalaiêlá

Quebra demanda jongueiro

Quebra demanda

Quebra demanda jongueiro

Quebra demanda

Eu já mandei quebrá, sim senhô

Eu já mandei quebrá, ô sinhá

Apanhei cipó, aroeira, lantana, camará

Roguei a Deus do céu, meu senhô

Pra demanda quebrá, ô sinhá

Roguei a Deus do céu, meu senhô

Pra demanda quebrá, ô sinhá

Ô eu vim de lá

Ô de longe, do outro lado do mar

Aprendi a rezar candongueiro

Kalunga há de escutar, ô sinhá

Eu já mandei quebrá, sim senhô

Eu já mandei quebrá , ô sinhá

Olálá aê oláêlá

Ficha técnica

Voz 1 e coro: Jéssica Areias

Voz 2, atabaque lé, atabaque run, surdo virado, mpc live, ganzá, caxixi, tama, palmas: Cauê Silva

Atabaque rumpi, dobra de run, xequerê: Leandro Vieira

Palmas: Roggi Pixaim

Trombone e voz dobrando: Edy Trombone

Violões: Leonardo Mendes

Baixo: Ldson Galter

Coro: Bia Goes, Jéssica Américo, Lilian Rocha, Nara Couto

3. Pensamento

(Professor Pernã)

Pensamento, vai seguindo na frente que eu chego depois

e o que guardo na lembrança

Os olhos brilham quando de novo se encontrar

Sentimento, olho no céu vejo as estrelas

na folhagem sinto o vento

Dias de chuva mata escura, me guarde por dentro

Dias de chuva mata escura, me guardo por dentro

Caxixi, cadê berimbau que tava aqui

assentado no chão

parecia pé de milho

folguedo de capoeira

Xangô é Rei, São João menino é da fogueira.

Ficha Técnica

Voz 1: Mestre Maurão

Voz 2: Jéssica Areias

Voz 3: Mestre Luizinho

Berimbau viola, atabaque, triângulo, surdo virado, pandeirão, palmas, cabaça, caxixi, caracaxá: Cauê Silva

Berimbau, pandeiro, palmas: Leandro Vieira

Palmas: Roggi Pixaim

Violões: Leonardo Mendes

Baixo: Ldson Galter

4. Aiwé Mama, Aiwé Mana

(Jéssica Areias e Cauê Silva)

O dia estava a nascer

40 graus a bater, e ela ali

Todos mambos vender

N’dengues cuidar e vencer, pra seguir

Foi descendo a Maianga

Que eu vi, aquela mulher

Bué de panos, bué de frutas

Eu vi, aquela mulher

Aiwé Mama, aiwé Mana

Ficha Técnica

Voz e coro: Jéssica Areias

Cabaça, dikanza, mukindo, atabaques: Cauê Silva

Violões: Érick Kalonji

Guitarras: Leonardo Mendes

Baixo: Ldson Galter

Piano: Fábio Leandro

5. Omí

(Jéssica Areias e Cauê Silva)

Coração da beleza

Colo do mundo

Dona da sutileza

Feitiço profundo

Fonte de gentileza

Seio do afeto

Dona delicadeza

O amor é seu dialeto

Seu canto fortaleza

Acalma e acolhe

Toda a grandeza

Não há quem não olhe

Livre por essência

Sempre acha passagem

Dona malemolência

Mistério é sua linguagem

Sábia por natureza

Banhada de mel e cobre

Dona da realeza

Não há quem a dobre

Coração da beleza

Colo do mundo

Dona da sutileza

Feitiço profundo

Seu canto fortaleza

Acalma e acolhe

Dona da realeza

Não há quem a dobre

Yalodê, Yalodê Ya

Ficha Técnica

 

Voz e coro: Jéssica Areias

Congas, caxixi, timbau, efeitos: Lenynha Oliveira

Ashiko, dununs, cabaça na água, xequerê, efeitos: Sthe Araújo

Agogô e efeitos: Cauê Silva

Violões e synth: Neila kadhí

Baixo: Carla Suzart

Coro: Bia Goes, Jéssica Américo, Lilian Rocha, Nara Couto

6. Onanga ya papai

(Cantiga em Umbundo, do folclore Angolano oriundo dos ovimbundos)

Onanga ya papai ha yo tchaliko,

yalanda osandji yange y’ekondombolo.

Ndipiluka, ndi sõsi.

Ndipiluka,

Nda sakwatele osandji y’ekondombolo,

onanga yapapai nda sayimwilē.

Uele papai

Tradução para português:

 “O pano do meu pai não é de favor, custou a minha galinha de galo. Danço, sou vaidoso. Se não tivesse a galinha de galo, não teria encontrado o pano do meu pai.”

Ficha Técnica

Voz e coro: Jéssica Areias

Agogô, atabaque rumpi, palmas, caxixis: Cauê Silva

Atabaque Lé, palmas: Leandro Vieira

Palmas: Roggi Pixaim

Atabaque run: Gabi Guedes

Violões: Érick Kalonji

Baixo: Ldson Galter

Coro: Bia Goes, Jéssica Américo, Lilian Rocha, Nara Couto

7. Féa Hia/Saudações aos povos originários

(Jéssica Areias, Cauê Silva, Txalê Fowá, Wadja, Twlkya, Doyá)

Féa hia – Filhos da Terra

ÔA FEALHA THAKÊ YA TX’TXÔ

KAK’DOT’KYA YAKÊ EDJADWALHA

ETY’KYA YA TX’TXOLHA KAK’SEHEMÃ

YOOKAHE YAK’FAL’TÊ

YA TOOKHETA, DAT’KAHLA

Cantiga em YATHÊ – Língua oriunda da etnia Fulniô

Único grupo indígena do nordeste que conseguiu manter viva e ativa a própria língua- o Yathê “Ia-tê” – que significa nossa boca, nossa fala, nossa língua. “Nos orgulhamos de ser uma etnia que manteve as práticas linguísticas acessas, vívidas. Nós Fulni-ô apresentamos narrativas orais de cunho étnico em relação ao presente, assim como fazemos uso da memória para defender nossa identidade.”

