Janeiro é mês de férias e o Sesc Santo Amaro é um destino com uma gama de atividades gratuitas envolvendo circo, música, teatro e contação de histórias. Em circo, com a direção de Rhena de Faria, a intérprete-criadora Beatriz Evrard protagoniza A menina e o pássaro encantado (Dia 7/1). Inspirado na obra homônima de Rubem Alves, a artista mostra as aventuras de uma menina que tinha muitos pássaros e descobriu que um deles era encantado. Utilizando as técnicas circenses de Roda Cyr e Lollipop Lira, ela interpreta uma história sobre amor, saudade e liberdade.
A Cia K traz Brincadeira, uma montagem (20/1) que leva para os palcos as travessuras de criança com toda a magia do circo. Tudo começa com uma caixa de música que se transforma numa vila onde mora o sonho e a fantasia. Já Julieta Zarza apresenta Planeta Zulpeta (27/1), onde uma palhaça ilusionista, atrapalhada e exausta, perde o controle da sua própria mágica e passa inúmeros apertos quando os objetos mágicos a desobedecem e assumem suas próprias vontades.
A Duo Dégua encena dois espetáculos teatrais Hora da Xepa (14/1) e Quiprocó de Cocó (21/1). O primeiro é uma homenagem divertida aos trabalhadores das ruas brasileiras: feirantes, camelôs e artistas populares por meio de dois palhaços. O segundo conta com memórias afetivas que se unem a habilidades circenses e musicais para criar uma trama repleta de comicidade, quiproquós e surpresas.
A Cia de Liquidificador é responsável por Cabaretize! (28/1). Na encenação, a plateia é convidada a demonstrar suas habilidades artísticas, dentre elas: tocar uma música, cantar, dançar, fazer malabarismo e contar piada.
As contações de histórias marcam presença com Aconchego de Histórias (De 7 a 28/1) com a equipe de arte educadoras da Serena Produções; Fabio Lisboa em Tapete Mágico de Histórias (6/1), O Mistério Amarelo da Noite (13/1) e Fabulosas Fábulas Indígenas (20/1); Andrea Zeppini em Deolindo e Genoveva (25/1) e Estrelas, Palhas e Cinderelas (27/1).
Em Bach, Bebês & Beatles… (Dias 14 e 21/1), a Prana Teatro traz um concerto cênico de câmara para bebês até 2 anos, com músicos-atores, que tocam violino, flauta-doce, kalimbas, piano, pianola, diferentes instrumentos de musicalização infantil e caixinhas de música.
Veja a programação completa abaixo:
Circo
A menina e o pássaro encantado com Bia Evrard
Dia 7/1, domingo, às 17h. Convivência. Livre. Grátis
https://www.sescsp.org.br/programacao/a-menina-e-o-passaro-encantado-2/
Inspirado na obra homônima de Rubem Alves, este espetáculo apresenta as aventuras de uma menina que tinha muitos pássaros e descobriu que um deles era encantado. Utilizando as técnicas circenses de Roda Cyr e Lollipop Lira, a artista Bia Evrard interpreta esta história sobre amor, saudade e liberdade. A intérprete-criadora é Beatriz Evrard, e a direção é de Rhena de Faria.
Brincadeira com a Cia K
Dia 20/1, sábado, às 17h. Convivência. Livre. Grátis
https://www.sescsp.org.br/programacao/brincadeira-com-a-cia-k/
Este espetáculo, genuinamente brasileiro, traz para os palcos as travessuras de criança com toda a magia do circo. Tudo começa com uma caixa de música que se transforma numa vila onde mora o sonho e a fantasia. Uma trupe de artistas, acrobatas, músicos e malabaristas revive as melhores brincadeiras da infância de uma maneira lúdica com esquetes e música ao vivo, numa leitura que utiliza linguagens como a dança popular, a música brasileira e o teatro.
