O Sesc Bom Retiro realiza ao longo de 2023 programação para todos os públicos. Das crianças da primeira infância (0 a 6 anos) aos idosos, tem programação variada em esporte, cultura, saúde e lazer. No primeiro final de semana de 2023, shows, teatro para crianças, espetáculos e oficinas de dança, vivências esportivas do Sesc Verão, cinema e oficinas de tecnologia e artes estão na programação.
Imagens 01 – Janeiro 2023 – Imprensa
A 28ª edição do Sesc Verão tem o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da continuidade das práticas esportivas e atividades físicas. Além de atividades como cursos, oficinas, clínicas, apresentações de atletas e festivais esportivos, são realizadas instalações, ambientações cenográficas e uma campanha temática que busca promover a cultura esportiva, bem como motivar as pessoas para a inclusão de esportes e atividades na vida diária, com foco no bem-estar e na qualidade de vida.
Ao longo do SESC VERÃO, serão realizados encontros com diversos atletas e paratletas, no primeiro final o ano: a atleta Débora Badel e o paratleta Tony Alves, serão no sábado (7) e domingo (8) respectivamente, às 14h30. A primeira mulher negra a se profissionalizar skatista Débora Badel participar da vivência e apresentação esportiva de Skate, a atleta vai conversar com o público sobre sua carreira e realizar várias manobras. O paratleta Tony Alves, participa realiza a apresentação esportiva e vivência de paraskate. Um dos curadores do paraskate no Brasil e participante de campeonatos na modalidade, o atleta vai falar sobre sua carreira e fará uma demonstração ao público.
Com educadoras e educares do Sesc, os inscritos terão, ao longo de doze aulas, conhecimentos técnicos e práticos do triatlo em Experiência Triatlo, um esporte que combina a natação, o ciclismo e a corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades. Este curso é para aqueles que desejam iniciar nesta prática com os princípios básicos de treinamento, além de possuir alguma experiência nas três modalidades. As aulas acontecerão na unidade do Sesc Bom Retiro e também em locais externos. De 7/1 a 12/2, sábados e domingos, das 10h30 às 13h. A partir de 16 anos
Em aulas abertas: Aprendendo a pedalar, com SP Hawks, apresenta a didática especializada para o aprendizado do pedal de forma segura. Bicicletas de diferentes tamanhos estarão disponíveis, inclusive sem as rodinhas, para permitir o desenvolvimento do equilíbrio e da autonomia no pedal. Inscrições gratuitas no local por ordem de chegada. Vagas limitadas. De 7/1 a 11/2, sábados, das 12h às 14h. Ginásio. Livre. Condicionamento Físico Aquático voltada para quem quer melhorar seu condicionamento físico na água por meio de exercícios físicos intensos e desafiadores. Acesso mediante a apresentação da Credencial Plena Sesc e do exame dermatológico atualizado. De 7/1 a 11/2, sábados, das 12h30 às 13h20. Piscina. 12 anos. Skyrunner, com o artista e atleta Wallace Kyoskys, nesta demonstração coreografada de pulos e acrobacias radicais com saltos mortais e desafios no equipamento Wkjumper. Dia 7/1, sábado, das 14h às 14h30. Praça de convivência. Livre.
As recreações esportivas seguem no Ginásio: Futsal Adulto busca valorizar a prática autônoma e espontânea de futsal, além de favorecer a difusão da cultura esportiva e o convívio coletivo. Dias 8 a 12/2, das 10h30 às 12h. 16 anos. Futsal Infantil, modalidade esportiva futsal, para crianças de 7 a 14 anos com mediação da equipe educativa. Dia 8/1, domingo, 12h às 13h30. Livre.
A vivência de Parkour, com Tracer Parkour, uma atividade física e recreativa na qual os praticantes usam principalmente as habilidades do corpo humano para passar pelos obstáculos. Venha se desafiar no circuito Parkour que tem por objetivo mover-se de um ponto para outro da maneira mais rápida e eficiente possível. Dias 8 e 14/1, domingo e sábado, das 11h às 17h. De 10 a 13/1, terça a sexta, das 10h30 às 18h30. Livre.
Em Tecnologia e Artes, são realizadas oficinas gratuitas no Espaço de Tecnologia e Artes, que fica no 4 º andar da Unidade: as oficinas de Artes, começam no sábado, no Espaço de Tecnologias e Artes, com inscrições antecipadas pelo App Credencial Sesc SP. Grátis. 16 anos. Bordado livre e outras técnicas artísticas: linoleogravura e bordado em tecido, com Julian Campos, serão apresentados dois universos diferentes: o bordado livre e a linoleogravura. Através de uma série de exercícios introdutórios, serão ensinados pontos básicos e os primeiros passos do bordado livre. De 6 a 13/1, terças a sextas, das 9h às 12h. Agenda Artesanal, com Joyce Melguiso, Nesta oficina os participantes aprenderão a confeccionar uma agenda artesanal com capa dura em tecido. Além disso, terão a possibilidade de conhecer algumas maneiras de fechamentos para a agenda. Dias 7 e 14/1, sábados, das 10h às 13h
A oficina Livro Jogo – Grafiqueta, com Liana Yuri e Maria Carolina Sampaio do ateliê Libélula, propõe a criar um espaço de encontro, um ateliê aberto, para jogarmos o “jogo da velha”. As peças deste jogo são uma coleção de carimbos composta de imagens e palavras diversas (um alfabeto poético). A dinâmica do jogo se expande com o amplo repertório de imagens utilizado, assim como da repetição destas palavras e imagens surge uma livre composição – que o próprio jogo propõe, e que neste novo contexto possibilita a criação de pequenas poesias /haikais /histórias – ora concretas, ora delirantes. A soma destas narrativas, ou páginas-jogo, cria o que chamamos poeticamente de livro-jogo. Dias 8, 15 e 25/1. Domingos, das 13h30 às 15h30. Quarta, 13h30 às 15h30. Dias 5/2, 12/2, domingos, das 13h30 às 15h30. A partir de 7 anos.
Artes Visuais
A exposição A Qual é o seu Legado? 30 anos do Museu da Pessoa no Brasil segue em cartaz no 2º andar. Composta por uma seleção de histórias de vida presentes no acervo do Museu da Pessoa, em suporte audiovisual, bem como uma cabine de autodepoimentos em que o público pode contar suas próprias histórias, a partir da frase: Qual é o seu legado? O Museu da Pessoa funciona como plataforma virtual e colaborativa de histórias de vida, aberta à participação de todas as pessoas. Foi fundado em 1991, sob a convicção de que contar, conhecer e preservar histórias de vida pode mudar nosso jeito de ver o mundo. Ao dar acesso a estes depoimentos o Museu busca promover o exercício da escuta e incentivar a Democratização da memória. A coleta, guarda e divulgação de depoimentos, realizada pelo Museu, tem como objetivo tornar a história de vida de toda e qualquer pessoa um patrimônio da humanidade. Até 2/4. Terças a sextas, das 9h às 20h. Sábados, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 18h. Grátis. Livre.
RELAXAMENTO
O Bom Retiro Zen: Caminhos Alternativos Para Qualidade de Vida apresenta conteúdos teóricos e práticos de práticas corporais e temas para melhora do autoconhecimento e das qualidades de vida. Em janeiro, aos sábados, Qi Gong e Meditação Ativa, com Maria Lucia Lee, Exercícios de harmonização do corpo, emoções e mente com automassagem e meditação ativa para estimular a circulação da energia e vitalidade, por meio de sequência de movimentos imagéticos que remetem à natureza. “As meditações ativas são práticas de execução simples que trazem a serenidade integrando a movimentação do corpo físico com a concentração da mente e a harmonização das emoções”, conta Maria Lucia Lee, que completa sobre a importância da prática de meditação no dia a dia: “A incorporação destas práticas na rotina do dia a dia tem resultados eficazes na prevenção de desequilíbrios decorrentes das tensões do dia a dia e permitem uma vida harmoniosa e serena”. De 7 a 28/1, sábados, das 10h30 às 11h30
DANÇA
Durante todo o mês de janeiro, aos domingos, intervenções e espetáculos de dança, na Praça de convivência integram a programação. Grátis. Livre. No dia 8/1, domingo, às 14h e às 16h, as intervenções Saber e brincar o jongo e Roda de Jongo, com o grupo de Jongo Mistura da Raça, integramn a programação. O Saber e brincar o jongo apresenta elementos socioculturais da população afrobrasileira em relação ao Jongo envolvendo fundamentos, tradições, toques de tambor, pontos e danças cultivados pela comunidade em São José dos Campos (SP). A apresentação, Roda de Jongo, apresenta a roda de Jongo envolvendo fundamentos, tradições, toques de tambor, pontos e danças cultivados pela comunidade em São José dos Campos/SP. O jongo, ou caxambu é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os negros de origem bantu escravizados e trazidos para o trabalho forçado nas fazendas de café do Vale do Rio Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Tem como integrantes o Mestre Laudení e sua família, entre outros que formam uma roda, acompanhados de dois tambores: o Caxambu, o Candongueiro e o Mucoco (pedaço de pau percutido no corpo do tambor que marca o ritmo) e ali, da mesma forma que aprendera com seus antepassados, conta histórias e explicam sobre a tradição do Jongo, seus instrumentos, os motivos, a dança, os toques.
MEIO AMBIENTE
O curso PANC´s (plantas alimentícias não convencionais) – identificação, história e uso, ministrada pelo Instituto Trilhas. A alimentação atual nunca foi tão globalizada e, ao mesmo tempo, tão monótona. Muitos alimentos tradicionais foram desaparecendo no processo de erosão cultural gerado pelo nosso atual modelo de agricultura, onde muitas plantas que já foram usadas como alimentos são vistas como plantas daninhas. Essas plantas cuja utilidade como alimento é negligenciada, denominam-se Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC, como estamos desperdiçando uma grande quantidade de alimentos que, além de representar segurança alimentar e nutricional para o agricultor e para o consumidor, poderiam compor uma mesa mais saudável e biodiversa. No mundo existem mais de 30 mil espécies de plantas comestíveis, porém a maior parte da alimentação da população se restringe a 20 espécies. As PANC podem ser consumidas tanto após o preparo culinário, como in natura. Há uma rica variedade de receitas que podem ser preparadas para o seu consumo, inclusive em infusões e como temperos, que podem ser elaborados com diversas partes das plantas, como, por exemplo, flores, folhas, frutas, sementes e rizomas. De 8/1 a 12/2, domingos, das 10h às 12h. Local: Espaço de Tecnologias e artes. Inscrições de 3 a 07/01 pelo App Credencial Sesc SP e pelo site Central de Relacionamento. Grátis. 16 anos.
CRIANÇAS
O Espaço de Tecnologia e Artes recebe o projeto Ora Bolas, a oficina Palito infinito – Geodésica e/ou constelação com leds convida as pessoas a uma brincadeira em conjunto com palitos e conectores e onde a criatividade nos guia ao longo do percurso da oficina. A partir da ação de combinar um palito à um conector, iremos produzir formas simples que se desdobram em outras formas mais complexas, podendo ser coloridas e vibrantes e que se encaixam em outras formas, como estruturas geodésicas ou formas que nos inspirem constelações estelares. Dia 7, sábado, das 13h30 às 15h. De 7 a 17 anos. Grátis. 7 anos. Sem necessidade de inscrições.
O Ginásio, recebe programação do Sesc Verão: Futsal Infantil, modalidade esportiva futsal, para crianças de 7 a 14 anos com mediação da equipe educativa. Dia 8/1, domingo, 12h às 13h30. Livre.