Tradução para Português:

Nós não estamos nos comportando bem na terra.

O Grande Espírito nos ensina como se comportar e o que fazer.

Então, vamos ouvir nossos anciões e nossos pais.

Saudações aos povos originários

ôh Jurema, guardai a força do seu Juremá

Guardai seu Pena Verde da Jurema

Lerê lerê lerá

Ele atirou, ele atirou ninguém viu

Só o caboclo é quem sabe

Aonde a flecha caiu

Ficha Técnica

 

Vozes Fulni-ô: Txalê Fowá, Wadja, Twlkya, Doyá

Voz 1: Iyalorisa Zefinha d’Yemoja

Voz 2: Jéssica Areias

Voz 3, atabaque lé, rumpi, efeitos, apitos, mpc live, agogô, palmas, caxixi: Cauê Silva

Timbau, surdo virado: Os capoeira (Mestre Dalua, Felipe Roseno e Leandro Vieira)

Violões: Leonardo Mendes

Baixo: Ldson Galter

8. Tsimba

(Jéssica Areias, Cauê Silva, Ermi Panzo, Leonardo Matunoma)

Tsimba kuna kuza

Towuta mosika

Tokokende mosika

Toyebi te nini ekoyela biso

Zala Makasi

Zala Makasi na mokili

Tsimba kuna kuza

Tradução para português:

Viemos de muito longe

E vamos chegar longe

Não sabemos o que irá acontecer

Seja forte

Seja muito forte neste mundo.

Ficha Técnica

 

Cantiga em Lingala

Voz 1: Jéssica Areias

Voz 2: Leonardo Matumona

Voz 3: Ermi Panzo

Agogô, atabaque run, sabar thiol tambat: Cauê Silva

Ilu melé ankó, timbau: Rudson Daniel

Ilu yan, djembe, ganzá: Maurício Badé

Violões: Érick Kalonji

Baixo: Ldson Galte

9. Ngassakidila

(Jéssica Areias, Cauê Silva, Leonardo Matumona)

Tuizidi kovutula matondo

Kua beno muma monsuno

Aê aê aê êa

Aê aê aê êa

Ngassakidila aê aê

Nagassakidila aê êa

Tradução para português:

Viemos agradecer a vocês por tudo

Obrigada!

Ficha Técnica

Cantiga em Kimbundo e kikongo

Voz e coro: Jéssica Areias

Atabaque run, Lé, agogô, palmas, cabaça: Cauê Silva

Atabaque rumpi, xequerê, palmas: Leandro Vieira

Palmas: Roggi Pixaim

Trombone: Edy Trombone

Violões: Leonardo Mendes

Baixo: Ldson Galter

Coro: Bia Goes, Jéssica Américo, Lilian Rocha, Nara Couto

10. Baobá

Letra: Cauê Silva, Jéssica Areias, João Vítor

Composição: Cauê Silva e Jéssica Areias

Raízes do imbondeiro, baobá,

as flores do meu lugá

Sempre que piso esse chão

Tambor, me chama como um clarão

Ayan é o som do sagrado

Entoa seu próprio brado

Raízes do imbondeiro, baobá,

as flores do meu lugá

Tudo no tempo de tempo

Matriz, no meu coração barra-vento

Babá, em mim consagrado

Entoa seu próprio brado.

Oriki para Obatalá

Bàbá arúgbó aláṣọ àlà funfun gbò

*O ancião que se veste de branco*

N ó ṣe tí ẹ láyé lọrun

*Submeto-me a você*

Lékè ti jí tẹfuntẹfun

*A garça que acorda em branquitude*

Bàbá mi jí tẹfuntẹfun

*Meu Pai que levanta em branquitude*

Oní bàtà funfun

*Dono dos sapatos brancos*

Ṣòkòtò funfun

*Calça branca*

Ẹwù funfun

*Camisa branca*

 Ìrùkẹ̀rẹ̀ funfun

*Adereço branco*

Ohun tí mo ní n ó fi sìn ọ

*Dedico tudo que posso a você*

Òrìṣà Ńlá ọ̀ṣẹ̀rẹ̀màgbò n ó ṣe tìẹ l’ọ́jọ́ ayé gbogbo

*Oxalá ọ̀ṣẹ̀rẹ̀màgbò me dedico a você eternamente*

Nlé aládé ṣẹ́ṣẹ́ẹfun

*Saúdo vossa autoridade de miçangas brancas*

Ficha Técnica

 

Oriki em Yorùbá

Voz 1: Jéssica Areias

Voz 2, atabaque run, tama: Cauê Silva

Voz 3: Idowu Akínrúlí

Violoncelo: Érica Navarro

Violino e arranjo: Renato Pereira

M’bira: Otis Selimane

Gravações realizadas nos Estúdios 185, Itabuna e 1,2,3 gravando, no mês de Março e Abril de 2023.

Engenheiros de som, captação, gravação e edição de áudio: Beto Mendonça, Sebastian Notini, Fábio Christoni.

Edição criativa de áudio: Leonardo Mendes, Jéssica Areias, Cauê Silva

Mixagem e Masterização: André Magalhães.

Produção musical: Jéssica Areias e Cauê Silva

Arranjos: Coletivos

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts

João Ventura em Contraponto

Pianista, cantor e compositor brasileiro que encantou Madonna, apresenta espetáculo no Teatro B32, fará a fusão da música erudita com a popular O pianista, cantor