Nos dias 12 e 13 de agosto, o projeto ocupará a Praça do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo, com teatro, dança, circo, intervenções cênicas e oficinas culturais. Já nos dias 19 e 20 de agosto, as atividades acontecerão na Praça do Feirão, também na Zona Sul
Nos próximos dias 12, 13, 19 e 20 de agosto, o ‘Brincando na Praça’ leva à Praça do Campo Limpo e Praça do Feirão, Zona Sul da capital, uma série de atividades culturais, educativas e interativas que são destinadas ao público infantojuvenil. Ao todo, são mais de 20 atrações, divididas em dois fins de semana, entre teatro, dança, circo, intervenções cênicas e oficinas culturais. Toda a programação é livre e gratuita.
A iniciativa visa estimular a criatividade, aprendizado e senso de coletividade por meio de práticas sustentáveis, inclusivas e da valorização da cultura e do trabalho de artistas de toda a cidade, do grande ABC e do interior do estado com apresentações sensíveis, que compartilham histórias, músicas e saberes únicos da cultura brasileira. O evento busca promover vivências qualitativas nas comunidades das praças envolvidas, estimulando a inclusão, o respeito às diferenças e o questionamento de padrões, com o propósito de ser um agente transformador, contribuindo para uma sociedade mais solidária em sua diversidade.
“Produzir atividades culturais para crianças e jovens é uma grande responsabilidade; por isso, além de promover entretenimento, por meio de abordagens lúdicas e que incentivem a responsabilidade social e emocional, as companhias e coletivos selecionados desenvolvem pesquisa continuada e trazem à cena obras de relevância cultural e artística, discutindo temas como diversidade, sustentabilidade, cultura popular, desigualdade social e representatividade feminina”, comentam as curadoras Júlia Pires e Luciana Monteiro.
Com especial atenção à questão da inclusão social, a curadoria valorizou produções que abordam essa temática. É o caso, por exemplo, do espetáculo bilingue (concebido em LIBRAS / Português) As Histórias de Benê da Trupe Arlequinos & Colombinas e do espetáculo de dança Frestas Poéticas da Cia Dança Sem Fronteiras, que traz incríveis bailarinos com baixa visão.
Para acolher o evento, a Praça do Campo Limpo (no primeiro final de semana) bem como a Praça do Feirão (no segundo), ambas em bairros periféricos da cidade, receberão uma grande tenda de circo. A ideia é trazer, com essa estrutura, uma reminiscência afetiva, proporcionando um local confortável e seguro. Pais, mães e responsáveis poderão levar suas crianças e jovens para espetáculos que convidam para a reflexão e abrem espaço para que o público interaja e seja agente do aprendizado. O Brincando na Praça começa às 10h, durante todos os quatro dias de evento.
No sábado, 12/08, o evento inicia às 10h, na Praça do Campo Limpo, em frente à Casa de Cultura Campo Limpo, com “Pernalta e Malabarista” da Cia Terrível, marcado para as 10h30. Às 11h, a Cia Navega Jangada de Teatro apresentará “Temos Vagas”. Ao meio-dia e meia, será a vez dos “Jogos de Construção Estética: Construssim” com a Zebra5 Jogo e Arte. Às 14h30, a Cia Novelo encantará o público com o clássico “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. Em seguida, às 16h, a Ó1É Cia de Dança apresentará “sEUss” e, às 17h, a Trupe Baião de 2 encerrará o dia com “Retirantes”.
No domingo, 13/08, a diversão continuará na Praça do Campo Limpo, com a abertura do evento às 10h. Às 10h30, a Cia 2 e Meio trará o “Circo de Gigantes”. Logo após, às 11h, será a vez de “Frestas Poéticas” da Dança Sem Fronteiras. Ao meio-dia e meia, a Cia Bonecos Urbanos apresentará “Bonecos, Ritmos & Músicas”. Às 13h30, a Trupe BorboLetras proporcionará uma divertida “Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes”. Em seguida, às 14h30, a Cia Bonecos Urbanos oferecerá uma “Oficina de Fantoches com Sucata”. Às 15h30, a Cia Lúdicos de Teatro Popular apresentará “Piolin”. Para encerrar o dia, às 16h30, haverá uma animada “Caça ao Tesouro”.
Nos dias 19 e 20 de agosto, o evento acontece na Praça João Fernandes Camisa Nova, também conhecida como Praça do Feirão, no Jardim São Luís.
