A ATIVIDADE ‘ATELIÊ ZALSZUPIN’ ACONTECE NO DIA 03 DE SETEMBRO, SÁBADO, DAS 10H ÀS 12H. PARTICIPAÇÃO GRATUITA
No dia 03 de setembro, sábado, das 10h às 12h, o Museu da Casa Brasileira – instituição administrada pela Fundação Padre Anchieta — promove uma oficina especial que se relaciona com o processo de criação do designer e arquiteto Jorge Zalszupin.
A atividade ‘Ateliê Zalszupin’ dialoga com a exposição temporária “Orgânico Sintético: Zalszupin 100 anos”, em cartaz até 11 de setembro no MCB, e é uma proposta de aproximação com a criação arquitetônica por meio da argila, método criativo relatado como um dos favoritos de Jorge para projetar.
A influência desse ato é exibida quando analisamos as residências desenhadas por Jorge em que mobiliário, estrutura e reboco podem estar concentrados em um único elemento curvilíneo.
Para além disso, este é um convite para resgatar e refletir sobre a construção com barro e outras tecnologias ancestrais através do exercício manual.
Sobre a exposição
Na exposição “Orgânico Sintético: Zalszupin 100 anos” é possível ver os novos aspectos da obra de Zalszupin, ligados à alta produção industrial da empresa L’Atelier, os utensílios de plástico da série Eva e as séries de mobiliário planejado para escritórios. É também revelado no Museu seu trabalho como arquiteto, mostrando alguns edifícios construídos na Av. Paulista, Centro de São Paulo e bairro de Higienópolis. A curadoria é do diretor técnico do MCB Giancarlo Latorraca e ficará em cartaz até 11/09.
SERVIÇO:
Oficina com o Educativo MCB: Ateliê Zalszupin
Dia 03 de setembro, sábado, das 10h às 12h
Atividade gratuita
Inscrições pelo site: mcb.org.br
Local: terraço e jardim do Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 — Jd. Paulistano, SP
O MCB não possui estacionamento. Prefira o transporte público. Estamos próximos à estação Faria Lima da Linha 4 Amarela do Metrô.
Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.