Planeta Zulpeta com Julieta Zarza
Dia 27/1, sábado, às 17h. Pça Coberta. Livre. Grátis
https://www.sescsp.org.br/programacao/planeta-zulpeta-6/
Zulpeta nos convida a entrar no seu próprio mundo. Um mundo onde as meninas podem fazer mágica, se elas quiserem. Essa “Palhaça Ilusionista”, atrapalhada e exausta, perde o controle da sua própria mágica e passa inúmeros apertos quando os objetos mágicos a desobedecem e assumem suas próprias vontades.
Teatro/Contação de Histórias
Hora da Xepa com Duo Dégua
Dia 14/1, domingo, às 17h. Pça Coberta. Livre. Grátis
https://www.sescsp.org.br/programacao/hora-da-xepa-3/
Neste espetáculo, a dupla de palhaços Guadalupe e De Dérson homenageia os trabalhadores das ruas brasileiras: feirantes, camelôs e artistas populares. Com elementos presentes nas feiras livres, apresentam um show de variedades onde técnicas circenses e musicais como rola rola, quinck change, repente de improviso e homem e mulher banda, ganham leitura palhacesca.
Quiprocó de Cocó com Duo Dégua
Dia 21/1, domingo, às 17h. Pça Coberta. Livre. Grátis
https://www.sescsp.org.br/programacao/quiproco-de-coco/
Em uma tradicional cozinha mineira, Guadalupe desperta junto com o sol e os animais. Sua cama se transforma em fogão à lenha, em torno do qual desempenha sua rotina de ações cotidianas, até que uma ligação muda o rumo dos acontecimentos: sua família numerosa está chegando inesperadamente para o jantar! Ela agora precisa correr para arrumar a casa e cozinhar, sendo auxiliada por seu programa de rádio favorito, mas, quanto mais o tempo passa, mais fora de controle fica a situação.
Na construção das cenas, memórias afetivas se unem a habilidades circenses e musicais, criando um espetáculo repleto de comicidade, quiproquós e surpresas! Com composições próprias criadas por Fernando Escrich (Orquestra Modesta) e cantadas por Tereza Gontijo, o espetáculo teve direção de Ronaldo Aguiar (Doutores da Alegria).
Cabaretize! com Cia de Liquidificador
Dia 28/1, domingo, às 17h. Pça Coberta. Livre. Grátis
https://www.sescsp.org.br/programacao/cabaretize-2/
Uma trupe realiza audições para completar o elenco do seu próximo show de cabaré e convidam o público a demonstrar o seu talento. Entre uma apresentação e outra do grupo, a plateia é convidada a demonstrar suas habilidades artísticas, dentre elas: tocar uma música, cantar, dançar, fazer malabarismo, contar piada etc.
Tapete Mágico de Histórias com Fabio Lisboa
Dia 6/1, sábado, às 14h. Pça Coberta. Livre. Grátis. Atividade com tradução em Libras.
https://www.sescsp.org.br/programacao/tapete-magico-de-historias-2/
Nesta contação, tudo começa quando uma jovem sonhadora encontra um gênio da lâmpada bem genioso pra ajudar a realizar (ou arruinar) os seus sonhos. Assim, o público é convidados a sonhar e levitar até onde as palavras da sábia sultana Sherazade cruzam no ar com as peripécias do inigualável mulá sábio-tolo Nasrudin.
Aconchego de Histórias
Com a equipe de arte educadoras da Serena Produções.
De 7 a 28/1, domingos, às 13h. Biblioteca. Livre. Grátis
https://www.sescsp.org.br/programacao/aconchego-de-historias/
Um ambiente preparado para a criança ter a oportunidade de escutar histórias e vivenciar um universo diferente e convidativo, com aconchego, acolhimento e afeto. Nestes encontros, as mediadoras utilizam recursos como som e silêncio, instrumentos acústicos e melódicos, cores, texturas, movimentos para mediar as histórias dos livros.
