Unidade traz shows, dança, oficinas e aulas abertas
para toda a família durante o mês de carnaval
Com uma programação variada e gratuita, o Sesc Santo Amaro conta com uma série de atrações envolvendo música, dança e atividades infantis que permeiam o tema Carnaval. Em dança, o Grupo Cachuera traz o espetáculo N’Goma me Chamou: O Tambores do Sudeste (Dia 3/2) com uma apresentação de cortejo do Congado com cânticos e toques de tambores. Também haverá aulas abertas Ritmos Carnavalescos (De 10 a 12/2) e Pélvika (Dia 13/2).
Para as crianças, a Cia. Liquidificador mostra o espetáculo Carnaval Dell’Arte (Dia 4/2) com Pierrot, Arlequim e Colombina, personagens populares do carnaval. O Bloco Zigzaguiá coloca em cena Balancê (Dias 10 e 12/2), uma viagem pelos principais ritmos carnavalescos do país: marchinhas, samba reggae, maracatu, frevo e samba enredo. As crianças ainda podem conhecer os instrumentos utilizados e as danças de cada um.
De 10 a 13/2, os pequenos também podem participar de oficinas: Máscaras, Criação de Estandarte de Carnaval, e Adereços de Carnaval. Baile da Cris Barulins (Dia 11/2) é um show de Carnaval para toda a família com canções do CD Planeta Peteca, como Sopão da Bruxa e Piu piu canta o passarinho. A Trupe Pé de Histórias convida toda a turma pra dançar ao som de canções infantis cheias de confetes e serpentinas em Bailinho de Carnaval.
A música se mostra como a protagonista durante o Carnaval na Unidade. O duo Bicudos (Dia 9/2), formado pelos multi-instrumentistas Grazi Pizani e Pedro Moreira, apresenta um repertório especial para a data festiva. A dupla de trompete e trombone se formou em 2019, com o objetivo de tocar músicas instrumentais e populares. Porém, no ano seguinte, os músicos começaram a utilizar a voz também no trabalho.
O Núcleo Batuntã é responsável por Arrastão Musical (Dia 10/2), espetáculo musical de rua inspirado nos desfiles dos blocos e cortejos populares. O grupo apresenta composições sobre ritmos como maracatu de baque virado, samba-reggae, baião e funk. Já o Bloco Filhos do Gil (Dia 10/2) traz uma experiência de imersão na cultura da música de Gilberto Gil com toda a animação de um dos blocos de Carnaval mais amados de São Paulo. O repertório traz clássicos como Sítio do Pica Pau Amarelo, Palco, Estrela, Xodó e muitas outras.
A banda Eureka (Dia 11/2) mostra temas do carnaval de New Orleans, cidade considerada o berço do Jazz nos Estados Unidos, com fusões das marchinhas do carnaval tradicional, como sambas e marchinhas. O Bloco Vrá Power (Dia 11/2) faz um misto de músicas carnavalescas com a baianidade do axé, a malandragem do samba, a malemolência do arrocha, a energia do frevo, o baião, e a quebradeira do funk.
Outro destaque fica por conta da banda Garga Groove Gang que faz uma jornada musical pelo universo das composições dos cantores Tim Maia e Jorge Ben Jor em ritmo de Carnaval na Festa do TimBenjor (Dia 12/2). O Bloco Percussivo Orquestra Rural (Dia 13/2) reúne marchinhas, sambas e ijexás, reverenciando reis e rainhas da África, sua cultura e expressões artísticas. O Bloco do Fuá (Dia 13/2) leva a cultura popular brasileira com muita irreverência, alegria, crítica social e política.
Encerrando o mês, o Grupo Estamos Aí apresenta Samba, Histórias e Lutas (Dia 24/2), que revela o paradoxo entre as angústias e revoltas presentes nas letras das canções, com a alegria e a descontração que caracterizam o samba. No repertório, estão clássicos como Canto das três raças, Barracão de zinco, Saudosa maloca, Apesar de você, Onde está a honestidade?
Veja a programação completa abaixo:
DANÇA
N’Goma me Chamou: O Tambores do Sudeste com Grupo Cachuera.
Dia 3/2. Sábado, 17h. Livre. Grátis
Apresentação de cortejo do Congado com cânticos e toques de tambores; Batuque de Umbigada, da região oeste paulista; e Roda de Jongo, intercaladas de mediações sobre cada expressão.
Ritmos Carnavalescos
De 10 a 12/2. Sábado a segunda, 13h às 14h. GRÁTIS | Todas as idades
Aula Aberta com prática de dança com ritmos dançantes.
Pélvika com Thiane Nascimento
Dia 13/2. Terça, 13h às 14h. GRÁTIS | Todas as idades
Aula Aberta com uma atividade que amplia a consciência pélvica de forma integral, aliada à dança, à saúde e ao autoconhecimento, a fim de ressignificar estigmas que adoecem nossos corpos.