No sábado, 19/08, a programação começará novamente às 10h, com a abertura do evento na Praça do Feirão. Às 10h30, a Cia Terrível apresentará “Pernalta e Malabarista”, seguido por “Tchibum” da Cia Meu Corpo Meu Brinquedo às 11h. Ao meio-dia, a Coletiva Pontos de Fiandeiras promoverá o “Teatro Lambe-Lambe Caixa Casa Mundo”. Às 13h, a Trupe BorboLetras oferecerá a “Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes”, e às 14h, haverá uma segunda apresentação do “Teatro Lambe-lambe Caixa Casa Mundo”, da Coletiva Pontos de Fiandeiras. O dia será encerrado às 15h com o espetáculo “O Mistério do Coelho Pensante” apresentado pela Trupe Los Lobos Bobos.
No domingo, 20/08, a Praça do Feirão abrirá suas atividades novamente às 10h. Às 10h30, a Cia 2 e Meio trará novamente o “Circo de Gigantes”. Às 11h, será a vez de “As Histórias de Benê” da Trupe Arlequinos & Colombinas. Ao meio-dia, a Companhia Linhas Aéreas promoverá a “Oficina Acrobacias em Família”. Às 13h, o Núcleo Salamandra apresentará “De Um Ponto Ao Conto”, seguido por “Rei na Rua” do Bando Golíardis às 15h. O evento será encerrado no mesmo dia, às 16h, com a divertida “Caça ao Tesouro”.
É importante destacar que o projeto visa o acolhimento do público em suas diversidades, prevendo interpretação em Libras em todas as atrações, classificação livre e local arquitetonicamente acessível para pessoas com deficiência de mobilidade. O projeto conta com o apoio de WestRock, Atacadão, Itaú Unibanco, Kasznar Leonardos e das Subprefeituras Campo Limpo e M’Boi Mirim.
FOTOS AQUI
Serviço:
Brincando na Praça | São Paulo
Dias: 12 e 13/08, sábado e domingo
Local: Praça do Campo Limpo (em frente à Casa de Cultura Campo Limpo)
Endereço: R. Aroldo de Azevedo, 100 – Jardim Bom Refúgio
Programação completa:
Sábado, 12/08
10h Abertura do evento
10h30 Pernalta e Malabarista | Cia Terrível
11h Temos Vagas | Cia Navega Jangada de Teatro
12h30 Jogos de Construção Estética: Construssim | Zebra5 Jogo e Arte
14h30 O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá | Cia Novelo
16h sEUss | Ó1É Cia de Dança
17h Retirantes | Trupe Baião de 2
Domingo, 13/08
10h Abertura do evento
10h30 Circo de Gigantes | Cia 2 e Meio
11h Frestas Poéticas | Dança Sem Fronteiras
12h30 Bonecos, Ritmos & Músicas | Cia Bonecos Urbanos
13h30 Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes | Trupe BorboLetras
14h30 Oficina de Fantoches com Sucata | Cia Bonecos Urbanos
15h30 Piolin | Cia Lúdicos de Teatro Popular
16h30 Caça ao Tesouro
Dias 19 e 20/08, sábado e domingo.
Local: Praça do Feirão (Praça João Fernandes Camisa Nova)
Endereço: R. Arlindo Fraga de Oliveira, 436-480 – Jardim São Luís
Programação completa:
Sábado, 19/08
10h Abertura do evento
10h30 Pernalta e Malabarista | Cia Terrível
11h Tchibum | Cia Meu Corpo Meu Brinquedo
12h Teatro Lambe-Lambe Caixa Casa Mundo | Coletiva Pontos de Fiandeiras
13h Oficina de Bolhas de Sabão Gigantes | Trupe BorboLetras
14h Teatro Lambe-lambe Caixa Casa Mundo | Coletiva Pontos de Fiandeiras
15h O Mistério do Coelho Pensante | Trupe Los Lobos Bobos
Domingo, 20/08
10h Abertura do evento
10h30 Circo de Gigantes | Cia 2 e Meio
11h As Histórias de Benê | Trupe Arlequinos & Colombinas
12h Oficina Acrobacias em Família | Companhia Linhas Aéreas
13h De Um Ponto Ao Conto | Núcleo Salamandra
15h Rei na Rua | Bando Golíardis
16h Caça ao Tesouro
SOBRE A MUDA CULTURAL
Muda Cultural, agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo, é a responsável pela realização do projeto. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais.