A associação Doutores da Alegria realiza nova edição da Mostra de Criação Artística dos Alunos e Ex-Alunos – “MOCREA” nos dias 7 e 8 de outubro, sábado e domingo, às 15h, no Centro Educacional Unificado (CEU) Sapopemba, em São Paulo.
A apresentação é gratuita e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência. As sessões contam com tradução em libras.
A “MOCREA”, que completa dez anos em 2023, é uma mostra que reúne criações artísticas autorais de alunos do Programa de Formação de Palhaços para Jovens (curso profissionalizante para jovens de 17 a 23 anos, com 2 mil horas/aula), do Curso de Formação Básica de Palhaços (curso de formação para estudantes de artes cênicas e artista, com 189 horas/aula) e de palhaços profissionais formados pela Escola Doutores da Alegria.
Cerca de 40 participantes se inscreveram na edição deste ano, que conta com cenas diversas de palhaços, gags, malabares e outros.
No palco, uma banda apresenta os esquetes, curtos e previamente selecionados, construídos a partir do processo de pesquisa em sala de aula ou desenvolvidos durante a experiência profissional dos artistas. As sessões têm uma hora de duração, com cinco minutos para cada apresentação.
“A MOCREA tem intuito pedagógico, com foco principal no retorno dos profissionais formadores que estão acompanhando o processo para as cenas apresentadas e para testá-las com o público”, afirma Juliana Barros, ex-aluna e, agora, tutora do Programa de Formação de Palhaços para Jovens. “É uma grande responsabilidade, mas tem sido divertido e recompensador”, completa.
A Escola Doutores da Alegria acredita que o palhaço se constitui no jogo das relações. A intenção é propiciar condições para a formação de artistas autorais, engajados e comprometidos com seu tempo. A “MOCREA”, neste sentido, assume o papel de extensão da sala de aula, proporcionando a prática da palhaçaria com público, o que complementa a formação.
Doutores da Alegria – Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.
Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas, entre elas o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.
Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? – O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Mais informações em www.doutoresdaalegria.org.br.
MOCREA – Mostra de Criação Artística dos Alunos e Ex-alunos
DOUTORES DA ALEGRIA | ESCOLA DOUTORES DA ALEGRIA
Dias 7 e 8 de outubro – Sábado e domingo, 15h.
Centro Educacional Unificado (CEU) Sapopemba
R. Manoel Quirino de Mattos, S/N – Jardim Sapopemba – São Paulo – SP
Classificação livre
Haverá tradução em libras
Distribuição de ingressos uma hora antes das sessões. Capacidade limitada.
PROGRAMAÇÃO E SINOPSE DAS CENAS DA MOCREA 2023
Dia 7 de outubro, sábado
· ‘Pira e Ossildo em Pas de Deux’ – Nayara Rocha
· ‘É cada uma que acaba sendo até duas’ – Fernando Soares
· ‘O retorno de Alicate’ – William Santana
· ‘Palhaça Curtiça canta Filó a música dos animais’ – Samara Montalvão
· ‘Guarda-chuva’ – Ton Moura e Caio Teixeira
· ‘Godofredo’ – Dario França
· ‘Será que sou feia?’ – Tiago Bispo
· ‘Podia ser pior’ – Jhuann e Matheus
Dia 8 de outubro, domingo
· ‘Deu errado pra dar certo’ – Gio Monteiro e Giovanna Freire
· ‘Receita de Carnaval’ – Tiago Bispo
· ‘Que saco’ – Matheus Barreto
· ‘Transformando giz em cobra’ – Rondinely Lima
· ‘Chuvarada’ – Victor David, Gabriel Rosa e Felipe Ribeiro
· ‘Recaída’ – David Casanova
· ‘Náufrago’ – Gabriel Rosa
· ‘Faxinando memórias’ – Isabela Picolotte
· ‘Pocket show da Sarita’ – Sarita Jurupoca
Integrantes da Banda
Agatha Silva | Bruno Justo |Caio Teixeira
Eloise Costa | Gustavo Ariel | Hugo Nalbert
Isabela Picolotte | Jhenifer Marques | Kaio Monteiro
Larissa Kubica | Letícia Fernandes
Maria Beatriz | Maria Clara Ribeiro | Miguel Francisco
Mileny Leme | Nathália Aparecida | Nynna Victoria
Robert Durval | Thainá de Freitas | Thiago Marchetto
Ton Moura | Victor David | Victoria Forlepa | William Santana
Coordenadora de Produção: Marcella Castilho
Coordenação Musical: Célio Colella
Escola
Tutora: Juliana Barros
Produção: Damaris Santos
Assistente de Produção: Renato Abreu
Educadores: Nereu Afonso da Silva e Gabi Zanolla
Técnico e operação de som: Bella Dona
Técnico e operação luz: Emerson Fernandes
Intérprete de libras: Nosso Mundo Acessibilidade