CRIANÇAS
Carnaval Dell’Arte com Cia. Liquidificador
Dia 4/2. Domingo, 17h. Livre. Grátis
Pierrot, Arlequim e Colombina, personagens populares do carnaval, apresentam para o público diferentes visões do carnaval: Arlequim, sempre alegre, canta as marchinhas mais populares, enquanto Pierrô declara seu amor e seus desamores com poemas para Colombina, que retribui com contos. O trio é acompanhado pelo músico Coviello. Em meio a toda diversão proporcionada pelo baile de carnaval, apresentamos: a literatura, com textos sobre a data de importantes autores como Manuel Bandeira e Clarice Lispector.
Balancê com Bloco Zigzaguiá
Dias 10 e 12/2. Sábado e segunda, 11h30. Praça Coberta. Livre. Grátis
Uma viagem pelos principais ritmos carnavalescos do país: marchinhas, samba reggae, maracatu, frevo e samba enredo. As crianças podem conhecer os instrumentos utilizados e as danças de cada um. O baile é “interrompido” por um palhaço intrometido, que quer ganhar o status de maestro da banda, mas, no fundo, suas trapalhadas tornam o baile um grande circo.
Máscaras – Oficina com Fervo
De 10 a 13/2. Segunda a domingo, 12h às 16h. GRÁTIS (inscrições 30 minutos antes) | A partir de 4 anos
Um dos elementos mais característico do carnaval, no Brasil todo, é a máscara. E o Grupo busca valorizar, apoiar e difundir a cultura tradicional preservando a identidade cultural do povo brasileiro. As máscaras serão confeccionadas a partir de uma base em papelão, utilizando tecidos, tintas, penas, pedrarias, lantejoulas e aviamentos coloridos para criar e enfeitar.
Criação de Estandarte de Carnaval – Oficina com Ateliê Fonfinfan.
De 10 a 13/2. Sábado a terça, 12h às 16h. Grátis.
(inscrições 30 minutos antes) | A partir de 5 anos
Os participantes criarão de forma artesanal seu próprio estandarte de carnaval (de 30 x 50cm), confeccionado em tecido, customizado com aviamentos, ornamentos decorativos, aplicação de símbolos, formas e palavras, utilizando materiais diversos como EVA, tecido e papel. Ao final o estandarte será instalado em um suporte de madeira para que as pessoas possam utilizá-lo como um adereço de carnaval dos foliões.
Adereços de Carnaval – Oficina com Fervo
De 10 a 13/2. Sábado a terça, 12h às 16h. Grátis.
(inscrições 30 minutos antes) | A partir de 4 anos
Nesta oficina serão produzidas tiaras, brincos, colares, presilhas de cabelo e outras coisas do tipo, tudo com muito brilho e texturas.
Baile da Cris Barulins
Dia 11/2. Domingo, 11h30. Praça Coberta. Livre. Grátis
Show de Carnaval para toda a família com canções do CD Planeta Peteca, como Sopão da Bruxa e Piu piu canta o passarinho. A banda tem em sua formação musical flauta e sax, cavaquinho, violão de sete cordas, bateria e percussão, e o figurino remete às tradicionais roupas das bandas marciais, de forma bem alegre e colorida.
Bailinho de Carnaval com a Trupe Pé de Histórias
Dia 13/2. Terça, 11h30. Praça Coberta. Livre. Grátis
De Lamartini Babo a Raul Seixas, a trupe convida toda a turma pra dançar ao som de canções infantis cheias de confetes e serpentinas.
MÚSICA
Bicudos
Dia 9/2. Sexta, 19h. Convivência. Livre. GRÁTIS
https://www.sescsp.org.br/programacao/bicudos/
O duo Bicudos, formado pelos multi-instrumentistas Grazi Pizani e Pedro Moreira, apresenta um repertório especial de Carnaval. A dupla de trompete e trombone se formou em 2019, com o objetivo de tocar músicas instrumentais e populares. Porém, no ano seguinte, os músicos começaram a utilizar a voz também no trabalho. O primeiro álbum autoral, intitulado Levante foi lançado em 2022 e mescla tradição e contemporaneidade na música brasileira, com músicas instrumentais que transitam entre diversas vertentes do samba, flertando com o afro e o jazz.
Arrastão Musical com Núcleo Batuntã
Dia 10/2. Sábado, 14h. Diversos espaços. Livre. Grátis
https://www.sescsp.org.br/programacao/arrastao-musical-com-nucleo-batunta/
Espetáculo musical de rua inspirado nos desfiles dos blocos e cortejos populares. Presentes em boa parte do país, esses desfiles “arrastam” as pessoas pelas ruas, por meio de sua música e de seu clima festivo. A partir dessas influências, o grupo apresenta composições sobre ritmos como maracatu de baque virado, samba-reggae, baião e funk.
