CCBB educativo – Arte e Cultura anuncia programação de férias

Como opção para crianças e adultos aproveitarem os dias de janeiro, os destaques são as atividades integradas à exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira

O CCBB educativo – Arte e Cultura, integrado ao CCBB São Paulo, divulga a programação de janeiro com foco nas atividades inspiradas na atual exposição do Prédio Histórico, Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira. Entre os destaques estão o espaço interativo, voltado para acessibilidade, com reproduções de obras que podem ser tocadas; oficina integrada à exposição que explora a técnica da colagem; e o coral que aborda os temas da mostra através da música. Oficinas para crianças e suas famílias, contação de histórias, mediação de leitura e ações poéticas completam a programação. 


Nesta temporada de férias, as atividades da equipe educativa estarão relacionadas à exposição Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira. A mostra, com curadoria de Deri Andrade, tem como foco a presença negra na história da arte no Brasil e conta com mais de 60 artistas selecionados pela plataforma Projeto Afro. A plataforma mapeia, desde de 2018, a produção artística contemporânea de artistas negros e negras das diversas regiões do país.

Um dos destaques do Educativo é o “Sensorial Estúdio – Encruzilhar-se”, um espaço multissensorial, projetado para promover a acessibilidade à exposição, que convida os visitantes a refletir sobre as questões raciais contemporâneas através de uma interação com elementos sonoros e visuais. O ambiente modelado como uma encruzilhada apresenta, além dos recursos interativos, reproduções de três obras da exposição que podem ser manuseadas pelo público.

Na “Oficina Integrada – Reparar o imaginário”, os participantes são convidados a redefinir suas perspectivas por meio da prática da colagem. Inspirados pela obra “Narrativas Que Se Encontram”, de Elidayana Alexandrino, os visitantes são desafiados a interpretar as histórias que as imagens podem nos contar e a recriar narrativas através da colagem. Ao final da atividade, o público pode construir sua própria moldura, levar sua criação para a casa ou deixá-la no espaço da oficina para presentear outro visitante.

O coral “Som em Cena – Afrossentidos”, busca explorar os conceitos da mostra através de ritmos inspirados na música africana e afro-brasileira. O repertório soma a tradição ao contemporâneo passando pelo afrofuturismo, eletrônico, ijexá, funk, samba, reggae e acontece na rotunda do Prédio Histórico.

Também estão programadas as oficinas “Primeiro Brincar – Tecnologias Brincantes”,                      voltada para famílias com crianças de 0 a 3 anos, com brincadeiras musicadas da tradição afro-brasileira; e “Oficininha – Autorretratos”, que inclui um atelier onde os pequenos, a partir de 4 anos, poderão criar seus próprios autorretratos para levar para casa.

Além disso, diversas atividades com temática afro-brasileira estarão disponíveis, entre elas: mediação de leitura “Que Livro é Esse?”; contação de histórias “Conto um Conto”; e ações poético-performativas do “InsPiraAção”, iniciativa que surge do envolvimento de cada educador com as obras das exposições, resultando em propostas artístico-educativas autênticas realizadas semanalmente pelo espaço expositivo.

Durante o mês de janeiro, como programação especial de férias, as visitas educativas para a Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira são acompanhadas de uma atividade especial às segundas, quintas e sextas-feiras. A atividade é um jogo, no qual elementos da exposição são dicas para que dois times de participantes leiam e interpretem as obras expostas. A cada achado, a partir das dicas, uma parte de um quebra-cabeça baseado no artista Rubem Valentim é entregue à turma vencedora. O primeiro time que completar o quebra-cabeça é o campeão!

As visitas educativas estão disponíveis para a exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, no Prédio Histórico, e também para exposição BIENALSUR – Signos na Paisagem, no Prédio Anexo do CCBB – São Paulo, mediante agendamento prévio ou espontaneamente, em Português e Libras. 

Confira a programação completa em: bb.com.br/cultura

Sobre CCBB educativo – Arte e Cultura
O projeto CCBB educativo – Arte e Cultura, parte integrante do CCBB São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida. Ele visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Através da mediação, e a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas. A iniciativa tem o patrocínio do Banco do Brasil e do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo – Lei Rouanet.

