O espetáculo mergulha nas memórias de infância que são referenciadas pela cultura circense
Nos dias 11 e 12 de fevereiro, sábado e domingo, às 14h, o Sesc Santana recebe a apresentação “Quando acordei o circo já tinha ido embora”, com Trupe Trapaceiros.
“Quando acordei o circo já tinha ido embora” é um espetáculo que trata de memórias de infância. Recheado de números circenses de acrobacia, malabares e palhaçaria, o espetáculo revive as lembranças dos circos brasileiros e é embalado por músicas autorais tocadas ao vivo.
A cultura circense, nas suas multifacetadas expressões, é parte indissociável do imaginário e da memória afetiva do povo brasileiro. O espetáculo é fruto de uma pesquisa da Trupe Trapaceros que trata de memórias de infância gestadas pelos circos itinerantes que armavam suas lonas às margens do Rio Juquery, onde hoje fica situado o parque Municipal da cidade de Franco da Rocha, Benedito Bueno de Morais.
A trama é atravessada por lembranças da várzea tomada pelos trailers dos artistas, de grandes jaulas de tigres e leões, cercados de serragem com cavalos, macacos, lhamas e elefantes. Essas lembranças são ressignificadas através de números que resgatam saberes tradicionais circenses, tais como acrobacia, malabarismo e palhaçaria.
As tradições circenses, assim como as manifestações populares que a permeiam, são matéria prima na concepção dessa obra, que tem o intuito de valorizar a riqueza singular da nossa história, proporcionando emoções e reflexões que atravessam a arte e a vida.
A Trupe Trapaceros: A Companhia foi fundada em 2015 pelos integrantes Priscila Freire e Marcelo Paixão e desde então se dedica à pesquisa dos desdobramentos poéticos entre o circo, teatro e música. Em sua trajetória, circulou pelo Festival de Garanhuns em Pernambuco, Feverestival de Campinas, Festival #CulturaMais de Jundiaí, Bibliotecas online da Secr. Municipal de SP; foi contemplado pelo Proac Direto 12 /2021, Lei Aldir Blanc 38 /2020, entre outros.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Marcelo Paixão
Direção e técnica de som: Meire Ramos
Artistas circenses: Priscila Freire e Marcelo Paixão
Musicistas: Caio Cury e Camila Borges
Cenografia: Dodô Giovanetti
Iluminação: Stephany Hermínio
Técnica de palco: Adriano Bitu
Figurinos: Isa Maria Costura
Produção Executiva: Organza Organiza
Produção Artística: Trupe Trapaceros
Fotografia: Emerson Mathias
SERVIÇO
Sesc Santana – Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo, São Paulo – SP.
Dias: 11 e 12/02. Sábado e domingo, às 14h
Local: Área de Convivência. Grátis. Livre.
Duração: 60 minutos.
Acesso para pessoas com deficiência – estacionamento – ar-condicionado.
Estacionamento – R$12,00 a primeira hora e R$3,00 a hora adicional – desconto para credenciados.
Para informações sobre outras programações acesse o portal www.sescsp.org.br