O programa Espaço de Brincar é um conjunto de diretrizes, parâmetros e conceitos que orientam ações voltadas à primeiríssima e primeira infância (bebês e crianças até 6 anos), adultos de referência, gestantes e públicos interessados nas temáticas, pautado na educação permanente e não-formal, lazer, vínculo afetivo, convivência, cidadania e sustentabilidade por meio de diversas linguagens e formatos. As interações acontecem com diversos brincares por meio de acervos e contam com a mediação de equipes infantojuvenis que elaboram atividades junto a públicos de vínculos plurais em ambientes lúdicos que agregam princípios estéticos, educativos e recreativos. O espaço, no 2º andar tem horário de funcionário de Terça a sexta, das 11h às 18h. Sábados: 10h às 18h. Domingos e feriados: 10h e 17h.
O projeto Cine Meninada é um dos mais tradicionais do Sesc Bom Retiro. Com filmes infanto-juvenis, para curtir e viver o cinema desde cedo, a cada semana uma sessão de filme diferente. Turbo (Direção: David Soren. EUA. 2013, 96 min.). Um caracol tem a chance de escapar de sua vida em ritmo lento e participar da 500 Milhas de Indianápolis quando um estranho acidente lhe dá o poder da supervelocidade. Dia 7/1, sábado, das 12h às 13h40. Livre. Grátis.
A estreia do espetáculo Momo e o Senhor do Tempo, com direção de Carla Candiotto. O espetáculo narra a história de Momo, uma menina órfã que aparece misteriosamente em uma cidade e vai morar nas ruínas de um antigo teatro abandonado, pouco a pouco ensina as crianças do lugar a despertarem novamente o prazer de brincar. Ela ouve as pessoas, faz com que aprendam a ouvir e a valorizar as relações entre amigos, os encontros e as ideias diferentes, com empatia e atenção. Tudo parece fazer sentido até que Seres Cinzas aparecem e começam a frequentar a cidade com uma finalidade clara: comprar o tempo das pessoas. Esse tempo que as pessoas têm, que as fazem aprender a ser criativas, é roubado e trocado por uma moeda que não deixará os cidadãos felizes. Nesse momento, Momo e seus amigos vão enfrentar os Seres Cinzas para recuperar seu “tempo perdido”, o tempo de conversar com amigos… o tempo de brincar. E fará isso com a ajuda do Senhor do Tempo e de Cassiopeia, uma tartaruga que não tem pressa nenhuma. Baseado na obra de Michael Ende. De 8/1 a 12/2. Domingos, das 12h às 13h10. Sessão extra no feriado, 25/1, quarta, das 12h às 13h10. Ingresso – R$25 (Inteira), R$12,50 (Meia) e R$7,50 (Credencial Plena). A partir de 7 anos. Grátis para crianças até 12 anos.
MÚSICA
O rapper Don L apresenta o show Roteiro para Ainouz – Vol. 2, com o seu mais recente trabalho, que traz versões propositivas de sonoridades contemporâneas como o rap, o funk, o trap e o drill, além de soul e MPB, despertou paixões. O disco usa a vinda de Don L para São Paulo – seu antecessor trata de sua chegada à cidade – para discutir passados, presentes e futuros possíveis do Brasil, englobando colonialismo, organização popular, amor e revolução. O artista ganhou, com este álbum, os prêmios de Artista do Ano da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e melhor álbum no Prêmio Arcanjo, a obra figurou no pódio das principais listas de lançamentos de 2021 e fez muito barulho nas redes sociais. Sua versão ao vivo traz adaptações dinâmicas das canções para o palco, emolduradas por projeções e uma cenografia de cinema de Terceiro Mundo. Dias 6 e 7/1, sexta e sábado, das 20h às 21h. 10 anos. Ingresso – R$40 (inteira), R$20 (Meia) e R$12 (Credencial Plena). 10 anos.
O grupo Terno Rei, apresenta o show do álbum Gêmeos, do disco lançado em 9 de março pelo selo Balaclava Records. Neste show, formado por Ale Sater, Bruno Paschoal, Greg Maya e Luís Cardoso, traz uma sonoridade alternativa com influências pop. Dia 8/1, domingo, das 18h às 19h30. 10 anos. Ingresso – R$40 (inteira), R$20 (Meia) e R$12 (Credencial Plena). 10 anos.