Voltado à primeira infância e ao público infantojuvenil, projeto chega à Praça Rotary no último final de semana de outubro
Nos dias 28 e 29 de outubro, sábado e domingo, o Brincando na Praça desembarca no centro de São Paulo, na Praça Rotary, que sedia a Biblioteca Monteiro Lobato, com uma programação cultural gratuita repleta de atividades para a primeira infância e o público infantojuvenil. Realizado pela Muda Cultural em parceria com o Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), o evento oferece, a partir das 10h, apresentações de teatro de rua, teatro de bonecos, dança popular, variedades circenses, pintura facial, música ao vivo e oficinas que estimulam a imaginação e o gosto e o fazer artístico.
A iniciativa, que já percorreu diversas cidades do estado, tem como propósito estimular a criatividade, o aprendizado e o senso de coletividade por meio de uma programação que enaltece a cultura popular, a diversidade, a infância, as práticas antirracistas, o cuidado responsável de animais de estimação e do meio ambiente. Nesta edição, pais, mães e responsáveis poderão levar bebês, crianças e jovens da capital paulista para participar de espetáculos que convidam à reflexão e abrem espaço para que o público interaja e seja agente do aprendizado.
No sábado (28), os caminhos são abertos com o “Cortejo Voador”, apresentado pela Cia Passarinho Contou. A atração combina circo, música, dança e literatura. Em seguida, às 11h, acontece o “Tambolé”, espetáculo repleto de histórias, canções, brincadeiras e ritmos populares, como jongo, ijexá e xote, acompanhados de danças tradicionais.
A diversão continua com a artista Ana Lima, que oferece ao meio-dia pinturas faciais para o público presente. Especialmente para os bebês e crianças de até dois anos, a Cia Mar proporciona às 13h30 a oficina “Pandeirinho”, um embarque na descoberta musical com sons, instrumentos e canções para a experimentação e troca entre as crianças e seus cuidadores.
Às 14h30, a Cia Gravitá chega ao palco com a apresentação de dança acrobática “Sob o Mesmo Teto”, que reflete sobre o cuidado aos animais domésticos. Às 15h, o Coletivo Foca conduz a oficina lúdica “Vestir e Voar”, que instiga o público a explorar o mundo da imaginação e colocar a mão na massa para criar seu próprio “par de asas” na atividade. Para aqueles que querem voltar coloridos para casa, a pintura facial com Ana Lima tem nova sessão às 16h, encerrando o dia.
No domingo (29), a diversão reinicia com o “Circo de Gigantes” apresentado pela Cia. 2 e Meio. A performance explora o universo circense por meio de técnicas de malabarismo, palhaçaria e da brincadeira. Às 11h, a “Festa Umoja” entrega um espetáculo ao vivo que celebra a música, as danças populares e a cultura afro-brasileira a partir do maracatu de baque virado, o coco e o samba de roda.
Ana Lima comanda ao meio-dia uma segunda sessão de pintura facial, e para os pequenos aventureiros, às 12h30, o premiado espetáculo “A Vida Secreta das Fraldas” na instalação lúdica “Esconderijos” pela Crialudis, que oferece um mundo de brincadeiras e explorações com foco na parentalidade e primeira infância
Iniciando a programação vespertina, às 13h, a Cia Realce apresenta espetáculo “Os Saltimbancos”, clássico de Chico Buarque que segue conquistando diferentes gerações. Às 15h30, o “Planeta Oca” entra em ação, conscientizando sobre a importância do meio ambiente por meio do teatro e da música. O grupo aborda temas como o planeta, a água, o lixo, os biomas do Brasil, os povos originários e muito mais.
Para encerrar o dia em grande estilo, às 16h, o projeto oferece a divertida “Caça ao Tesouro”.
A programação do fim de semana também conta com a Caravana Lúdica, que acontece das 11h às 16h e oferece “Jogos do Mundo”, uma série de jogos tradicionais e modernos de diversas épocas e países, todos construídos artesanalmente a partir de material reciclado.
