Com renomados profissionais multidisciplinares, as discussões serão abertas ao público.
São Paulo, setembro de 2023 – A Pinacoteca Benedicto Calixto abre ciclo de palestras que vem para integrar mais um braço importante do projeto “Arte na Pinacoteca”. Alinhado aos princípios da Agenda 2030 da ONU, este projeto, já reconhecido pela contribuição na promoção de manifestações culturais diversificadas, amplia a abrangência e promove reflexões e debates que visam a democratização e a apreciação da arte e da cultura na sociedade.
Ao longo dos meses de setembro e outubro, uma série de palestras gratuitas e abertas ao público irão agregar profundidade à rica programação. Profissionais de renome irão explorar temas prementes como patrimônio cultural, restauração urbana, ESG e Benedicto Calixto. A ideia é criar um espaço dinâmico e valioso de aprendizado e diálogo. Figuras eminentes estarão presentes para proporcionar uma análise aprofundada e única de temas que ressoam no cenário atual.
“O público está convidado a se juntar a este movimento na Pinacoteca, um verdadeiro polo cultural, para engajar-se em discussões frutíferas, contribuir com perspectivas valiosas e auxiliar na realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável delineados pela ONU”, enfatiza Roberto Santini, presidente da Pinacoteca Benedicto Calixto.
Para participar não precisa de inscrição e a primeira palestra será dia 20 de setembro, às 17h30, sobre “A representação das cidades a partir dos panoramas: como o olhar modifica a percepção da urbe”, com a artista visual, arte-educadora e professora Doutora Ana Kalassa El Banat. Ela dará ênfase aos aspectos históricos, aos panoramas nas pinturas de Benedicto Calixto e ao uso dos panoramas na arte contemporânea por artistas ligados ao ativismo ambiental, que discutem a sustentabilidade a partir do ponto de vista da arte.
No dia 21 de setembro, acontecerão duas palestras sequenciais a partir das 18h30: “Patrimônio Cultural: o que é isso? Explorando as pré-existências culturais”, com a Especialista em Gestão Ambiental e em Preservação e Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico, Iris Geiger da Silva, e “Patrimônio Cultural na Paisagem”, com a Doutora na área de História e Fundamentos, Regina Helena Vieira Santos. Na primeira, por meio de interação com a plateia, a ideia é instigar a relação de memória, identidade e patrimônio e lançar a questão da influência das pré-existências culturais materiais e imateriais. Já Regina abordará patrimônio de uma forma geral, herança, paisagem, reconhecimento cultural e preservação.
Mais duas, no mesmo horário, no dia 27 de setembro. O mestre em Ciência, arquiteto e urbanista Edson Luís da Costa Sampaio falará de “Restauração em Santos: estudos de caso”, que incluirá o entendimento da trajetória da Preservação em Santos desde os anos 1930 até os dias de hoje. A arquiteta, urbanista e mestre em Restauração e Reabilitação de Edifícios, Jaqueline Fernández Alves dissertará sobre “Políticas públicas e o patrimônio histórico e cultural santista” e como a evolução do tema ajuda a estabelecer vínculos definitivos com o cidadão santista.
O pesquisador e especialista em neurociência e psicologia aplicada, Washington Souza, falará da “Poluição: O Sobrevivente do Vale da Morte”, no dia 28 de setembro, às 18h30.
Dia 05 de outubro, às 18h30, Fátima Cristina Pires, especializada em Patrimônio Histórico e Mestre em Educação, discutirá “Dois polimatas entusiastas da cultura regional: Benedicto Calixto e Mário de Andrade”. É relevante, no que condiz a temática em relação ao patrimônio e identidade, destacar o pensamento desses dois ícones da história e da cultura brasileira, que contribuíram para o fortalecimento da nacionalidade brasileira. E, Bia Royer, especialista em Gerenciamento de Arquivos Institucionais, na palestra “Museus da Baixada Santista: patrimônio cultural e identidade” ressaltará a importância de promover e divulgar os museus, como forma de preservar, comunicar e pesquisar assuntos os quais cada museu aborda. Assim, possibilita ao público um serviço social em prol da cultura, da democracia e do desenvolvimento
“Discussão sobre Saturnino de Britto, Benedicto Calixto e o ESG” será o tema de Edson Santana do Carmo, no dia 19 de outubro, às 18h30.
Encerra o ciclo de palestras dia 25 de outubro, às 18h30, a doutora e mestre em Direito Ambiental, Letícia Pontes Pacheco de Castro, com “A Mediação na Regularização Fundiária como Instrumento de Gestão Pública para o Alcance das Moradias Sustentáveis”.
