Mês de Abril dedicado à cultura e à luta dos povos indígenas
O Museu das Culturas Indígenas (MCI) celebra o Dia dos Povos Indígenas (19/04) com uma programação especial durante todo o mês de abril. A iniciativa, intitulada Abril Indígena, oferece diversas atividades gratuitas para promover o autocuidado, a representatividade e a diversidade cultural dos povos originários.
Oficinas, palestras, apresentações e muito mais
A programação inclui oficinas de grafismos e pintura corporal, palestras sobre medicina tradicional e saúde mental, apresentações de danças e cantos indígenas, feira de artesanato, lançamento de livros e documentários, além de rodas de conversa sobre diversos temas.
Destaques da programação:
- Lançamento e audição do álbum “Nhe’etimbó”, de Potyguara Juão Nÿn: O músico apresenta seu álbum de estreia, com canções em Tupi-Guarani que celebram a cultura e a espiritualidade Ka’atimbó. (05/04, às 16h)
- I Encontro de Medicinas Tradicionais Brasileiras e Promoção da Saúde Global: Especialistas indígenas, afro-brasileiros e acadêmicos debatem a importância das medicinas tradicionais para o bem-estar físico, mental e espiritual. (06/04, às 10h)
- Ninmangwá Djagwareté: Brincadeira da onça em Guarani, onde o público participa de um jogo tradicional que envolve agilidade, criatividade e resolução de problemas. (13/04, às 10h)
- Oficina de grafismos e pintura corporal com Kitche-rã Kaingang: A artista Kaingang compartilha conhecimentos sobre os grafismos tradicionais de seu povo e realiza pinturas corporais nos participantes. (13/04, às 14h)
- Cineclube TAVA: Lançamento de “Minha câmera é minha flecha” e “Os sonhos guiam”: Exibição de dois documentários que abordam a cosmovisão e a luta do povo Guarani Mbya, seguida de bate-papo com a diretora e os personagens dos filmes. (18/04, às 18h)
- Feira de Artesanato Indígena: Artesãos de diferentes regiões do estado de São Paulo expõem e comercializam peças em madeira, sementes, penas e outros materiais. (A partir de 19/04, das 9h às 18h)
- Contação de Histórias do povo Terena: Dario Machado, Gerolino Cézar e Ranulfo Camilo compartilham histórias e tradições de seu povo. (20/04, às 10h)
- Apresentações culturais de povos originários: Coral Opy Mirim e Toré Pankararu apresentam cantos e danças tradicionais. (20/04, às 14h)
- Encontro com Educadores: temáticas indígenas na educação: Mestres de saberes indígenas debatem com educadores sobre como abordar a temática indígena de forma crítica e respeitosa nas escolas. (27/04, às 10h e 15h)
Acessibilidade e informações
Todas as atividades são gratuitas, com retirada de ingressos no site do Museu: https://museudasculturasindigenas.org.br/. O MCI também oferece visitas mediadas para grupos e pessoas com deficiência.
Serviço:
Museu das Culturas Indígenas
-
Endereço: Rua Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca – São Paulo/SP
-
Telefone: (11) 3873-1541
-
E-mail: [endereço de e-mail removido]
-
Site: www.museudasculturasindigenas.org.br
-
Redes sociais:
- Instagram: @museudasculturasindigenas
- Facebook: /museudasculturasindigenas
- Twitter: @mcindigenas
- YouTube: @museudasculturasindigenas
Participe e celebre a riqueza da cultura indígena brasileira!