O projeto visa o acolhimento do público em suas diversidades, prevendo interpretação em libras em todas as atrações, classificação livre e local arquitetonicamente acessível para pessoas com mobilidade reduzida. O evento também é pet friendly e possui uma estação de hidratação dedicada especialmente aos cães e gatos.
O Brincando na Praça em São Paulo conta com o patrocínio de Royal Canin e Huggies; apoio da Biblioteca Monteiro Lobato e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e realização da Muda Cultural em parceria com o Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – ProAC.
SERVIÇO
Brincando na Praça
Datas: 28 e 29 de outubro, sábado e domingo.
Horário: a partir das 10h
Local: Praça Rotary
Endereço: Praça Rotary – Rua Major Sertório, 550 – Vila Buarque.
Classificação livre
Gratuito
Programação Completa
Sábado
10h30 Cortejo Voador | Cia Passarinho Contou
11h00 Tambolé | Kaique Falabella
12h00 Pintura Facial | Ana Lima
13h30 Oficina Pandeirinho | Cia Mar
14h30 Sob o Mesmo Teto | Cia Gravitá
15h00 Oficina Vestir e Voar | Coletivo Foca
16h00 Pintura Facial | Ana Lima
+ 11h às 16h Jogos do Mundo | Caravana Lúdica
Domingo
10h30 Circo de Gigantes | Cia 2 e Meio
11h00 Festa Umoja
12h00 Pintura Facial | Ana Lima
12h30 Esconderijos | Crialudis
13h00 Os Saltimbancos | Cia Realce
14h00 Pintura Facial | Ana Lima
15h30 Planeta Oca
16h00 Caça ao Tesouro
+ 11h às 16h Jogos do Mundo | Caravana Lúdica
SOBRE A MUDA CULTURAL
Muda Cultural, agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo, é a responsável pela realização do projeto. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais.
SOBRE A ROYAL CANIN®
A ROYAL CANIN®, marca que oferece Saúde Através da Nutrição para gatos e cães, parte do Grupo Mars Inc., foi fundada pelo Médico-Veterinário Dr. Jean Cathary, em 1968. Ao longo dos anos, ultrapassou os limites da nutrição e do conhecimento, sempre pautada em ciência e observação, para o desenvolvimento de dietas que atendam as necessidades individuais de cada pet, conforme sua idade, raça, porte, estilo de vida ou sensibilidade específica. Operando em 120 mercados, conta com mais de 8.000 associados ao redor do mundo, dentre eles 500 Médicos-Veterinários e Nutricionistas. Administra 16 fábricas e 2 pet centers, incluindo 1 centro de inovação e 7 laboratórios da rede Mars. No Brasil desde 1990, sua fábrica está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, e disponibiliza quase 200 diferentes alimentos disponíveis em canais especializados, em mais de 15 mil pontos de vendas no país. A ROYAL CANIN® se preocupa em gerar valor não somente para os pets, mas também para as pessoas e o planeta, promovendo um ecossistema mútuo e garantindo um futuro viável para as próximas gerações. Para saber mais visite o site.
SOBRE HUGGIES®
Huggies é a marca de cuidados para bebês da Kimberly-Clark, que oferece uma linha completa de produtos para a hora da troca, hora do banho e pós-banho, há 40 anos. No Brasil, a marca está presente desde 1996 e conta com uma parceria exclusiva com o universo mágico da Disney Brasil. A marca, que tem “abraço” em seu nome – mistura de “Hug” (abraço) com “Babies” (bebês), acredita no poder desse gesto como elemento essencial e encorajador para o desenvolvimento das crianças e se inspira nele para a criação de soluções e produtos para as famílias. Para saber mais sobre a marca e o poder do abraço, confira no site de Huggies e siga os perfis no Facebook e Instagram.