Museu das Favelas anuncia o I Seminário de Pesquisa Favela é o Centro entre os destaques da programação do mês

Em setembro, a agenda ainda dará  continuidade à Jornada Audiovisual, ministrada por Iago Félix, e à exposição ‘O Equilíbrio dos Barrancos’. Entradas são gratuitas
O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, apresenta sua programação de setembro. Com entradas sempre gratuitas, a intensa agenda – presencial e também com ativações virtuais previstas para todo o mundo – segue sendo ponto de partida para a construção coletiva deste espaço que é pautado por conceitos e valores alinhados com o pensar, entre outros, aquilombamento, antirracismo, ancestralidade e pluralidade.

Na quarta-feira, 13, às 14h, a oficina “Semente Ancestral: A Favela Merece um Palácio!” reúne professores e educadores para comentar sobre os entornos do Museu das Favelas e as memórias do sambista Geraldo Filme. A discussão é resultado das canções do artista que carrega discursos sociais, étnicos, culturais e políticos que redesenharam a cidade de São Paulo como um espaço de expressões artísticas, políticas, religiosas e de resistências negras.

No dia 16, o Museu das Favelas ocupa o Museu da Diversidade Sexual com a contação de histórias “Um conto cria um encontro”. O evento aborda a história de como seria se Carolina Maria de Jesus se envolvesse numa história de Xica Manicongo e, a partir disso, suas personalidades, movidas pela paixão, encontrariam possibilidades de liberdade do corpo. A apresentação acontece também no Museu das Favelas no dia 17 de setembro e é realizada em libras e em português. Os educadores-artistas que conduzem a performance são Isart Silva e Bruno Vital, representando essa parceria entre os equipamentos públicos.

No mesmo sábado, dia 16, “O Baile Ta ON!” convida artistas da música periférica para uma ação de ativação de espaços expositivos do Museu das Favelas. Além disso, a oficina tem uma conversa e pocket show com artistas musicais/sonoros convidados, mediada pelo núcleo de educação do Museu, mostrando outras perspectivas das obras e como elas podem criar diálogos com artistas contemporâneos.

Entre os dias 21 e 23/09, ocorre o “I SEMINÁRIO DE PESQUISA FAVELA É O CENTRO”, apresentado pelo Itaú Unibanco, que tem como o objetivo a reunião de pesquisadores e institutos de pesquisa para o debate dos mais recentes estudos e publicações que tratem das favelas e periferias brasileiras. O intuito é contribuir e disseminar informações e dados confiáveis ao combate de estigmas e preconceitos a respeito destes territórios urbanos.  Ação será realizada presencialmente e contará com transmissão online.

No sábado, dia 23,  o Museu das Favelas realiza, às 11h, no Museu Afro Brasil, a contação de histórias “De passinho em passinho”, que propõe um aprendizado de diferentes danças e ritmos por meio de práticas lúdicas em percurso pelos espaços do Museu. Já no último domingo de setembro, 28, acontece a mediação virtual — somente em Libras — sobre a produção de artistas periféricos em suas múltiplas expressões. Neste encontro, propõe-se um diálogo sobre trabalhos de artistas surdos, percebendo a presença da identidade surda em suas produções, e a relação com a identidade periférica.

No dia 30, às 15h, uma ativação da mostra “O Equilíbrio dos Barrancos” promove a roda de conversa “Criar em meio à história: responsabilidades da arte com o estar amanhã”, com a participação de Jaime Lauriano, artista e pesquisador. A mediação será de Carollina Lauriano. Em seguida, às 16h, o Museu das Favelas realiza a apresentação musical de MC GH da Capital, Miguel.SP e Nivek, jovens que fazem parte do Projeto Refúgio e tem as suas obras expostas na exposição.

Nessa data, vale destacar, haverá uma visita mediada pela exposição em cartaz “O Equilíbrio dos Barrancos” com os curadores da exposição, Guilherme Teixeira e Carollina Lauriano. Segue em cartaz Favela-Raiz: Uma Ocupação Manifesto. Além de estar disponível para visitação no equipamento cultural, a mostra pode ser acessada pela plataforma Google Arts and Culture por todo o mundo.

