Montagem inédita da Cia Alvo faz leitura expressionista do Apocalipse
Até o dia 31 de outubro unidades Ceus em São Paulo recebem o espetáculo O passageiro, uma montagem inédita da Cia Alvo que desafia as convenções do teatro tradicional e oferece uma visão expressionista e metafórica do Apocalipse. Explorando a complexidade do tema por meio da linguagem corporal e dos sentidos, a montagem, com apenas dois atores em cena, proporciona uma experiência teatral que transcende as palavras, mergulhando o espectador nas profundezas da experiência humana.
O Apocalipse é um tema que, mesmo nas traduções contemporâneas da Bíblia, permanece misterioso e enigmático. Assim, O passageiro convida o público para refletir sobre seu significado profundo e multifacetado. Utilizando figurinos deslumbrantes e maquiagem criativa para expressar a narrativa rica em emoção e simbolismo, a produção combina elementos de moda contemporânea com fragmentos distópicos, criando um contraste visual que é ao mesmo tempo chocante e belo.
A maquiagem desempenha um papel igualmente importante na peça, transformando os atores em seres que são tanto angustiados quanto majestosos. Com traços marcantes e cores mórbidas, é usada para transmitir a profundidade dos personagens e suas jornadas emocionais ao longo da história.
“Uma das características mais intrigantes de O passageiro é a ausência de respostas ou caminhos de reflexão óbvios”, explica a atriz Karina Bonetti. “Em vez disso, a peça é como uma charada que não tem uma única resposta certa, convidando o público a explorar suas próprias interpretações e reflexões sobre o conteúdo apresentado. Essa montagem tem características expressionistas e não se propõe a imitar a realidade como ela é. Na verdade, foge do teatro mais tradicional que segue o realismo, que nem seria possível, já que o livro do Apocalipse não é escrito de forma realista”, pondera a atriz.
“Toda a dramaturgia foi pensada em camadas desenvolvidas separadamente”, comenta Fabiano Moreira, diretor do espetáculo. “Uma camada de áudio com músicas compostas por Emerson Vilani exclusivamente para o espetáculo e interpretadas ao vivo por um dueto de violino e sax, e outra camada estética com toques de surrealismo no cenário para provocar o imaginário coletivo. É importante destacar o trabalho de corpo dos atores, que compõe toda a dinâmica audiovisual. Todas essas camadas que compõem o espetáculo são para proporcionar ao espectador uma experiência impactante sobre a releitura do Apocalipse”, finaliza o diretor.
O passageiro seguirá em temporada também no mês de novembro com datas a definir.
O Passageiro
Duração: 50 min
Elenco: Karina Bonetti, Daniel Langer, Roberta Gomes, Thiago Alcantara
Direção: Fabiano Moreira
Figurinos: Lucinha Oliveira
Maquiagem: Débora Santana
Produção artística: Paul Marcel
Preparação Corporal: Verônica Nobili e Rafael da mata
Iluminação: Bruno Garcia
Trilha original: Emerson Vilani
Dramaturgia: Denis Snoldo
Trilha original: Emerson Vilani
10 de outubro às 10h00
CEU São Rafael
Rua Cinira Polônio, 100 – Conj. Promorar Rio Claro, São Paulo – SP
Quanto: Gratuito
17 de outubro às 15h00 e 19h00
CEU Quinta do Sol
Rua Otto Cordes, s/n – Parque Cisper, São Paulo – SP
Quanto: Gratuito
19 de outubro às 10h00 e 14h00
CEU Parelheiros
Rua: José Pedro de Borba, 20 – Jardim Novo Parelheiros, São Paulo – SP
Quanto: Gratuito
31 de outubro às 10h00 e 14h30
CEU Paz
Rua Daniel Cerri, 1549 – Jardim Paraná, São Paulo – SP
Quanto: Gratuito