O evento, de 23 a 25/05, terá a presença de mais de vinte escritores, entre eles o premiado autor e filósofo espanhol Santiago Beruete, cuja obra ensina e explora a relação entre natureza, filosofia e sociedade
O Colégio Miguel de Cervantes realiza, de 23 a 25 de maio de 2024, sua 40ª edição da Feira do Livro, que tem como tema “CultivoLiterario: producción y consumo sostenible de la literatura”. O evento vai reunir, por meio de encontros com autores, palestras, mesas redondas e exposições, mais de 20 autores do Brasil, Espanha, Uruguai e Argentina.
Estarão presentes o espanhol Santiago Beruete; o uruguaio Fabián Severo; a argentina Andrea Ferrari e os brasileiros Milton Hatoum, Raphael Montes, Pedro Tavares, José Roberto Torero, Ivo Minkovicius, Eliana Alves Cruz, Cassiana Pizaia, Luis Mauro Sá Martino, Caio Tozzi, César Obeid, Guga Stroeter, Tânia Martinelli, Cristiane Boneto, Giles Eduar, Samuca, Luciana Diogo, Isabel Murcia Estrada, Márcia Pedreira e Débora Tavares. Haverá também uma homenagem ao escritor, professor e humorista espanhol El Hematocrítico, falecido em novembro de 2023, e autor de vários livros infantis e novelas.
O tema “CultivoLiterário: produção e consumo sustentável da literatura” pretende provocar uma reflexão sobre a vasta jornada do Colégio Miguel de Cervantes em prol da literatura. Como explica Rosana Francioli, bibliotecária do Colégio, “o cultivo, termo cujo significado real é plantar com cuidados especiais, é o âmago dessa empreitada cativante e desafiadora do fomento à literatura. Produzir, consumir e sustentar aparecem em um jogo de palavras que nos remete à importância da engrenagem literária, na qual a produção se dá com a escrita e a criação. O consumo aparece com as leituras, os leitores e o acesso ao livro, enquanto a sustentabilidade entende-se como os atos de nutrir, perenizar e fortificar esse ciclo literário composto por autor, obra e leitor”.
A programação completa está disponível no portal multimídia do evento: https://www.cmc.com.br/feiradolivro2024/.
Nos dois primeiros dias do evento, a Feira terá atividades voltadas para os alunos, professores e familiares, abrindo, no dia 25 de maio, sábado, para o público em geral, a partir das 9h da manhã, com palestras, encontros com autores e estandes de vendas de livros de editoras especializadas nos gêneros infantis e juvenis.
Programação aberta ao público no dia 25 de maio, no Teatro do Colégio Miguel de Cervantes, com entrada pela Avenida Jorge João Saad, 905, no bairro do Morumbi:
9h00 a 9h50 – Encontro com os autores José Roberto Torero e Ivo Minkovicius – Livro: Pontes.
9h30 a 10h30 – Oficina de microrrelatos com o autor espanhol Santiago Beruete, com inscrições antecipadas pelo link: https://forms.office.com/r/YpL3DJ3fUD
10h00 a 10h50 – Encontro com o autor Raphael Montes -Livro: A mágica mortal aventura do Esquadrão Zero.
11h00 a 11h30 – Apresentação musical “Coisas de índio” de Daniel Munduruku.
12h00 a 12h50 – Entrevista com os autores Cassiana Pizaia e Luís Sá Martino – Livro: Terra Apagada.
12h50 a 13h50 – Palestra “La enseñanza de la lengua y de la literatura” com o autor uruguaio Fabián Severo. Este evento será no Auditório do Colégio.
13h00 a 13h50 – Entrevista com o autor Milton Hatoum – Livro: Dois irmãos.
O público também poderá visitar também a exposição Expedição Literária Fernando Sabino que comemora os 100 anos do autor e o Ano Nacional Fernando Sabino, e estará na Biblioteca do Colégio.
Sobre o Cervantes
O Colégio Miguel de Cervantes é uma instituição educacional internacional fundada em 1978 por um grupo de espanhóis radicados em São Paulo, que contaram com a colaboração do governo espanhol. Constitui-se em uma instituição hispano-brasileira, de caráter particular e com fundamentos humanistas, que tem como objetivo oferecer à sociedade uma educação de qualidade, criativa e inovadora e difundir a língua e a cultura espanholas. O Colégio Miguel de Cervantes tem aproximadamente 1.700 alunos, mais de 230 profissionais que trabalham no âmbito pedagógico e ocupa uma área de 60 mil metros quadrados, no Bairro do Morumbi. A sua mantenedora é a Associação Colégio Espanhol de São Paulo (ACESP).