Bloco Filhos do Gil
Dia 10/2. Sábado, 17h. Praça Coberta. Livre. Grátis
https://www.sescsp.org.br/programacao/bloco-filhos-do-gil/
A Fanfarra Filhos de Gil traz uma experiência de imersão na cultura da música de Gilberto Gil com toda a animação de um dos blocos de Carnaval mais amados de São Paulo. O repertório traz clássicos como Sítio do Pica Pau Amarelo, Palco, Estrela, Xodó e muitas outras. Os ritmos passam por Ijexá, Samba, Forro e Baião em arranjos pensados especialmente para este modelo de apresentação.
Fundado em 2017, o Bloco Filhos de Gil existe para transformar o carnaval de rua de São Paulo numa experiência de prazer e transcendência pela música de Gilberto Gil. A bateria do bloco é formada majoritariamente por mulheres e as oficinas de percussão mergulham no caldeirão de ritmos maravilhosos presentes na música brasileira. Nas apresentações e ensaios, há uma grande diversidade de gêneros musicais, como o ijexá (ritmo afro-brasileiro bastante presente no carnaval da Bahia), o forró, o samba e o reggae.
Eureka
Dia 11/2. Domingo, 14h. Local: Diversos espaços. Livre. Grátis
https://www.sescsp.org.br/programacao/eureka-on-the-street/
A banda Eureka apresenta temas do carnaval de New Orleans, cidade considerada o berço do Jazz nos Estados Unidos, com fusões das marchinhas do carnaval tradicional, como sambas e marchinhas.
Bloco Vrá Power
Dia 11/2. Domingo, 17h. Local: Praça Coberta. Livre. Grátis
Recheado de sucessos, o bloco faz um misto de músicas carnavalescas. A baianidade do axé, a malandragem do samba, a malemolência do arrocha, a energia do frevo, o baião, e a quebradeira do funk se encontram nesse trio elétrico.
Bonecões com Paulo Farah
Desfile: Dia 12/2. Segunda, 14h. Diversos espaços. Grátis
https://www.sescsp.org.br/programacao/bonecoes-no-carnaval/
Desfile com figuras dos Bonecões, famosos nos Carnavais de Olinda. As peças foram construídas durante curso oferecido na unidade. Eles têm cabeça de isopor, são empapelados e pintados, estrutura será de arame e bambu, além do figurino, cabelos e adereços, que caracterizarão cada personagem. A apresentação conta com a trilha sonora realizada por uma banda de metais e com um grupo de dançarinos/brincantes.
Festa do TimBenjor com Garga Groove Gang
Dia 12/2. Segunda, 17h. Praça Coberta. Grátis.
Uma jornada musical pelo universo das composições dos cantores Tim Maia e Jorge Ben Jor em ritmo de Carnaval. A banda Garga Groove transporta o espectador diretamente para o tempo dos Bailes da década de 1970 e 80, tudo sem perder o swing que a música brasileira tem e sem deixar de exercer o papel de resgate e culto à música preta produzida no país. Entre as canções estão Menina Mulher da Pele Preta, Descobridor dos Sete Mares, Umbabarauma, Não Quero Dinheiro, Taj Mahal, Do Leme ao Pontal, entre outras.
Bloco Percussivo Orquestra Rural
Dia 13/2. Terça, 14h. Diversos espaços. Livre. Grátis
Marchinhas, sambas e ijexás, reverenciando reis e rainhas da África, sua cultura e expressões artísticas. O ponto de cultura e coletivo Casa do Ritmo abre alas e pede licença para desfilar a bordo de seu lindo bloco percussivo com muita alegria e samba no pé!
Bloco do Fuá
Dia 13/2. Terça, 17h. Praça Coberta. Livre. Grátis
Fundado em 2013, o Bloco do Fuá tem como objetivo levar a cultura popular brasileira para as ruas do Bixiga, com muita irreverência, alegria, crítica social e política. Além de músicas autorais, serão apresentados sucessos como Vermelho, Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua, além de um pot pourri de marchinhas antigas, de cirandas e de axés.
Samba, Histórias e Lutas com o Grupo Estamos Aí
Dia 24/2. Sábado, 17h. Praça Coberta. Livre. Grátis
Espetáculo musical que mostra o paradoxo entre as angústias e revoltas presentes nas letras das canções, com a alegria e a descontração que caracterizam o samba. No repertório, estão clássicos como Canto das três raças, Barracão de zinco, Saudosa maloca, Apesar de você, Onde está a honestidade?
Sesc Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h30 | Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30.