O Mistério Amarelo da Noite com Fabio Lisboa
Dia 13/1, sábado, às 14h. Pça Coberta. Livre. Grátis. Atividade com tradução em Libras
https://www.sescsp.org.br/programacao/tapete-magico-de-historias-2/
Nesta contação, tudo começa quando uma jovem sonhadora encontra um gênio da lâmpada bem genioso pra ajudar a realizar (ou arruinar) os seus sonhos. Assim, o público é convidados a sonhar e levitar até onde as palavras da sábia sultana Sherazade cruzam no ar com as peripécias do inigualável mulá sábio-tolo Nasrudin.
Concerto para bebês Bach, Bebês & Beatles… com Prana Teatro
Dias 14 e 21/1, domingos, às 11h. Sala de Oficinas
https://www.sescsp.org.br/programacao/concerto-para-bebes-bach-bebes-beatles/
Concerto cênico de câmara para bebês até 2 anos, com músicos-atores, que tocam violino, flauta-doce, kalimbas, piano, pianola, orgue de barbarie, diferentes instrumentos de musicalização infantil e caixinhas de música.
Fabulosas Fábulas Indígenas com Fabio Lisboa
Dia 20/1, sábado, às 14h. Pça Coberta. Livre. Grátis. Atividade com tradução em Libras
https://www.sescsp.org.br/programacao/fabulosas-fabulas-indigenas/
Esta contação traz histórias da tradição oral indígena, em especial, no território brasileiro, recolhidas por Betty Mindlim e Kaká Werá, entre outros pesquisadores e narradores indígenas. Numa delas, a noite – que até então não existe – precisa ser encontrada. Noutra, um ratinho medroso pede ajuda a um poderoso pajé pra sair da escuridão de sua toca. São histórias dos povos originários que trazem à tona valores como o amor, a coragem, a preservação da natureza e a cooperação para o raiar de um novo dia.
Deolindo e Genoveva com Andrea Zeppini
Dia 25/1, quinta, às 14h.Pça Coberta. Livre. Grátis. Atividade com tradução em Libras
https://www.sescsp.org.br/programacao/deolindo-e-genoveva/
Deolindo e Genoveva são dois jovens que se conhecem, se apaixonam e juram amor eterno. Ele, um marinheiro que vivia viajando o mundo. Ela, uma costureira que nunca saía de sua cidade. Depois de passarem um tempo juntos, que chega o dia em que Deolindo deve entrar no navio para sua próxima viagem. Inconsoláveis, separam-se os dois. Ele, todo bobo de amor, vai viver loucas aventuras pelo mar afora, encontrando gigantes, feiticeiras e sereias.
Genoveva fica a costurar a magia de sobreviver, uma louca aventura, enquanto espera seu bem-amado. Finalmente, depois de 10 meses, Deolindo retorna. O que será que espera o jovem casal?
Estrelas, Palhas e Cinderelas com Andrea Zeppini
Dia 27/1, sábado, às 14h.Pça Coberta. Livre. Grátis. Atividade com tradução em Libras
https://www.sescsp.org.br/programacao/estrelas-palhas-e-cinderelas/
Esta contação traz duas histórias com vários elementos comuns à conhecida Cinderela. A primeira narrativa traz Oochigeaskw, uma moça tão maltratada pelas irmãs mais velhas, que chega ao ponto de ver sua pele se encher de cicatrizes, provocadas pelas queimaduras que as irmãs lhe infligiam com as cinzas do fogão. Seu nome, Oochigeaskw, significa “a menina do rosto marcado”. Quando decide buscar seu destino, descobre que traz em si algo raro: a capacidade de ver além da aparência, o invisível. É então que ela se torna quem era: “aquela que soube ver”.
A segunda história traz uma cinderela brasileira. Maltratada pelas irmãs, sai de casa em busca de uma vida melhor, escondida em uma capa de palha. Sem ser notada sob esse disfarce esquisito, ela constrói seu caminho rumo ao ao coração de seu escolhido, o príncipe daquele reino.
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.