CPT_SESC lança nova coleção digital: “Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse”, último espetáculo dirigido por Antunes Filho

Na peça do dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce, cinco mulheres vivem à espera do retorno do filho caçula

 Coleção Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse
– Foto: Bob Souza

A partir de 19 de julho (quarta-feira), o espetáculo teatral Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse (2018), – adaptação do diretor Antunes Filho para a peça do dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce – passa a integrar o acervo digital das Coleções e Acervos Históricos do CPT_SESC, realizado pelo Sesc Memórias, na plataforma do Sesc Digital.  

 

Composta por fotos dos figurinos – feitas por Bob Sousa, após trabalho de higienização e reparos dos itens realizado pelo Sesc Memórias –, além de fotos de cena e peças gráficas, a 18ª Coleção da série conta ainda com o vídeo do espetáculo e relatos de alguns integrantes da montagem – retirados da série “Decupando espetáculos”.

 

O espetáculo Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse foi o último dirigido pelo diretor. Ao lado de Nossa Cidade e Blanche, marca “o retorno de Antunes a procedimentos característicos de sua obra. Como a meticulosidade na composição dos atores e a depuração na transversalidade do coro, no ato de capturar o silêncio como um estado rumoroso, de dar volume aos vazios desenhados no espaço e projetados do interior das personagens” (Teatrojornal, a-solidao-povoada-de-antunes-filho). Sua cenografia usa expedientes que parecem reforçar o estado psicológico das personagens, como o elemento quadriculado com fita crepe no chão, para marcar precisamente a posição das cadeiras, fazendo um distanciamento perfeito entre elas, além de um painel suspenso no palco com um simulacro de vida vegetal. Simone Mina, cenógrafa e figurinista do espetáculo, relata que o quadriculado dava mais consistência para o plano de contenção que essas mulheres viviam, sempre à espera.
A Coleção visa promover a história construída pelo encenador Antunes Filho, proporcionando uma imersão nos detalhes e bastidores da peça. Além disso, a difusão do acervo – idealizado com a finalidade de preservar a memória do teatro e da cultura brasileira – pretende contribuir com estudiosos e estudantes de cultura em geral.

 

Serviço

 

EU ESTAVA EM MINHA CASA E ESPERAVA QUE A CHUVA CHEGASSE – COLEÇÕES E ACERVOS HISTÓRICOS CPT_SESC

 

A partir de 19 de julho de 2023

[Disponível na plataforma Sesc Digital  ]

 

Acervo digital composto de fotos dos figurinos, feitas pelo fotógrafo Bob Sousa, a partir do trabalho de higienização e reparos do acervo realizado pelo Sesc Memórias, peças gráficas, além de relatos de participantes da série “Decupando espetáculos”, e o vídeo do espetáculo na íntegra.

 

 

Sobre as Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC

 

As Coleções e Acervos Históricos CPT_SESC trazem ao público seleções dos figurinos e outros itens de peças encenadas pelo CPT. Um minucioso trabalho de pesquisa possibilitou a recomposição e restauro de mais de 150 trajes cênicos compostos por cerca de 470 itens, de 19 espetáculos: Eu Estava em Minha casa e Esperava que a Chuva ChegasseLamartine BaboA Falecida Vapt-Vupt, Senhora dos Afogados, Macunaíma, A Hora e Vez de Augusto Matraga, Antígona, Foi Carmen, Fragmentos Troianos, Gilgamesh, Medeia, Medeia 2, Nossa Cidade, Toda Nudez Será Castigada, Trono de Sangue, A Pedra do Reino, Vereda da Salvação e Xica da Silva. Em seguida, os figurinos foram registrados pelo fotógrafo Bob Sousa, e essas fotos são hoje o fio condutor das Coleções. Também está disponível uma Coleção dedicada aos Cartazes produzidos para a divulgação das montagens do grupo.

 

 

Sobre o Sesc Memórias  

 

O Sesc Memórias atua, desde 2006, na coleta, higienização, organização, guarda e disponibilização da documentação produzida pela instituição, com o propósito de preservar e difundir suas memórias. Integram seu acervo os registros produzidos desde a criação do Sesc, em 1946. São diversos gêneros, suportes e formatos de documentos que assinalam a ação finalística da instituição e seus processos de trabalho, como materiais de divulgação, fotografias, produtos institucionais, relatórios, entre outros. Seu acervo contribui para a reflexão acerca do trabalho desenvolvido pela instituição, bem como para a promoção de pesquisas e de produção de conhecimentos, na medida em que é acessível ao público interno e externo, reforçando a memória como um valor a ser cultivado.

 

CPT_SESC – 40 ANOS

 

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criações teatrais, formação de atrizes, atores, dramaturgas e dramaturgos. Ao longo de quatro décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares no Brasil e em outras partes do mundo como referência no fazer teatral. Foi coordenado por Antunes Filho por 37 anos, período no qual formou mais de mil profissionais das artes cênicas e apresentou 46 espetáculos. Em 2020, passado um ano da morte do diretor, o CPT expandiu suas ações em busca do constante desenvolvimento que o teatro contemporâneo exige, mantendo o diálogo com o seu legado.  A programação apresenta ciclos de debates, mostras digitais, cursos, podcasts, oficinas, entre outras atividades, com artistas e técnicos de diversas formações e instâncias da produção teatral, a fim de buscar a realização de um trabalho interdisciplinar a que sempre se propôs o CPT_SESC.

 

Confira a programação completa no Site do CPT_SESC  e nas redes sociais:/cptsesc

Instagram Sesc Memórias

Informações sobre as Coleções Digitais, Pesquisa e Memória do Sesc:

sescmemorias@sescsp.org.br

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