Inédito na cidade, espetáculo surpreende ao revelar um outro lado da vida e da obra de um dos maiores mitos da cultura pop mundial

Inédito na cidade, espetáculo surpreende

ao revelar um outro lado da vida e da obra de um dos maiores mitos da cultura pop mundial

 

FRIDA KAHLO – A DEUSA TEHUANA

Dramaturgia: Luiz Antônio Rocha e Rose Germano

Encenação: Luiz Antônio Rocha | Atuação: Rose Germano

Temporada em São Paulo comemora os 10 anos

de sucesso de público e crítica do espetáculo.

Estreia dia 29 de fevereiro, no Teatro Itália Bandeirantes

           

 “Rose Germano atinge a alma de Frida, numa mutação silenciosamente avassaladora e sem jamais perder a delicadeza…“

 

“Impressiona o ritmo impresso pela direção de Luiz Antônio Rocha.

Tudo é feito com tanta beleza que

nossa sensibilidade fica à flor da pele. ”

Trechos da crítica de Renato Mello

 

“Frida Kahlo – A deusa tehuana” comemora 10 anos de sucesso de crítica e público com uma temporada inédita em São Paulo. Com direção de Luiz Antônio Rocha e atuação de Rose Germano, acompanhada em cena pelo músico Bruno Menegatti, o monólogo, livremente inspirado no diário e na obra da pintora mexicana percorreu as grandes capitais do país desde a sua estreia, no Rio de Janeiro, em 2014, quando foi destaque na TV mexicana e no “El Universal”, principal jornal do México (criticas no final do release).

Frida Kahlo (1907–1954) nasceu em Coyoacán na Cidade do México, um grave acidente aos dezoito anos a levou a pintar e durante toda a sua vida passou por diversas cirurgias. Casou-se  duas vezes com  o famoso muralista Diego Rivera. Alguns artistas ultrapassaram a popularidade adquirida com seu trabalho e tornaram-se sua melhor arte. Frida Kahlo pintou sua própria face um sem-número de vezes no corpo de uma obra intensamente auto referenciada. Teatralizou a sua própria existência, foi a expressão maior de luta e superação mesmo trazendo consigo as maiores dores – físicas e existenciais. No lugar do luto, vestiu-se de cores.

“Voamos para buscar refúgio na irracionalidade, no mágico e no anormal, por medo da extraordinária beleza do simples, do material e dialético, do saudável e do forte”

Frida Kahlo

Rose Germano e Luiz Antônio Rocha mergulharam durante 08 meses na história de Frida Kahlo para a montagem do espetáculo.  Nesse processo,viajaram ao México e fizeram uma profunda pesquisa no  Museu Frida Kahlo,  Museu Diego Rivera e na Fundação Dolores Olmedo Patiño que abriga grande parte das obras do casal. Foram as cidades de Teothihuacan e Oaxaca, onde  adquiriram dos artesãos locais e antiquários,  todas as peças que compõem o figurino do espetáculo. Visitaram e conheceram à fundo a sua história para finalmente encontrar a Frida que queriam revelar.

Foto Renato Mangolin

“O que sería de mim sem o absurdo e o fugaz“

Frida Kahlo

“Tudo o que é óbvio sobre Frida, eu excluí da dramaturgia. Queria justamente algo que não estivesse nos registros oficiais da história, que mergulhasse no sentimento mais profundo de uma mulher que queria ser mãe e não conseguiu, que era frágil e, ao mesmo tempo, forte e determinada”, comenta Luiz Antônio, que também assina a direção do espetáculo.

O título do espetáculo é uma referência de uma mulher à frente do seu tempo. Na época as mulheres seguiam as tendências europeias, Frida optou por um traje essencialmente mexicano. Exaltando a sua cultura, vestia-se de Tehuana, traje típico da região de Istmo de Tehuantepec no México, local onde as mulheres indígenas dominaram o mercado, lutando pela igualdade de direitos com os homens. Frida Kahlo adotava o vestido tradicional de Tehuana como uma declaração de solidariedade com estas mulheres. Sua luta e autenticidade a tornou um mito em todo o mundo.

“Há uma similaridade entre as culturas mexicana e brasileira, especificamente a nordestina, em que estão as minhas raízes. Sou de Riacho do Meio, uma cidadezinha do interior da Paraíba. Foi aí que me inspirei, nesse povo guerreiro, nas histórias de mulheres cheias de vida e coragem.  Viver Frida é encarar a vida e a morte com a mesma grandeza”, fala Rose Germano.