Confira aqui programação completa do Museu das Favelas: https://www.museudasfavelas.org.br/

Para grupos maiores de 10 pessoas, o Educativo realiza visitas mediadas por meio de agendamento prévio, via formulário. Agora, as solicitações de agendamento podem ser feitas a partir da primeira terça-feira do mês anterior e permanecem abertas enquanto restarem vagas. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail agendamento@museudasfavelas.org.br.

SERVIÇO

Programação de Setembro no Museu das Favelas

 

Favela-Raiz: Uma Ocupação Manifesto

Horário: 9h às 17h

Endereço: Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

 

Exposição: O Equilíbrio dos Barrancos

Dias: 03 de agosto a 01 de outubro

Horário: 9h às 17h

Endereço: Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

Ativações: 

30/09, às 14h: Visita mediada com os curadores da exposição “O Equilíbrio dos Barrancos”, Guilherme Teixeira e Carollina Lauriano.

30/09, às 15h: Papo Reto: Criar em meio à história – responsabilidade da arte com o estar amanhã, com o artista e pesquisador Jaime Lauriano e mediação de Carollina Lauriano.

30/09, às 16h: Show – Ouça o que é dito aqui: Apresentação de MC GH da Capital, Miguel.SP e Nivek.

 

Semente Ancestral: A Favela Merece um Palácio!

Dia: 13 de setembro

Horário: 14h

Inscrições: via formulário

Endereço: Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

Lotação: 25 vagas

 

Contação de história: Um conto cria um encontro – no Museu da Diversidade Sexual

Dia: 16 de setembro

Horário: 14h 

Local: Museu da Diversidade Sexual

Endereço: Estação República do Metrô 24 Rua do Arouche – República, São Paulo

 

O Baile ta On

Dia: 16 de setembro

Horário: 15h

Local: Instalação Visão Periférica

Endereço: Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

 

Contação de história: Um conto cria um encontro 

Dia: 17 de setembro

Horário: 14h

Local: Biblioteca

Endereço: Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

 

I Seminário de Pesquisa Favela é o Centro 

Dia: 21 a 23 de setembro

Endereço: Rua Guaianases, 1024 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

 

De Passinho em Passinho – no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

Dia: 23/09

Horário: 11h

Local: Museu Afro Brasil

Endereço: Portão 10, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana, São Paulo

 

Mediação Virtual: Artistas Periféricos – Libras 

Dia: 28/09

Horário: 19h

Inscrições: via formulário 

 

 

SOBRE MUSEU DAS FAVELAS

 

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, edifício tombado e sediado no Palácio dos Campos Elíseos. Gerido pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, o Museu, nasce de um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, com atividades culturais e educativas voltadas para todos os públicos, sendo um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e histórias das favelas brasileiras. O Museu conta com o patrocínio da Unilever e Grupo CCR, apoio da Sabesp, cooperação da Unesco e parceria institucional da CUFA – Central Única das Favelas.

 

O espaço, inaugurado em novembro de 2022, abriu ao público com a exposição temporária Favela-Raiz e instalações externas, o CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca, o CORRE – Centro de Formação, Trabalho, Renda e Empreendedorismo, auditório e um amplo espaço de convivência no jardim. Ao longo de 2023, o público poderá conhecer e participar de atividades no jardim, e nas salas do piso térreo e inferior,  enquanto os pavimentos superiores são preparados para receber exposições temporárias e outras instalações.

 

A programação é gratuita. O Museu das Favelas está localizado no bairro Campos Elíseos, em São Paulo, ao lado do Terminal de Ônibus Princesa Isabel. O acesso principal ocorre pelo portão na Rua Guaianases, nº 1024, mas é possível entrar também pela na Avenida Rio Branco, nº 1269. Não há estacionamento no local.

 

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts