São Paulo Oktoberfest começa no próximo dia 7 de outubro

O maior festival alemão de São Paulo contará com mais de 30 shows, 80 opções gastronômicas e variedade em estilos de chopes

São Paulo, 26 de setembro de 2022 – A São Paulo Oktoberfest, um dos maiores eventos culturais que integra o calendário oficial da capital paulista, vai ocorrer entre os dias 07 e 23 de outubro (sextas, sábados e domingos) no Complexo do Ginásio do Ibirapuera. Em sua 5ª edição, o festival apresenta um cronograma com grandes atrações nacionais e internacionais – serão mais de 30 shows, 80 opções gastronômicas, variedade em estilos de chopes, além de ações sustentáveis e sociais durante todo evento.

O público poderá conferir o show de abertura, no dia 07, com o cantor Silva. Já no sábado, dia 08, será vez do Monobloco e no domingo, dia 09, a animação fica por conta das cantoras Paula Lima e Zélia Duncan. Além dessas atrações, vale destacar as bandas típicas de música alemã como a Big Band, que tem vasto repertório de títulos alemães, rock internacional e pop, além da atração internacional Oktoberfestband Die Kirchdorfer, diretamente da cidade de Munique, que se apresentará nos dias 7, 8 e 9.

Quanto às opções gastronômicas, a São Paulo Oktoberfest promete unir sabores tradicionais e inovadores. Com curadoria do chef Marcos Baldassari, que se destacou no programa televisivo MasterChef, o festival apresentará 80 opções de pratos, entradas e sobremesas, além da cozinha clássica germânica representada com os pratos preferidos pelo público, como “Joelho São Paulo Oktoberfest” (com batatas e chucrute), “Salsichão Suíno”, “Salsichão de Vitela”, “Hot Dog Alemão”, as novidades como “Joelho Aperitivo”, “Rösti com Bacon”, e diversas porções feitas com joelho de porco e acompanhamentos.

“Estou muito feliz em ser convidado para representar um dos maiores eventos gastronômicos de São Paulo, que oferece diversidade de pratos e envolve todos os públicos de forma descontraída e festiva. Ter o prazer de participar de nove dias deste evento que escolhe de forma tão cuidadosa seus parceiros é realizador e surpreendente”, comentou Baldassari. “A São Paulo Oktoberfest é um festival para todos: da família ao público jovem, para comer e beber bem e acima de tudo se divertir”, complementa o curador.

Com expectativa para receber mais de 80 mil pessoas em nove dias com atrações para toda a família e grupos, Walter Cavalheiro Filho, embaixador da São Paulo Oktoberfest, comenta que o festival não abre mão de qualidade e tradição, ao mesmo tempo que é movido pelo espírito de desafios e inovação. “Nessa edição conseguimos unir essas duas características, ampliando o nosso espaço, nosso leque musical e garantindo a melhor experiência cervejeira da cidade”, explica.

Destaques gastronômicos

As opções gastronômicas estarão distribuídas em todo o complexo do Ginásio Ibirapuera – Biertent, Biegarten e Drinkgarten. A Aurora Alimentos, patrocinadora do evento, assina o cardápio do Munich Club, camarote do festival, e junto com Cepêra, apoiadora oficial, está presente em receitas no restaurante típico alemão da Biertent – área interna do evento onde acontecem as apresentações das principais atrações nacionais e das bandas típicas.

O festival também apresentará destaques da culinária vegetariana e vegana, com opções de coxinha de shimeji com cream cheese, dadinho de tapioca, chips batata doce com guacamole. Opções da gastronomia espanhola também dão um toque sofisticado, trazendo a tradicional “Paella del Pepe” com frutos do mar, frango, legumes, arroz, “Bocadillo de Jamón” – sanduíche de presunto espanhol com molho catalão, “Bocadillo de Langosta” – versão do lobster Roll, sanduíche frio com cauda de lagosta e maionese picante.

Para agradar todos os paladares, a comida brasileira também será celebrada, com opções de coxinha de costela, batata-frita, sanduíches variados de picanha, carne suína; sanduíche de cupim defumado e pulled pork – criações exclusivas do chef Marcos Baldassari. Além disso, o público paulista contará com opções de seu prato favorito: as pizzas, com diversos sabores e formatos.

Depois de degustar entradas e pratos principais, o público poderá conferir sobremesas diversas, desde minis churros com sorvete, fondue de chocolate e frutas, até brigadeiro, banoffe, brownie de chocolate e café. Os preços dos pratos, porções e lanches, variam de R$ 16 a R$ 120.

Estilos de Chopes

As opções gastronômicas casam com o puro malte, sabores e aromas do tradicional chope alemão Spaten da Ambev, o mesmo servido na Oktoberfest de Munique há mais de 200 anos. Além do estilo Munich Helles, a marca também convidou outros seis tipos de chopes especiais. Para completar o portfólio da São Paulo Oktoberfest, a Schornstein da CBCA apresentará mais oito tipos de chopes artesanais, totalizando 15 estilos para o público presente. A variedade de aromas, cores e sabores retrata o lema da 5ª edição do festival: Tem de Tudo e é para todos! Pensando nisso, o evento apresentará, também, um bar de drinques especiais com vodka, gin tônica, vinhos e outras opções de bebidas.