“Frida Kahlo – A deusa tehuana” foi apresentado em todos os anos, desde a sua estreia, em 2014, só no Rio de janeiro a peça realizou 10 temporadas de grande sucesso. Para comemorar os 10 anos em cartaz, a peça chega pela primeira vez a São Paulo. A estreia acontece no dia 29 de fevereiro, no Teatro Itália Bandeirantes.

Foto: Luiz Antonio Rocha

 

SINOPSE

O monólogo concebido a partir do diário, das cartas e dos poemas escrito pela pintora mexicana, revela uma Frida Kahlo ao avesso, que poucos conhecem. A peça abre com o prólogo de Dolores Olmedo Patinõ, uma mulher excêntrica, responsável por difundir a obra de Frida Kahlo e Diego Rivera. Dolores e Frida, duas mulheres apaixonadas pelo mesmo Homem. Uma colecionadora de arte, a outra, a expressão da própria arte.  O amor é o tema central, o amor de Frida, de Dolores, de Diego, daquilo que nos move: o amor pela vida.

Link para imagens e fotos creditadas

https://drive.google.com/drive/folders/16E8Gyt-HtfpfvJ__9Ns4qfyW4HtLvmft

 

FRIDA KAHLO A DEUSA TEHUANA

Dramaturgia: Luiz Antônio Rocha e Rose Germano

Encenação: Luiz Antônio Rocha

Atuação: Rose Germano

Músico: Bruno Menegatti

Duração:  60’

Recomendação: 16 anos

Gênero: Drama

Estreia: dia 29 de fevereiro

Temporada: de 29 de fevereiro a 26 de abril. Quintas e sextas-feiras, às 20h.

Ingressos: R$120 | R$ 60 meia

Vendas pelo site: https://bileto.sympla.com.br/event/89762/d/231334/s/1573396

Bilheteria abre duas horas antes do espetáculo

Teatro Itália Bandeirantes – 290 lugares

Av. Ipiranga, 344 – República – São Paulo

Sobre a Trilogia

Em 2014, o diretor Luiz Antonio Rocha e a atriz Rose Germano iniciaram um estudo sobre a importância da mulher latina e sua contribuição para a mudança de pensamento e de comportamento na sociedade de hegemonia masculina que até hoje silencia vozes femininas. “FRIDA KAHLO, A DEUSA TEHUANA” inaugurou o projeto, que agora traz VIOLETA PARRA EM DEZ CANTOS. Ambos os monólogos estarão em cartaz em São Paulo, de 24 de fevereiro a 28 de abril, dividindo a cena do Teatro Itália Bandeirantes de quinta a domingo.

Sobre o diretor

Diretor de extrema sensibilidade, e colecionador de prêmios como produtor e sucessos em espetáculos como “Uma loira na lua”, “Eu te darei o céu”, “Brimas”, ” Paulo Freire, o andarilho da Utopia”, texto de Junio Santos, indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação. Com textos de Maria Helena Galvão montou  “Helena Blavatsky, a voz do silêncio”, e o Profeta. Luiz Antônio Rocha em “Frida Kahlo – A Deusa Tehuana”, em cartaz há 10 anos, desconstrói o mito para falar da mulher, da importância de reinventar eternamente o espaço que ela ocupa no mundo, da necessidade de refletir sobre o amor, a arte e as escolhas que faz ao longo da vida.

Sobre a atriz

A Atriz é graduada em teatro pela Uni-Rio e em Cinema pela Universidade Estácio de Sá. Seus últimos trabalhos são: Violeta Parra em Dez Cantos, texto de Luís Alberto de Abreu, dir. de Luiz Antonio Rocha (2023); Frida Kahlo a Deusa Tehuana, texto de Luiz Antonio Rocha e Rose Germano, dir. de Luiz Antonio Rocha (Neste trabalho indicada ao prêmio Cenym de melhor atriz e melhor monólogo em 2020) e Nordestinos de Walter Daguerre, dir. Tuca Andrada, Indicada ao prêmio Shell de melhor texto (2016). Trabalhos anteriores: A Comédia dos Erros, de Shakespeare, dir. de  Nadeje Jardim; O Mambembe, de Artur Azevedo, dir. de  Vitor Lemos Filho; Mãe Coragem, de Brechet , dir.de  Mônica Alvarenga entre outros. Foi Indicada ao prêmio Mambembe de melhor atriz coadjuvante pelo espetáculo “O Mambembe” e vencedora do prêmio de Melhor atriz coadjuvante no Festival Universitário de Teatro – UNI-RIO pelo espetáculo “Os Dois Menecmos”. No cinema atuou nos filmes: “O Mensageiro “Dir. Lúcia Murat (lançado no Festival de Cinema RJ e SP 2023); Reação em Cadeia, dir.de Márcio Garcia (2019; Abissal, dir. de Paulo Senna (2016); “Verônica” dir. de Maurício Farias (2019); “Anjos do Sol” dir.de Rudi Lagemann (Premiado no Festival de Gramado em 2006). Na televisão Integrou o elenco das novelas “Mar do Sertão” como tia Pajeú (2022) e “Velho Chico” como Jana (2016) Rede Globo.Participou do seriado “Mandrake” (2006) pela Conspirações Filmes – HBO; “Bom Dia, Verônica (2020) – Netflix.