Encruzilhadas da Arte Afro-brasileira

A exposição com curadoria de Deri Andrade, aborda a presença negra na historiografia da arte no Brasil a partir do mapeamento do Projeto Afro, plataforma de mapeamento de artistas negros/as/es, que fomenta a pesquisa e realiza programação pública desde 2018. Com cerca de 60 artistas, dos mais de 300 mapeados, a mostra busca recontar outra história da arte brasileira a partir da produção de artistas negros/as/es, com foco na produção contemporânea. A exposição, assim, elencará 5 artistas fundamentais para se pensar a história da arte no Brasil, Arthur Timótheo da Costa, Lita Cerqueira, Maria Auxiliadora, Mestre Didi, Rubem Valentim, relacionando-se com artistas contemporâneos, todos do mapeamento. Além de cinco artistas comissionados, como Lidia Lisboa, Elidayana Alexandrino, Gustavo Nazareno, Helô Sanvoy e Rafael Bqueer.

BIENALSUR – Signos na Paisagem
A mostra busca promover reflexões sobre a maneira como habitamos o mundo e como essa forma de habitar está modificando o planeta. A exposição apresenta artistas de diversas partes do globo criando formas de interagir artisticamente com um cenário natural que resiste, luta e renasce. Esta Bienal é organizada pela Universidade Pública da Argentina – UNTREF, e tem como um de seus propósitos contribuir, a partir de uma curadoria artística sul-americana, para a criação de uma nova cidadania cultural. A BIENALSUR – Signos na Paisagem reúne vídeos, fotografias em série, colagens digitais, instalações, pinturas sobre tela, entre outras linguagens. 

 

Programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura

Sensorial Estúdio – Encruzilhar-se
Todos os dias, exceto terças-feiras, das 10h às 18h. 1º andar do Prédio Histórico.  Classificação: Livre. 12 pessoas por hora.

Oficina Integrada – Reparar o imaginário

Segundas, quartas, quintas e sextas das 15h às 17h e sábado e domingos das 12h às 13h e 15h às 16h. 1º andar do Prédio Histórico. A partir de 5 anos. 6 pessoas por hora. ( Horários sujeitos a alterações, verifique as informações no site www.ccbb.com.br/sao-paulo/ccbb-educativo)

Som em Cena – Afrossentidos
Quintas, sextas, sábados, domingos e segundas, exceto feriados, das 13h30 às 14h. Rotunda do Prédio Histórico. Classificação: Livre. Sem limite de pessoas.


Primeiro Brincar – Tecnologias Brincantes
Sábados e domingos das 15h às 16h. Mezanino do Prédio Histórico. Famílias com crianças de 0 a 3 anos. Até 15 pessoas. 

Oficininha – Autorretratos
Sábados e domingos das 16h às 16h45. Mezanino do prédio histórico. Famílias com crianças de 4 a 7 anos. Até 15 pessoas. 

Contação de histórias “Conto um Conto”
Segundas, sextas, sábados e domingos das 14h às 15h. Mezanino do Prédio Histórico. Classificação: Livre. Sem limite de pessoas.

Mediação de leitura “Que Livro é esse?”
Sábados e domingos, das 11h às 12h. Mezanino do Prédio Histórico. Classificação: Livre. Sem limite de pessoas

Ação Poética “InsPiraAção”
Quintas, das 14h30 às 15h. Prédio Histórico e Prédio Anexo. Classificação: Livre. Sem limite de pessoas.

Visitas educativas – Agendadas
Segundas , quintas e sextas das 9h30 às 10h30. Quartas das 9h30 às 10h30 e das 15h às 16h. Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo. A partir de 7 anos. Até 45 pessoas por sessão.

Visitas educativas – Espontâneas
Segunda, quartas e quintas das 12h às 13h e das 17h às 18h, sextas das 12h às 13h, sábados e domingos das 17h às 18h. Prédio Histórico e Prédio Anexo. A partir de 7 anos. Até 15 pessoas por sessão. 

Visitas educativas em Libras
Sextas das 17h às 18h e domingos das 12h às 13h, (exceto feriados). Prédio Histórico e Prédio Anexo.
A partir de 7 anos. Até 15 pessoas por sessão. 

Programação Especial de Férias –  Visitas +  Atividade Educativa.
Segundas, quintas e sextas das 14h às 15h,  (exceto 22/01). Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo. A partir de 7 anos. Até 45 pessoas por sessão.

 

Serviço

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP  

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças 

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista. 

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts