São Paulo, 21 de novembro de 2023 – Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, os passeios noturnos no Cemitério da Consolação estão de volta e neste mês de novembro acontecem em duas datas: 23 e 24, quinta e sexta-feira. Ambos os tours serão dedicados à memória de Luís Gama, poeta e jurista, considerado o patrono da abolição da escravidão no Brasil, e sepultado no local.
Para abordar a história e o legado de Luís Gama, o passeio contará, além dos mediadores Thiago de Souza, do projeto “O que te assombra?”, e da historiadora Viviane Comunale, com a presença de um convidado especial: o escritor e jornalista Abílio Ferreira, autor do livro “Tebas: um negro arquiteto na São Paulo escravocrata (abordagens)” e coordenador do Instituto Tebas de Educação e Cultura, que tem como foco a valorização da Memória Negro-Indígena.
Além do jazigo de Luís Gama, durante o tour, os visitantes terão a oportunidade de percorrer os túmulos de ilustres personalidades que desempenharam papéis significativos na história do Brasil e da cidade de São Paulo. Entre os nomes presentes no cemitério, destacam-se Líbero Badaró, médico, jornalista e patriarca da Imprensa Livre; e três membros do grupo dos modernistas: a pintora Tarsila do Amaral e os poetas Mário e Oswald de Andrade.
Serão abordados ainda aspectos sobre os milagreiros (santos populares) Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, além de explorar a arte tumular de modo geral e protagonistas de lendas e cenas urbanas marcantes, como os irmãos “dos Reis”, envolvidos no triste episódio do crime do Castelinho da Rua Apa, e Dona Yayá, que viveu à margem de sua autonomia em um manicômio particular após sofrer interdição psiquiátrica.
Realizados mensalmente, os tours noturnos no cemitério da Consolação são gratuitos e acontecem desde agosto de 2023, a partir de uma parceria entre a Consolare e o projeto “O que te assombra?”. Posteriormente, em setembro, o Reconheça São Paulo passou a integrar o projeto, realizando a curadoria turística, com a indicação de guia para o apoio dos participantes durante o evento.
Já foram realizadas quatro edições do tour “Consolação e suas vozes”: uma em agosto, uma em setembro e duas em outubro. A decisão de realizar novamente em novembro duas edições foi devido à alta demanda de público.
Como os ingressos costumam se esgotar em questão de minutos, estes serão disponibilizados na véspera de cada dia do passeio: os ingressos do tour do dia 23/11 serão liberados no dia 22, e os do dia 24, no dia 23. Há um limite de 130 participantes por passeio e o link para reserva dos ingressos serão divulgados nos perfis do “O que te assombra?” e do Reconheça São Paulo no Instagram.
Essas serão as últimas edições do “Consolação e suas vozes” no ano. Haverá uma pausa em dezembro e o passeio noturno no Consolação devem retornar na segunda metade de janeiro.
Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação é um importante marco histórico e cultural da cidade de São Paulo. Mais do que um local de repouso, ele é um museu a céu aberto, repleto de histórias cativantes e figuras notáveis que ajudam a contar a história da cidade.
Serviço: Passeios Noturnos no Cemitério da Consolação em novembro
- Datas: quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de novembro, das 19h às 21h30
- Onde: Cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP)
- Quanto: Gratuito – Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia do evento. É necessária a reserva prévia do ingresso. Os links para reserva de ingressos serão divulgados na véspera de cada dia do passeio nos perfis do “O que te assombra?” e do Reconheça São Paulo no Instagram. Há um limite de 130 ingressos por visita.
*Importante: em caso de chuva, a visita está automaticamente cancelada.
Sobre a Consolare
A Consolare é a concessionária responsável pela gestão dos cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana, no município de São Paulo, pelos próximos 25 anos. Reunindo uma visão nacional e grande expertise nos setores funerário e de engenharia, a concessionária tem sua atuação pautada na melhoria dos serviços funerários e da infraestrutura cemiterial da cidade. Além das necrópoles, sua estrutura é composta por mais de 500 colaboradores diretos e indiretos, sete agências funerárias, mais de 120 mil jazigos/covas e 60 salas de velório.