Após uma temporada em Salvador, a Exposição ‘Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e Cuba’ chega a São Paulo, a partir do dia 12 de dezembro, na Caixa Cultura São Paulo (Praça da Sé, 111).
Reunindo mais de 80 obras que exploram diversas técnicas de pintura, objetos e instalação que foram produzidas por 68 artistas (sendo 23 cubanos e 34 brasileiros de 10 estados, incluindo São Paulo, Bahia, Paraíba, Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, e Santa Catarina) a Exposição promete promover um mergulho na riqueza da expressão artística de Cuba e Brasil, celebrando a criatividade e a cultura desses dois países e também do continente africano.
Realizada pelo Instituto Alvorada Brasil e Barthô Naïf, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal, a exposição tem curadoria de Oscar D’Ambrósio, Odécio Visintin Rossafa Garcia, Juliana Candido e Shirlene Pérola Negra, que selecionaram cuidadosamente as obras para oferecer uma experiência artística única aos visitantes. Os artistas selecionados garantem representatividade da diversidade de gênero, sexualidade, LGBTQIA+ e religiosa, incluindo matrizes africanas.
|