Projeto Linha Mestra leva show do Samba de Dandara e feira de arte e artesanato à Oficina Cultural Oswald de Andrade
Atração aberta ao público acontece no sábado, 27 de abril, das 14h às 18h, com roda de samba, exposição de arte têxtil e venda de peças autorais criadas por coletivos de artesãs periféricas, mulheres indígenas e artistas já estabelecidas
O projeto Linha Mestra, criado pela Mina Cultural, esteve presente em cinco bairros periféricos da cidade de São Paulo, onde reuniu 100 mulheres em torno de oficinas de criatividade, arte têxtil e empreendedorismo ao longo de 2023. Agora, esses grupos se encontram na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no dia 27 de abril, para apresentar seus trabalhos ao público e estimular iniciativas similares.
O evento inclui também a participação de coletivos de artesãs e de artistas convidadas, entre eles, Artesãs da Terra Indígena Tenondé Porã, Tereza Vale a Pena, Linhas de Sampa, Libertas Cooperativa, Coletivo BordaEmia e o Grupo Teia de Aranha, responsável pelas oficinas do Linha Mestra e que há mais de 20 anos utiliza a literatura brasileira como fonte para seu trabalho.
Além de produtos autorais à venda como bordados, bijuterias e itens diversos para casa, decoração e uso pessoal, o público poderá conferir a exposição de arte têxtil, com obras produzidas pelos coletivos.
Samba de Dandara faz show das 15h às 16h
Formado por mulheres, o grupo Samba de Dandara é samba de exaltação às grandes compositoras e intérpretes do samba, carregando a inspiração de Dandara, mulher negra e referência histórica na luta contra a escravização.
Criada em 2012, a banda apresenta ritmos afro-brasileiros, sobretudo o samba em suas diversas vertentes, além de ijexás, afoxés, pontos de candomblé e umbanda. É formada por Maíra da Rosa (voz), Laís Oliveira (cavaco e coro), Amanda Lima (violão 6 cordas e coro), Mariana Rhormens (flauta transversal e percussão), Ana Lia Alves (percussão), Tati Salomão (percussão) e Kamilla Alcântara (percussão).
Suas apresentações e álbuns refletem a experiência musical de suas integrantes e intenso estudo de obras de cantoras e compositoras como Dona Ivone Lara, Tia Ciata, Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra, Leci Brandão, Dona Inah, Clementina de Jesus, Elza Soares, Teresa Cristina, entre outras.
O grupo construiu sua trajetória em diversos espaços culturais e casas de espetáculo da capital paulista, além de ter dividido palcos com grandes nomes do samba em seu projeto na rede Sesc, o “Samba de Dandara convida”.
Desenvolvido pela empresa Mina Cultural, o Linha Mestra acontece por meio do Promac da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com parceria da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Poiesis e patrocínio da Meta.
Serviço: Feira Linha Mestra
Evento gratuito
Data e Horário: Sábado, 27 de abril, sábado, das 14 às 18h
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo (SP)
Show da banda Samba de Dandara: das 15h às 16h
Coletivos de expositoras: Projeto Linha Mestra (bairros Parque Novo Mundo, Alvarenga, Perus, Sapopemba e Parelheiros), Grupo Teia de Aranha, Artesãs da Terra Indígena Tenondé Porã, Tereza Vale a Pena, Linhas de Sampa, Libertas Cooperativa e Coletivo BordaEMia
Realização: Mina Cultural
Sobre a Mina Cultural
Com 17 anos de atividade, a Mina Cultural trabalha na interlocução entre a iniciativa privada e demandas da sociedade por meio de projetos de impacto, inspirando empresas a serem agentes de transformação e criando soluções inovadoras para questões sociais e ambientais para gerar valor compartilhado. A empresa já viabilizou a realização de mais de 600 de projetos culturais, esportivos, de saúde, educação e direitos humanos, para os mais diversos públicos em todas as regiões do Brasil. Seu comprometimento é com empresas que contribuam para um mundo mais justo e sustentável, assumindo responsabilidades e abraçando causas para reforçar sua identidade.
Instagram @projeto_linhamestra