Saúde, diversidade e meio ambiente são alguns dos temas das mostras instaladas em março nas estações da Linha 4-Amarela
São Paulo, 07 de março de 2023 — A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, oferece durante o mês de março diversas exposições culturais e informativas. Ao longo do mês, os passageiros poderão apreciar as mostras sobre diferentes temas em sete das onze estações da Linha 4-Amarela. Disponíveis até 31 de março, algumas também se estendem até abril de 2023, proporcionando mais arte, cultura e informação para quem passar pelas estações.
Confira a programação:
Estação Higienópolis-Mackenzie
- A exposição “Diversidade e Inclusão” tem o intuito de mostrar à população que nem todos têm as mesmas oportunidades no mercado de trabalho. Estima-se que 90% de pessoas transgêneros, por exemplo, têm o mercado informal como a principal fonte de renda. De acordo com a Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), apenas 10% do grupo trabalha registrado.
A mostra, realizada em parceria com a NURAP (Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social), realça a importância da ajuda de institutos como esse que tem como missão acolher e desenvolver pessoas pertencentes às classes minorizadas.
Quando e onde: de 04 a 31 de março na estação Higienópolis-Mackenzie; e do dia 06 a 28 de abril na estação Oscar Freire, ambas da Linha 4-Amarela.
- Nas obras de Elisabeth Wortsman nossos olhos são conduzidos pela intensidade dos contrastes. Essa é a proposta da exposição “Transformação”. Por meio dos elementos abstratos reproduzidos nos painéis, a artista procura dentro de suas raízes mudar formas, cores e leitura das imagens trabalhadas.
Quando e onde: até 31 de março na estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela.
Estação Paulista
- A exposição “Poesia, a essência da Alma”, inova ao fazer um singular casamento entre poesia e música. Trata-se de um caminho inverso ao que costuma ocorrer, compilando poemas de Liz Matos, do livro e EP ‘A Cicatriz e a Flor’, um divisor de águas na indústria fonográfica, que tem na trilha sonora o auxílio da cantora Fernanda Noronha com sua voz suave e Jair Luz.
Quando e onde: até 31 de março na estação Paulista da Linha 4-Amarela.
Estação Oscar Freire
- A cada ano, o Museu da Casa Brasileira elege um cartaz vencedor que define a identidade visual do tradicional Prêmio Design MCB, que revela talentos e consagra profissionais e empresas. Até o fim do mês, os passageiros que transitarem pela estação poderão conferir as reflexões e os processos criativos dos participantes do concurso por meio da mostra “Concurso de Cartaz”, que teve como ponto de partida em 2022 o tema “Projeto, processo e percurso”.
Quando e onde: até 31 de março na estação Oscar Freire da Linha 4-Amarela.
- A exposição “Mais Florestas, Menos Carbono” tem como objetivo trazer imagens relacionadas à natureza, sustentabilidade, biodiversidade, água e qualidade do ar. Realizada em parceria com a Iniciativa Verde, ONG fundada em 2005 com a criação do Programa Carbon Free, pioneiro na compensação de carbono por meio do reflorestamento no Brasil, a mostra visa conscientizar a população dos problemas ambientais e riscos das mudanças climáticas.
Quando e onde: até 31 de março na estação Oscar Freire da Linha 4-Amarela; e do dia 06 a 28 de abril na estação Higienópolis-Mackenzie, ambas da Linha 4-Amarela.
Estação Fradique Coutinho
- Deseja começar 2023 empreendendo? Saiba que a Rede Mulher Empreendedora levou para uma das estações mais movimentadas da região de Pinheiros a exposição “Mulheres Empreendedoras”, a fim de inspirar mulheres que buscam independência financeira. A mostra conta com informações sobre empreendedorismo feminino e dicas para quem tem interesse em aprimorar seus negócios ou que quer investir em uma nova fonte de renda.
Quando e onde: até 31 março na estação Fradique Coutinho da Linha 4-Amarela.
Estação Faria Lima
- A exposição itinerante “Arte Sobre Rodas” chega à estação Faria Lima, por meio de uma parceria com a ONG ImageMagica, revelando as belas imagens feitas por diversos públicos do Brasil. A mostra é apresentada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A exposição conta com o apoio de um caminhão fotográfico que passa de cidade em cidade, propondo um intercâmbio de olhares entre os estudantes de escolas públicas e diversos outros públicos a partir de atividades culturais e fotográficas feitas dentro da unidade móvel da instituição.
Quando e onde: até 31 março na estação Faria Lima da Linha 4-Amarela.
Estação São Paulo-Morumbi
- O projeto ‘Coisas do Coração‘, da ACTC – Casa do Coração (Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração), está presente em forma de exposição na estação e traz os sentimentos das mães a partir do desenho do coração e da inspiração do livro “O coração e a garrafa“, de Oliver Jeffers, que trata da perda, das defesas diante da dor e do delicado processo de voltar a sentir. Diante do convite para a expressão livre, as mães criaram mundos em linhas, nos quais puderam simbolizar suas vozes interiores para nomear os filhos, inscrever sonhos e desejos, marcar a saudade por meio dos bordados.
Quando e onde: até 31 março na estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela.
Estação Vila Sônia
- Fazer videochamadas pode parecer uma iniciativa simples, mas a exposição fotográfica “Conexões do Cuidar”, realizada em parceria com a ONG ImageMagica, mostra que por meio dessa tecnologia, é possível romper com a solidão dos pacientes internados e de humanizar o atendimento nos hospitais em tempos de pandemia.
As imagens, tiradas a partir de acontecimentos reais, expressam a emoção dos pacientes se conectando com pessoas que amam por meio de videochamadas. A iniciativa também humaniza a relação entre as pessoas acamadas e profissionais de saúde, que apoiam os internados no momento de conexão com os familiares.
Quando e onde: até 31 março na estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela.
Sobre a ViaQuatro | A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.