Trechos de Críticas

Escrituras Cênicas

Por Wagner Corrêa Araújo

“No minimalismo da concepção cênica de Frida, a Deusa Tehuana, o diretor Luiz Antônio Rocha, inspirado nos

escritos e diários da pintora, faz parceria autoral com a atriz/protagonista Rose Germano, armando os olhos da

plateia para um mágico mergulho nos espaços siderais da mente de uma artista-mor e livre pensadora.”

• http://www.escriturascenicas.com.br/2017/05/frida-deusa-tejuana-kahlo-para-sempre.html

JORNAL MEXICANO EL UNIVERSAL

Obra sobre Frida Kahlo, un éxito en Río de Janeiro

“Rose Germano protagoniza Frida, la diosa tehuana, un monólogo que aborda los últimos años en la vida de la artista.

Conocida internacionalmente sobre todo por su rol de pintora, Frida Kahlo acaso adquiere su dimensión más

humana al ser representada en un notable monólogo por Rose Germano, actriz brasileña que la encarna en la

obra “Frida, la diosa tehuana” , éxito de cartelera en esta ciudad.

https://drive.google.com/file/d/1Si_R7BTq_07Z65HXwOlWSPV6C9Wm8Fzn/view?usp=drive_link

“Rose Germano atinge a alma de Frida, numa mutação    silenciosamente avassaladora e sem jamais perder a delicadeza.

Trata-se de uma das mais pungentes, viscerais e impressionantes atuações que tive a oportunidade de assistir neste ano. ”

“Impressiona o ritmo impresso pela direção de Luiz Antônio Rocha. Não há preocupações com o silêncio ou com o preenchimento das lacunas. Tudo é feito com tanta beleza que nossa sensibilidade fica à flor da pele. ”

 

Trechos da crítica de Renato Mello

“Luiz Antônio Rocha impõe à cena uma dinâmica essencialmente corajosa. Afora o fato, naturalmente, do encenador criar marcas muito expressivas e explorar com grande sensibilidade todas as possibilidades da bela cenografia de Eduardo Albini. ”

trecho da crítica de Lionel Fischer

O Teatro Me Representa!

Por Gilberto Bartholo

“ Rose Germano se entrega, totalmente, à sua construção e atinge um excelente nível de interpretação, que só não a

credencia a ser indicada a Prêmios de Teatro pelo fato de a peça não ser inédita e de já ter tido essa

oportunidade, quando de sua primeira temporada. Eu não hesitaria em fazê-lo agora, se me fosse permitido.

Seu trabalho de corpo é impecável e a linguagem do olhar é de uma expressividade a toda prova.`”

https://oteatromerepresenta.blogspot.com/2018/09/fridakhalo-adeusa-tehuana-quando.html?m=1

Ficha Técnica

Dramaturgia: Luiz Antônio Rocha e Rose Germano

Encenação: Luiz Antônio Rocha

Atuação: Rose Germano

Músico:  Bruno Bruno Menegatti

Iluminação: Aurélio de Simoni

Cenário, Figurinos e Direção de Arte: Eduardo Albini

Trilha Sonora: Marcio Tinoco

Direção de Movimento: Norberto Presta

Fotos: Renato Mangolin e Carlos Cabéra

Gestão de Mídias Sociais: Inspira Teatro – Felipe Pirillo

Assessoria de Imprensa: Flavia Fusco Comunicação

Produção Executiva: Zilene Vieira

Direção de Produção: Luiz Antônio Rocha e Rose Germano

Realização: Espaço Cênico Produções Artísticas, Riacho Produções Artísticas e Teatro em Conserva

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