Exposição “Eu sabia que você existia (Parte II)” é fruto de parceria entre SP Invisível, Felipe Morozini e Projetemos
Abril de 2023 – No dia 20 de abril, às 20 horas, estreia a exposição “Eu sabia que você existia (Parte II)”. O projeto ressignifica os famosos murais “Eu sabia que você existia”, localizados acima da Via Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecida por Minhocão, através de projeções digitais de fotografias de pessoas em situação de rua debaixo do elevado. A iniciativa é uma parceria entre SP Invisível e Felipe Morozini, conhecido por suas frases estampadas em prédios, placas e até jangadas, por todo o Brasil.
Histórias como a de Patrick, que foi para rua após falecimento de seu filho; a de Pricila, que perdeu tudo com a separação matrimonial; a de Jean, mestre de obras que se envolveu com as drogas e já completa 15 anos nas ruas; e a de Tamara, vinda de Teresina (MA) para colocar silicone e acabou ficando presa na vida de prostituição na capital paulista, estão por trás das imagens fotografadas para a exposição.
Para o artista, Felipe Morozini, “o processo de conhecer esses personagens e capturar seus retratos procura lembrar a todos sobre quem são as pessoas por trás de suas cicatrizes, usando a arte para dialogar, abraçar e transformar essa situação”.
O projeto também visa aumentar o número de doações destinados à ONG. “As instituições voltadas para assistência às pessoas em situação de rua são umas das poucas saídas para essa população. Nós temos uma missão não apenas de assistencialismo social, mas, de fato, viabilizar maneiras de ajudar esses moradores a saírem dessa condição – e de forma digna”, afirma André Soler, Fundador da SP Invisível.
A exibição, que acontecerá durante o feriado de Tiradentes, foi estrategicamente pensada para ser projetada nos painéis já existentes no Minhocão, com as frases ‘Eu sabia que você existia’ – obra de Morozini. Além disso, a via fica fechada para circulação de automóveis, permitindo que o público possa caminhar com tranquilidade e acompanhar a mostra. Alguns voluntários da ONG também se posicionarão ao longo desse trajeto, compartilhando um pouco das vivências dos fotografados e dando mais informações sobre a ONG.
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1iFTjmn_rUfKt3e39hqLw7ezUjjiGGbe7
Acompanhe a Live com as projeções em: @spinvisivel e @projetemos
Conheça a história das pessoas retratadas em: spinvisivel.org
SERVIÇO:
EU SABIA QUE VOCÊ EXISTIA (PARTE II)
Data: 20 de abril, das 20h às 22h
21 e 22 de abril, das 19h às 22h
Local: Via Elevado Presidente João Goulart, próximo à entrada da Rua Ana Cintra.
Valor: Entrada gratuita
Sobre a SP Invisível
Criada em 2014, a SP Invisível é uma OSC de conscientização social que busca transformar as histórias das pessoas em situação de rua. Durante uma dinâmica ocorrida na Igreja Batista, seus fundadores André Soler e Vinícius Lima receberam a tarefa de fotografar tudo aquilo que era invisível na cidade de São Paulo. Após essa dinâmica, dezenas de fotos de pessoas em situação de rua surgiram, e então eles refletiram:
“Invisível não é a pessoa que está ali, mas a sua história de vida…”
Desde então, a organização conta as histórias das pessoas em situação de rua para educar, conscientizar e sensibilizar a sociedade e proporciona experiências de cuidado individualizado através da escuta ativa e livre de julgamentos, promovendo o acolhimento e o afeto no convívio com a população de rua.