Arte na Pinacoteca
O projeto – patrocinado por Ministério da Cultura, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC e Medlog – é realizado pela Fundação Benedicto Calixto com a coordenação e gestão cultural da Weimar Cultural, empresa que atua e desenvolve projetos relacionados à arte e cultura, educação, desenvolvimento social, sustentabilidade e meio ambiente.
A associação entre um importante polo de cultura, como é a Pinacoteca – instalada em um casarão tombado pelo patrimônio cultural de Santos – e a Weimar é uma espetacular junção de forças e propulsão de propósitos.
Uma rica e frequente programação por meio de exposições, palestras e oficinas, por exemplo, busca democratizar e estimular o consumo da arte e da cultura na região.
O projeto “Arte na Pinacoteca” contempla também visitas gratuitas de alunos da rede pública a exposições, com direito a transporte e lanche. O resultado é um dia de imersão cultural, que reitera o firme compromisso do projeto com a educação inclusiva e de qualidade.
“As sessões prometem trazer perspectivas inovadoras e insights valiosos em cada área e representam uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos e expandir horizontes,” ressalta Antonio Carlos Cavalcanti Filho que, ao lado de Carlos Zibel está na curadoria de “Arte na Pinacoteca”.
Parcerias
A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, que desde 1986 sustenta uma trajetória de fervorosa dedicação às atividades culturais e é a casa do destacado Centro de Documentação Benedicto Calixto, é uma parceira vital nesta iniciativa.
Com o patrocínio do Ministério da Cultura, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC e Medlog, e com a coordenação atenta da Weimar Cultural, este ciclo promete momentos memoráveis. “Apoiar o Arte na Pinacoteca é promover o acesso à cultura e deixar um legado social para a Baixada Santista. É uma forma de contribuir para que mais pessoas, especialmente crianças e jovens de Escolas Públicas, vivenciem o potencial transformador da arte como vetor de desenvolvimento e alavancagem da nossa região”, completa Cláudio Oliveira, diretor Comercial e Marketing da BTP, empresa que, em 2023, completa dez anos de operações no Porto de Santos e tem o compromisso de fortalecer a relação porto-cidade.
Confira a programação e os temas abordados!
20/09 – 17h30 – quarta-feira
Professora Doutora Ana Kalassa El Banat – “A representação das cidades a partir dos panoramas: como o olhar modifica a percepção da urbe”
Ana Kalassa é artista visual e arte-educadora com conhecimento em história da arte e alfabetização visual. Seu trabalho como professora nas universidades Metropolitana de Santos e Santa Cecília é um testamento de sua dedicação às artes visuais.
21/09 – 18h30 – quinta-feira
Iris Geiger da Silva – “Patrimônio Cultural: o que é isso? Explorando as pré-existências culturais”.
Regina Helena Vieira Santos – “Patrimônio Cultural na Paisagem”
27/09 – 18h30 – quarta-feira
Edison Luís da Costa Sampaio – “Restauração em Santos: estudos de caso”
Jaqueline Fernández Alves- “Políticas públicas e o patrimônio histórico e cultural santista”
28/09 – 18h30 – quinta-feira
Washington Souza – “Poluição: O Sobrevivente do Vale da Morte”
Washington é um pesquisador incansável e especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada e levará o conhecimento multidisciplinar para a discussão
05/10 – 18h30 – quinta-feira
Fátima Cristina Pires – “Dois polimatas entusiastas da cultura regional: Benedicto Calixto e Mário de Andrade”
Bia Royer – “Museus da Baixada Santista: patrimônio cultural e identidade”
19/10 – 18h30 – quinta-feira
Edson Santana do Carmo – “Discussão sobre Saturnino de Britto, Benedicto Calixto e o ESG”
Edson leva para a conversa sua experiência como pesquisador e membro ativo de diversas instituições culturais e históricas e promete enriquecer o debate com sua perspectiva única.
25/10 – 18h30 – quarta-feira
Doutora Letícia Pontes Pacheco de Castro – “A Mediação na Regularização Fundiária como Instrumento de Gestão Pública para o Alcance das Moradias Sustentáveis”
Letícia, doutora e mestre em Direito Ambiental, abordará este tema crucial, oferecendo insights valiosos sobre sustentabilidade e gestão pública.
Serviço: Pinacoteca Benedicto Calixto
Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Santos – SP
Visitação gratuita: de terça a domingo, das 9h às 18h
Tel.: (13) 3288-2260 e (13) 9.9734.6364
Instagram, Facebook e Youtube: @pinacotecabenedictocalixto