Concurso da Realeza

Além da vasta gastronomia, shows musicais e apresentações de grupos de danças típicas alemãs, o São Paulo Oktoberfest terá uma novidade nesta edição que vem sendo divulgada nas redes sociais: o Concurso da Realeza.

Por meio de votação popular, os ganhadores eleitos representarão um príncipe, uma rainha e uma princesa, do maior festival típico de São Paulo e um dos maiores do Brasil.

Olhar social

Durante todo mês de setembro, o festival está beneficiando mil crianças e adolescentes em regiões menos favorecidas da região metropolitana com diferentes ações: por meio de apresentações de grupos folclóricos de dança, contadores de histórias, distribuição de kit-lanches temáticos, distribuição de revistas em quadrinhos temáticas, os jovens têm acesso à história da imigração alemã no Brasil. A ação tem como objetivo promover de forma bem divertida a influência tecnológica, industrial e cultural da Alemanha na cidade de São Paulo.

Além das iniciativas acima, parte dos professores da rede municipal terão ingressos para visitação franqueadas no festival, através do programa de inclusão da organização do evento. “Ao investirmos nas crianças e professores, vamos colher um futuro cada vez melhor para nossa sociedade, não só na São Paulo Oktoberfest”, afirma Walter Cavalheiro.

Oportunidade para os jovens estudantes

Durante todos os dias do festival, centenas de jovens aprenderão na prática a dimensão de organizar um grande evento por meio do Programa Produtor Aprendiz, criado para dar a oportunidade a alunos matriculados em entidades educacionais – sejam escolas técnicas ou faculdades. As inscrições foram abertas junto a algumas entidades educacionais em parceria com o CIEE.

Além de estagiarem nos nove dias do São Paulo Oktoberfest, participarem de um dia de treinamento e terem a oportunidade de estar, também, na montagem do evento, os alunos receberão uma bolsa estágio de R$ 800,00, além de ajuda de custo para transporte, uniforme e kit lanche. Ao final do Programa, todos receberão um certificado, que poderá ser utilizado para a contabilização de horas de estágio em suas respectivas entidades. O aluno que mais se destacar poderá, ainda, fazer parte, como estagiário (por até 1 ano), da IMM Esporte & Entretenimento, detentora de grandes marcas de eventos do país.

Sustentabilidade

Um dos destaques do São Paulo Oktoberfest é a não utilização de copos descartáveis, deixando de consumir cerca de 1.8 toneladas de plástico no meio ambiente. O evento mantém parceria com cooperativas de catadores da cidade de São Paulo e terá a responsabilidade de destinar todo o lixo gerado pelo evento para separação e descarte corretos. A receita gerada pela ação será totalmente destinada às cooperativas parceiras.

Apresentações culturais

As apresentações culturais, durante os nove dias do evento, ficarão por conta dos grupos folclóricos – Hallo Welt e Tirol Schuhplatter que realizarão diversas danças com músicas típicas de várias regiões da Alemanha. Fazem parte as apresentações o estilo sapateado, coreografias e performances entre cavalheiros e damas.

Programação

Primeiro final de semana

07/10 – Silva

08/10 – Monobloco

09/10 – Paula Lima

09/10 – Zélia Duncan

Palco Rock

Dias 7, 8 e 9 de outubro

Banda Harkay

Whata Focka Moment

Banda Rocky

Breakout

Banda típica internacional

Dias 7, 8 e 9

Oktoberfestband Die Kirchdorfer

Espaço físico com acessibilidade

A nova localização – no complexo do Ginásio Ibirapuera possui área de 27.800 m², possibilitando um amplo espaço para o público presente com dois palcos, experiências ao ar livre e diversidade gastronômica. A São Paulo Oktoberfest contará com Biertent com o palco principal, restaurantes, bares, pista, mesas, camarotes; Biegarten – área aberta e ampla com food trucks, experiências, ativações das marcas, Palco Rock, atrações culturais, bares e mesas; Drinkgarten, área entre árvores, com mesas, ideal para contemplar a natureza e conversar.

Para conferir toda programação, adquirir ingressos e outras informações, clique aqui

Serviço:

São Paulo Oktoberfest: de 07 a 23 de outubro

Local: Complexo do Ginásio Ibirapuera

Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 1361 – Paraíso – São Paulo – SP

Datas: Três finais de semana – às sextas, sábados e domingos

Primeiro fim de semana – 07, 08 e 09/10

Segundo fim de semana – 14, 15 e 16/10

Terceiro fim de semana – 21, 22 e 23/10

Horários:

Sexta – 17h às 02h

Sábado – 16h à 01h

Domingo – 16h à 00h

Ingressos: a partir de R$ 50,00 – clique aqui

Classificação indicativa: 16 anos (menores de 16 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis).

Sobre a IMM

Há cerca de nove anos no mercado, a IMM é uma empresa brasileira controlada pela companhia de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e possui uma parceria estratégica com a empresa americana WME | IMG, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento. A IMM é referência em entretenimento ao vivo, para público e marcas, e seu portfólio é o maior diferencial. Responsável por eventos como Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul aos musicais da Broadway, passando pelo Cirque du Soleil, pelo melhor festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos super consagrados SPFW e São Paulo Oktoberfest.

No início de 2020, mantendo o compromisso com a inovação e crescimento constantes, iniciou um novo capítulo de sua história, com o braço criativo: a IMM Creative Marketing.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts